Luiz Sérgio da Cruz de Oliveira

Artista e professor titular do Departamento de Poéticas Contemporâneas da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Artes Visuais (História e Teoria da Arte) pelo PPGAV-EBA-UFRJ (2006), com estágio de doutorado junto à Universidade de San Diego (USD), Califórnia, Estados Unidos. Cursou Mestrado em Arte na Universidade de Nova York (NYU), Estados Unidos (1991) e graduação em Artes Visuais (pintura) na EBA-UFRJ (1978). É professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes (PPGCA-UFF), do qual foi o coordenador no período de 2008 a 2013. É o Editor da Revista Poiésis (PPGCA-UFF). É membro do Grupo de Estudos sobre Arte Pública no Brasil (GEAP-BR), vinculado ao GEAP Latinoamérica, e líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Arte e Democracia. Seus interesses de pesquisa giram em torno das articulações entre arte, política e democracia.

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: MODOS: Revista de História da Arte
Título Anoordem crescente doi Idioma
-Curatorship is about power- 2021 10.20396/modos.v5i2.8664203 Português
Revista: REVISTA VISUAIS
Título Anoordem crescente doi Idioma
O museu e o artista contemporâneo: interrogações, interjeições, interações, intervenções, interdições 2021 10.20396/visuais.v7i2.15985 Português
Pode um museu de arte ter uma curadoria coletiva, feminista e descolonial? 2020 10.20396/visuais.v6i2.14799 Português
ENCRUZILHADAS DA ARTE E DA POLÍTICA NO CONTEMPORÂNEO 2017 10.20396/rv.v3i4.813 Português
CASOS DE AMOR DIANTE DAS PERPLEXIDADES DO VAZIO: ANGÚSTIAS DE UM ARTISTA NA DESCONSTRUÇÃO DE MITOS 2015 10.20396/rv.v1i1.347 Português
Revista: Revista Estado da Arte
Título Anoordem crescente doi Idioma
O colapso da arte pública nas práticas artísticas das vanguardas contemporâneas: 2020 10.14393/EdA-v1-n1-2020-55495 Português
Revista: Arte e Investigación
Título Anoordem crescente doi Idioma
-Lo que cabe en el museo? Una mirada crítica al museo de arte 2020 10.24215/24691488e048 Português
Revista: revista do programa de pós graduação em artes da escola de belas artes da UFMG
Título Anoordem crescente doi Idioma
Embates da descolonialidade e as pautas (não tão) ocultas dos museus 2020 10.35699/2237-5864.2020.19685 Português
Revista: REVISTA POIÉSIS
Título Anoordem crescente doi Idioma
-Si el cielo existe, se llama Perú- 2020 10.22409/poiesis.v21i35.40482 Português
Entre cantos e fins do mundo: Minimalismo, Posminimalismo y Conceptualismo / 60? 70? 2019 10.22409/poiesis.v20i34.40111 Português
Arte e consumo 2019 10.22409/poiesis.1932.165-174 Português
A virada da arte pública e a formação do artista contemporâneo 2019 10.22409/poiesis.2033.237-256 Português
Todas as cores no mundo de Calder 2019 10.22409/poiesis.1932.145-154 Português
Deslocamentos da arte 2017 10.22409/poiesis.1829.175187 Português
ARTE, AMÉRICA LATINA E AS FRONTEIRAS DO MUNDO 2014 10.22409/poiesis.1523.12-24 Português
HEROÍSMO FORJADO NO APAGAMENTO DAS POLIFONIAS: o canto das esposas da colônia militar de Murphy Canyon, San Diego, Califórnia 2009 10.22409/poiesis.1013.212-239 Português
Revista: Barcelona Investigación Arte Creación
