Luciana Gageiro Coutinho

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) com bolsa-sanduíche (CNPQ) em Paris VII. Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da UFRJ (2018). Atualmente é Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (desde 2009), onde integra o Programa de Pós-Graduação em Educação e o Programa de Pós-Graduação em Psicologia. É líder do diretório de pesquisa Psicanálise, Educação e Laço Social (LAPSE/UFF) e membro do diretório de pesquisa Subjetividade, Educação e Cultura (NUPSE/ UFF). Membro do GT Psicanálise e Educação da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia). É também pesquisadora associada ao NIAJ (Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Infância, Adolescência e Juventude CFCH/UFRJ) e participa da comissão nacional da Associação Nacional Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras da Juventude Brasileira - REDEJUBRA. Membro da Rede de Pesquisa sobre Saúde Mental de Crianças e Adolescentes do Rio de Janeiro (RSMCA), da RED INFEIES (Red interuniversitária internacional de estudos e investigações psicanalíticas e interdisciplinares em infância e instituições) e da RUEPSY (Rede Universitária Internacional de Estudos Psicanalíticos na Educação). Psicanalista, membro do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro. Seu campo de pesquisa e atuação se dá na interface da psicanálise com a educação e em diálogo com outras áreas das ciências humanas e sociais, concentrando-se nas questão relativas à adolescência, do ponto de vista clínico, social, institucional e político. Dedica-se principalmente aos seguintes temas: adolescência, educação, psicanálise e laço social.

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: DESIDADES - REVISTA ELETRÔNICA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE
Título Anoordem crescente Idioma
Agravamento das vulnerabilidades infanto-juvenis: uma análise sociopolítica do sofrimento psíquico durante a pandemia de COVID-19 2022 Português
Revista: Revista de Psicologia da UFC
Título Anoordem crescente doi Idioma
Expressões do desamparo na escola: vulnerabilidades sociais e impactos na adolescência' 2022 10.36517/revpsiufc.13.1.2022.3 Português
Efeitos da medicalização na travessia adolescente 2018 Português
Revista: EDucação e Realidade Edição eletrônica
Título Anoordem crescente doi Idioma
Os Cortes na Adolescência e a Busca por um Lugar na Cidade 2021 10.1590/2175-6236109167 Português
Adolescência e o Ocupa Escola: retorno de uma questão? 2019 10.1590/2175-623687596 Português
Revista: TRIVIUM
Título Anoordem crescente doi Idioma
O insuportável do enigma feminino em um caso de autolesão na adolescência 2021 10.18379/2176-4891.2021v2p.21 Português
Revista: Fractal: Revista de Psicologia
Título Anoordem crescente doi Idioma
Infância e ideais na palavra de educadores: entre a criança-sujeito e a criança-objeto 2021 10.22409/1984-0292/v33i2/5977 Português
Encontros e desencontros entre adolescentes e escola 2012 Português
Revista: ESTILOS DA CLÍNICA
Título Anoordem crescente doi Idioma
Os jovens e seus impasses no laço à universidade: intervenção clínicopolítica em tempos de pandemia 2021 10.11606/issn.1981-1624.v26i2p219-232 Português
Revista: Estilos da Clínica (USP. Impresso)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Ocupa Escola 2020 10.11606/issn.1981-1624.v25i1p63-76 Português
Adolescência e expressões do mal-estarna escola: estudo de casos 2016 Português
Adolescência, cultura contemporânea e educação 2009 Português
Revista: Affectio Societatis
Título Anoordem crescente doi Idioma
Movimientos juveniles: incidencias en la constitución del sujeto adolescente 2020 10.17533/udea.affs.v17n32a07 Português
Revista: Cadernos de Psicanalise
Título Anoordem crescente Idioma
Desamparo e laços sociais na escola: uma oficina com adolescentes da rede pública de ensino 2020 Português
Revista: ETD: Educação Temática Digital
Título Anoordem crescente doi Idioma
Mal-estar na escola 2019 10.20396/etd.v21i2.8653274 Português
O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação? 2017 Português
Revista: REVISTA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDCUACIONAL
Título Anoordem crescente doi Idioma
Vozes de crianças e adolescentes: o que dizem da escola? 2018 10.1590/2175-35392018014739 Português
Revista: PHYSIS. REVISTA DE SAÚDE COLETIVA (ONLINE)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Infância, adolescência e mal-estar na escolarização: o que dizem os especialistas? 2018 10.1590/s0103-73312018280407 Português
