Luciana Maria Almeida de Freitas

Luciana Maria Almeida de Freitas é docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, na Linha de Pesquisa Teorias do Texto, do Discurso e da Tradução, e na Graduação em Letras, lecionando Pesquisa e Prática Educativa, tanto de Língua Portuguesa, quanto de Língua Espanhola e de outras línguas adicionais. É doutora em Letras Neolatinas (Estudos Linguísticos - Língua Espanhola) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestra em Letras (Linguística) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, bem como licenciada em Letras (Português-Espanhol) e licenciada e bacharel em História. Realizou estágio pós-doutoral na Facultad de Ciencias de la Educación da Universidad de Sevilla, Espanha, e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF. Lidera o Grupo de Pesquisa Discurso e Educação Linguística - DELIN. Foi presidenta da APEERJ - Associação de Professores de Espanhol do Estado do Rio de Janeiro e da ABH - Associação Brasileira de Hispanistas, sempre atuando intensamente em defesa da educação linguística em língua espanhola no Brasil. É autora de artigos e capítulos de livros, organizadoras de obras acadêmicas e coautora de três obras didáticas (espanhol, inglês e linguagens) aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático. Suas investigações envolvem questões relativas à educação linguística e à formação docente, especialmente em espanhol, sob a perspectiva teórica da sociologia do discurso do Círculo de Bakhtin. É representante do Rio de Janeiro no Movimento Fica Espanhol Brasil. É mãe do Antônio e atua como voluntária no apoio e no aconselhamento do aleitamento materno, por meio do Grupo Virtual de Amamentação.

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES
Título Anoordem crescente doi Idioma
Prática e estágio nas normativas brasileiras sobre formação docente: sentidos em construção 2021 10.14507/epaa.29.6355 Português
Revista: Sede de ler
Título Anoordem crescente Idioma
Educação linguística 2021 Português
Revista: Revista Gragoatá (UFF)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Discurso, epistemologias do Sul e pedagogias decoloniais 2021 10.22409/gragoata.v26i56.51600 Português
Revista: TRABALHOS EM LINGÜÍSTICA APLICADA
Título Anoordem crescente doi Idioma
Produção escrita em livros didáticos de espanhol: uma análise de coleções aprovadas no PNLD 2019 10.1590/010318135398015832019 Português
Revista: REVISTA EVENTOS PEDAGÓGICOS
Título Anoordem crescente doi Idioma
Discurso: ciência, língua e ensino de línguas 2019 10.30681/2236-3165 Português
Revista: BAKHTINIANA - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO
Título Anoordem crescente doi Idioma
Trabalho docente em cursos livres de idiomas: discurso direto e a voz da hierarquia 2018 10.1590/2176-457332994 Português
Revista: ABEHACHE
Título Anoordem crescente Idioma
Questões raciais e educação: entrevista a Iolanda de Oliveira 2017 Português
Políticas educativas e o espanhol na educação brasileira: entrevista a Elzimar Goettenauer de Marins Costa 2017 Português
Revista: Cadernos da Educação Básica
Título Anoordem crescente doi Idioma
Língua Estrangeira e Língua Portuguesa no edital do PNLD 2011: aproximações e distanciamentos 2017 10.33025/ceb.v2i2.1616 Português
Revista: Revista Práticas em Educação Básica
Título Anoordem crescente Idioma
Língua Estrangeira e Língua Portuguesa no edital do PNLD 2011: aproximações e distanciamentos 2016 Português
Revista: Cadernos de Letras da UFF
Título Anoordem crescente doi Idioma
ENTREVISTA COM LÚCIA FURTADO DE MENDONÇA CYRANKA 2016 10.22409/cadletrasuff.2015n51a213 Português
Revista: EUTOMIA
Título Anoordem crescente doi Idioma
Breve trajetória do processo de avaliação do livro didático de língua estrangeira para a educação básica no âmbito do PNLD 2013 10.19134/eutomia-v1i11p25p Português
Formação de professores de espanhol no Brasil: algumas reflexões 2012 10.19134/eutomia-v1i10p183-195 Português
Revista: Revista Escrita (PUCRJ. Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
UMA COLEÇÃO DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LATIM EM ANÁLISE 2012 10.17771/PUCRio.escrita.20853 Português
Revista: Hispanista (Edición Española)
Título Anoordem crescente Idioma
Entre lembranças e esquecimentos: relato memorístico sobre o ensino de Espanhol no Rio de Janeiro 2011 Português
?Gathumor?: un análisis enunciativo del humor en las tiras cómicas de Gaturro 2008 Espanhol
Revista: Cadernos Neolatinos (UFRJ)
Título Anoordem crescente Idioma
O professor de espanhol em cursos livres: uma análise dialógica de atividade 2010 Português
Revista: Linguagem & Ensino (UCPel. Impresso)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Pluralidade Cultural nos Parâmetros Curriculares Nacionais: uma diversidade de vozes 2009 10.15210/RLE.V12I2.15715 Português
Revista: Linguasagem (São Paulo)
Título Anoordem crescente Idioma
A implantação do espanhol nas escolas brasileiras: polêmicas e desafios 2009 Português
Revista: Cadernos do CNLF (CiFEFil)
Título Anoordem crescente Idioma
Uma análise dialógica e ergológica da atividade do professor de cursos livres 2008 Português
Revista: Gragoatá (UFF)
Título Anoordem crescente Idioma
Diálogos em campo: um co-construção de saberes sobre o trabalho 2008 Português
Revista: Anuario Brasileño de Estudios Hispánicos
Título Anoordem crescente Idioma
Construindo uma história: a APEERJ e o ensino de espanhol no Brasil 2007 Português
Revista: Boletín de La Asociación Para La Enseñanza Del Español Como Lengua Extranjera Asele
Título Anoordem crescente Idioma
El español en Brasil: pasado, presente y futuro 2006 Espanhol
Revista: Revista Intercâmbio
Título Anoordem crescente Idioma
Ensino de línguas estrangeiras para formação profissional: contribuições da abordagem ergológica e do dialogismo 2006 Português
Revista: Alfa: Revista de Linguística (UNESP. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
A língua espanhola no trabalho dos agentes de turismo 2005 Português