Título Anoordem crescente doi Idioma
The Artist, the Image and the Self: Representation in Rembrandt, Bacon, Mapplethorpe, Sherman, and Nan Goldin 2019 10.17583/brac.2019.2263 Português
Revista: AURA. REVISTA DE HISTORIA Y TEORÍA DEL ARTE
Título Anoordem crescente Idioma
Lo contemporáneo de lo contemporáneo: la indisciplinaridad del arte en la esfera pública 2018 Espanhol
Revista: Culturales
Título Anoordem crescente Idioma
BALA PERDIDA NA FRONTEIRA DE CRISTAL: LEGADO, HESITAÇÕES E CONTRADIÇÕES DO INSITE 2017 Português
Revista: SCRIPTORIUM
Título Anoordem crescente Idioma
A CRIAÇÃO, OS MUSEUS, AS RELÍQUIAS: A ARTE PARA ALÉM DOS OBJETOS ARTÍSTICOS 2016 Português
Revista: ARS (São Paulo)
Título Anoordem crescente doi Idioma
The Image Is a Thing that Is Not the Thing: The Artist Between the Layers of the Mirror 2015 10.11606/issn.2178-0447.ars.2015.106070 Português
A MUNDANIDADE DA ARTE 2012 Português
Revista: OUVIROUVER (ONLINE)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Arte, educação e poder: discursos ocultos nas narrativas de museus brasileiros de arte 2015 10.14393/OUV17-v11n2a2015-12 Português
Revista: Caiana - Revista de Historia del Arte Y Cultura Visual del Centro Argentino de Investigadores de Arte (CAIA)
Título Anoordem crescente Idioma
UTOPIAS DO CONTEMPORÂNEO: LEGADOS DO MODERNISMO NAS PRÁTICAS DE ARTE PÚBLICA 2014 Português
Revista: Pós: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes
Título Anoordem crescente Idioma
O VERSO DO ARTISTA NO REVERSO DO MUNDO 2014 Português
Revista: Revista Confluências Culturais
Título Anoordem crescente Idioma
ENTRE O DITO E O NÃO DITO: MUSEUS DE ARTE, CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS, VISITAS GUIADAS E PODER 2014 Português
Revista: International Journal of Humanities and Social Science
Título Anoordem crescente Idioma
ART, COLLABORATION AND POLITICS ON THE MEXICO-U.S. BORDER: Felipe Barbosa and Rosana Ricalde's Art Project for the Border between Two Worlds 2014 Inglês
Revista: Farol (Vitória)
Título Anoordem crescente Idioma
FRONTEIRA: ARTE: DOIS MUNDOS 2013 Português
Revista: Cátedra de Artes (Impresa)
Título Anoordem crescente Idioma
A QUEDA DOS ANJOS: O DESLOCAMENTO DO ARTISTA E A NATUREZA POLÍTICA DA ARTE CONTEMPORÂNEA 2013 Português
Revista: Palíndromo
Título Anoordem crescente Idioma
ARTE E PROCESSOS COLABORATIVOS NA ESFERA PÚBLICA: A EXPERIÊNCIA DO INSITE NA REGIÃO DA FRONTEIRA ENTRE MÉXICO?ESTADOS UNIDOS 2012 Português
Revista: Poiésis (Niterói)
Título Anoordem crescente doi Idioma
O DESAPEGO DO ARTISTA 2011 10.22409/poiesis.1218.142-167 Português
O CUBO É REDONDO: um relato em 10 atos de uma tarde de sábado no Museu de Arte Contemporânea de Niterói 2008 10.22409/poiesis.811.153-165 Português
O LUGAR DA ARTE PÓS-MODERNA 2000 Português
Revista: Concinnitas (Rio de Janeiro. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
O DESPEJO DO ARTISTA 2011 Português
Revista: Arte & Ensaio (UFRJ)
Título Anoordem crescente Idioma
A COMUNIDADE INVENTADA DA PUENTE MÉXICO, TIJUANA: participação e acolhimento no projeto de arte pública de Felipe Barbosa e Rosana Ricalde na fronteira entre dois mundos 2009 Português