Revista: Estudos Contemporaneos da Subjetividade
Título Anoordem crescente Idioma
Infância e expressões do mal-estar na escola: estudo de casos 2018 Português
Revista: Psicologia Clinica (PUCRJ I mpresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Infância, adolescência e mal-estar na escolarização: interlocuções entre a psicanálise e a educação 2016 Português
Revista: Educação em Foco (Juiz de Fora)
Título Anoordem crescente Idioma
Conversações com adolescentes na escola: bullying ou mal-estar nas relações? 2015 Português
Revista: Educação em Revista (UFMG. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Considerações sobre afetos e violências no espaço escolar: conversações com professores 2015 Português
Revista: Cadernos de Psicanálise (Círculo Psicanalítico/RJ)
Título Anoordem crescente Idioma
O adolescente e a educação no contemporâneo: o que a psicanálise tem a dizer 2015 Português
Resenha do livro Limites da Clínica. Clínica dos Limites 2012 Português
Os sentidos da transgressão na adolescência 2003 Português
Revista: EDUCAR EM REVISTA (IMPRESSO)
Título Anoordem crescente Idioma
Infância e adolescência: como chegam as queixas escolares à saúde mental? 2015 Português
Revista: INTERAÇÃO EM PSICOLOGIA (ONLINE)
Título Anoordem crescente Idioma
Psicanálise e educação nos limites da palavra 2014 Português
Revista: Cliopsy
Título Anoordem crescente Idioma
Limites et portée de la parole dans l'éducation 2014 Francês
Revista: Interaccoes
Título Anoordem crescente Idioma
A palavra e o laço social entre adolescentes na escola 2013 Português
Revista: ETD. Educação Temática Digital
Título Anoordem crescente Idioma
Produção de imagens e construção de sentidos: uma oficina com jovens na escola 2012 Português
Revista: Arquivos Brasileiros de Psicologia (Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Pesquisa-intervenção na escola: adolescência, educação e inclusão social 2011 Português
Revista: Estudos e Pesquisas em Psicologia (UERJ. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Juventude e família: expectativas, ideais e suas repercussões sociais 2008 Português
Revista: Psicologia em Revista
Título Anoordem crescente Idioma
A psicanálise na cultura: novas formas de intervenção 2007 Português
Revista: Psicologia Clínica (PUCRJ. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Grupos de reflexão com adolescentes: elementos para uma escuta psicanalítica na escola 2007 Português
Revista: Latin American Journal of Fundamental Psychopathology On Line
Título Anoordem crescente Idioma
Pensando sobre as especificidades da clínica psicanalítica com adolescentes 2006 Português
Revista: Psicologia e Sociedade
Título Anoordem crescente Idioma
Ideais e identificações em adolescentes de Bom Retiro 2005 Português
Revista: Pulsional. Revista de Psicanálise (São Paulo)
Título Anoordem crescente Idioma
A adolescência na contemporaneidade: ideal cultural ou sintoma social? 2005 Português
Tribos, consumo e desamparo: uma triologia contemporânea 1999 Português
Revista: Psyche (São Paulo)
Título Anoordem crescente Idioma
Os novos rumos do individualismo e o desamparo do sujeito contemporâneo 2004 Português
Revista: TEMPO PSICANALÍTICO
Título Anoordem crescente Idioma
As identificações na adolescência: questões sobre um mal-estar contemporâneo 2004 Português
Resgatando a função da fantasia na constituição do sujeito 2001 Português
Revista: Saúde, Sexo e Educação
Título Anoordem crescente Idioma
Grupos de adolescentes: alienação ou elaboração? 2003 Português
Um sujeito nômade: a adolescência e os novos rumos do individualismo 2001 Português
Revista: Psicologia Clínica
Título Anoordem crescente Idioma
O laço social em Freud e a tribalização da Sociedade Contemporânea 2002 Português
Revista: Cadernos de Psicologia (Rio de Janeiro)
Título Anoordem crescente Idioma
Alguns comentários sobre o discurso do analista na psicanálise contemporânea 2001 Português
Revista: Sociétés (Paris)
Título Anoordem crescente Idioma
La psychanalyse sur le divan 2000 Francês
Un corps pour tous 2000 Francês
Revista: Rubedo
Título Anoordem crescente Idioma
Da metáfora paterna à metonímia das tribos 1999 Português
Revista: Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental
Título Anoordem crescente Idioma
Convergências e divergências nas teorias do narcisismo de Kohut e Lacan 1999 Português
Revista: Cadernos de Metodologia (PUC/RJ)
Título Anoordem crescente Idioma
A ética da psicanálise é a ética da ciência? 1996 Português