Luciana Pires de Sá Requião

Pesquisadora e coordenadora do Grupo de Estudos em Cultura, Trabalho e Educação (GeCULTE/UFF). Doutora em Educação pelo PPGE da Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Música pelo PPGM da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Graduada no curso de Licenciatura em Educação Artística pela UNIRIO. É professora associada do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR/UFF) e desenvolve desde 2010 projetos de pesquisa, ensino e extensão nas cidades de Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty na formação inicial e continuada de professores/as não especialistas em música. É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT/UFF) e permanente no Programa de Pós Graduação em Música e no Programa de Mestrado Profissional em Ensino das Práticas Musicais da UNIRIO. Como pesquisadora vem desenvolvendo estudos sobre a condição laboral de musicistas atuantes na cidade do Rio de Janeiro por meio do projeto ?Mundo do Trabalho, Música e Cultura no Capitalismo Tardio?, e sobre a formalização do trabalho no campo da música (do século XX ao século XXI) a partir dos acervos do Centro Musical do Rio de Janeiro (1907-1941) e do Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro (1941-2000). É autora dos livros ?O Músico-Professor? (2002), ?Eis aí a Lapa...: processos e relações de trabalho do músico nas casas de shows da Lapa? (2010), ?Trabalho, Música e Gênero: depoimentos de mulheres musicistas acerca de sua vida laboral, um retrato do trabalho no Rio de Janeiro dos anos 1980 ao início do século XXI? (2019) e ?Arte, Educação Musical e a Formação de Pedagogas e Pedagogos: experiências formativas no Instituto de Educação de Angra dos Reis? (2021). Em 2018-2019 fez estágio de pós-doutorado junto ao Laboratório de Etnomusicologia da UFRJ. Como instrumentista dedica-se ao contrabaixo elétrico e ao baixolão atuando em conjuntos de câmara e grupos diversos, destacando-se a Orquestra Lunar. É membro da diretoria do Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro, como Diretora do Trabalho, na gestão 2015-2018 e 2019-2022.

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Publicações

Revista: REVISTA VÓRTEX
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A Covid-19 e seus efeitos na renda dos músicos brasileiros 2021 10.33871/23179937.2021.9.1.7 Português
Revista: OPUS (BELO HORIZONTE. ONLINE)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Mundo do trabalho e música no capitalismo tardio: entre o reinventar-se e o sair da caixa 2020 10.20504/opus2020b2603 Português
Revista: Revista Eco-Pós (Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Mulheres musicistas e suas narrativas sobre o trabalho: um retrato do trabalho no Rio de Janeiro na virada do século XX ao XXI 2020 10.29146/eco-pos.v23i1.27436 Português
Revista: Movimento - Revista de Educação
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PESQUISA, FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES UNIDOCENTES: A QUESTÃO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA 2019 Português
Revista: LINHAS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE)
Título Anoordem crescente Idioma
Arte, educação musical e a formação do pedagogo: notas sobre uma experiência. REVISTA LINHAS (ISSN 1984-7238) 2019 Português
Revista: MÚSICA POPULAR EM REVISTA
Título Anoordem crescente Idioma
Cantora, Crooner e Cantora da noite: a trajetória profissional e de vida de Áurea Martins. MÚSICA POPULAR EM REVISTA (ISSN 2316-7858) 2018 Português
Revista: Revista da ABEM
Título Anoordem crescente doi Idioma
Catástrofe! Interações musicais na educação infantil: experiências com estudantes de pedagogia e livros didáticos. REVISTA DA ABEM (ISSN 1518-2630) 2018 10.33054/ABEM2018a4003 Português
Educação Musical em escolas da Costa Verde Sul Fluminense: problematizando possibilidades de implementação da Lei.11.769/2008 2013 Português
Saberes e competências no âmbito das escolas de música alternativas: a atividade docente do músico-professor na formação profissional do músico 2002 Português
Revista: MÚSICA EM CONTEXTO (UNB)
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EDUCAÇÃO MUSICAL A DISTÂNCIA: EXPERIÊNCIAS INICIAIS COM PROFESSORES UNIDOCENTES 2016 Português
Revista: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
Título Anoordem crescente Idioma
?Festa acabada, músicos a pé!?: um estudo crítico sobre as relações de trabalho de músicos atuantes no estado do Rio de Janeiro 2016 Português
Revista: Trabalho & Educação (UFMG)
Título Anoordem crescente Idioma
RESUMO: 'Eis aí a Lapa...: processos e relações de trabalho do músico nas casas de shows da Lapa 2013 Português
Revista: Educação (Rio Claro. Online)
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Música nas escolas: mercadoria ou formação humana? 2013 Português
Revista: Conhecimento & Diversidade
Título Anoordem crescente Idioma
Arte e formação humana: Estatuto ontológico e sistema de arte 2013 Português
Revista: Olhar de Professor (UEPG. Impresso)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Música e Educação: antigas questões, novos desafios 2012 10.5212/OlharProfr.v.15i2.0011 Português
Revista: Aleph (UFF. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Educação Musical: das ruas para as escolas, e das escolas para a vida 2011 Português
Revista: Revista Educação Skepsis
Título Anoordem crescente Idioma
Trabalho, economia e cultura no capitalismo: as novas relaçoes de trabalho do músico no meio fonográfico 2011 Português
Revista: Cadernos Cemarx
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O valor econômico da cultura: Um debate sobre formas de apropriação do conceito de cultura 2009 Português
Revista: TRABALHO NECESSÁRIO
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O trabalho produtivo do músico em casas de show na Lapa. Um estudo de caso 2009 Português
Revista: Movimento (Niterói)
Título Anoordem crescente Idioma
O Músico-Professor: caracterização de um docente 2003 Português
Revista: Violão Intercâmbio
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Rio de janeiro: tradição em Orquestra de Violões 2000 Português
Nicanor Teixeira 2000 Português
Revista: Cadernos do Colóquio (UNIRIO)
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Escolas de Música Alternativas e Aulas Particulares: uma opção para a formação profissional do músico 2000 Português
Revista: Revista Plural (Rio de Janeiro)
Título Anoordem crescente Idioma
Escrita: um tabu na educação musical 1998 Português