Luciana Esmeralda Ostetto

Com formação de base em Pedagogia - Educação Pré-escolar (Universidade Federal de Santa Catarina -1985), atuei como professora em Creche e Pré-escola (Florianópolis/SC) e pedagoga de Creche (Prefeitura Municipal de São Paulo). Hoje sou professora da Faculdade de Educação - Universidade Federal Fluminense, atuando na pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Educação) e na graduação (curso de Pedagogia). Fui professora do Centro de Educação - Universidade Federal de Santa Catarina (1995-2012). Fiz doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1992). Minhas atividades articulam ensino, pesquisa e extensão na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Formação de professores, contemplando principalmente os seguintes temas: educação infantil e prática pedagógica, arte e infância, arte e formação de professores, narrativas autobiográficas. Coordeno o FIAR - Círculo de estudos e pesquisa formação de professores, infância e arte (Faculdade de Educação UFF). Por meio do Programa Professor Visitante no Exterior - CAPES/2018-2019, realizei pesquisa de pós-doutorado junto à Universidade de Évora - Portugal.

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: HUMANIDADES & INOVAÇÃO
Título Anoordem crescente Idioma
PELAS JANELAS VIRTUAIS: HISTÓRIAS DE ARTE E FORMAÇÃO FIADAS NA QUARENTENA 2021 Português
Revista: EDUCAR EM REVISTA
Título Anoordem crescente doi Idioma
Na escuta de estudantes-professoras: entre memórias e miudezas, retratos de formação estética 2021 10.1590/0104-4060.75592 Português
Revista: Educação (Santa Maria. Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Jung, Hillman e a educação: por outras lógicas na formação docente 2021 10.5902/1984644448055 Português
Revista: PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Espaço, arte e expressão na formação docente: iluminuras do sensível 2021 10.5007/2175-795X.2021.e70456 Português
Revista: Inter-ação (UFG. Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
EDUCAÇÃO INFANTIL, DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL E PRINCÍPIOS ESTÉTICOS: CONTRIBUTOS DAS POÉTICAS DE ARTISTAS NEGRAS À FORMAÇÃO DOCENTE 2021 10.5216/ia.v46i3.67959 Português
Revista: REVISTA GEARTE
Título Anoordem crescente doi Idioma
Texturas da prática: narrativas de uma pedagoga sobre arte na formação docente 2021 10.22456/2357-9854.117514 Português
Na escola, na cidade, no museu: fazer e pensar artes visuais na educação infantil 2019 10.22456/2357-9854.92372 Português
Revista: REVISTA EDUCAÇÃO & FORMAÇÃO
Título Anoordem crescente doi Idioma
Na gestualidade de professoras e bebês, o corpo fala de relações 2020 10.25053/redufor.v5i14mai/ago.1647 Português
Revista: Revista @mbienteeducação
Título Anoordem crescente doi Idioma
Infâncias em diários de formação estética: narrativas de estudantes de pedagogia e de arte 2019 10.26843/ae19828632v12n22019p164a180 Português
A prática do registro na Educação Infantil: narrativa, memória, autoria 2015 Português
Revista: Atos de Pesquisa em Educação (FURB)
Título Anoordem crescente doi Idioma
COM O PENSAMENTO DO CORAÇÃO, ENTRELAÇANDO DOCÊNCIA E FORMAÇÃO ESTÉTICA 2019 10.7867/1809-0354.2019v14n1p57-77 Português
Revista: LAPLAGE EM REVISTA
Título Anoordem crescente doi Idioma
Sobre formação estética e docência: as professoras de educação infantil desejam mais arte! 2019 10.24115/S2446-622020184especial583p.23-37 Português
Revista: REVISTA EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS ON-LINE
Título Anoordem crescente doi Idioma
ALÉM DE UM PROGRAMA CURRICULAR: A FORMAÇÃO ESTÉTICA DE PROFESSORAS/EDUCADORAS DAS INFÂNCIAS 2019 10.30612/eduf.v9i27.12609 Português
Revista: REVISTA INTERINSTITUCIONAL ARTES DE EDUCAR
Título Anoordem crescente doi Idioma
PARA PENSAR O APAGAMENTO RITUALIZADO DOS CORPOS NA CRECHE: ADULTOS, BEBÊS, ATIVIDADES 2019 10.12957/riae.2019.45278 Português
Revista: Olhar de Profesor
Título Anoordem crescente doi Idioma
Nas veredas do estágio docente:(re)aprender a olhar 2019 10.5212/OlharProfr. v .22.0005 Português
Revista: POIÉSIS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul)
Título Anoordem crescente doi Idioma
ARTE NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: PROCURA-SE! 2018 10.19177/prppge.v12e212018185-203 Português
Revista: Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais ? UFSM/RS
Título Anoordem crescente doi Idioma
No novelo da memória, atravessamentos do sensível: tornar-se 2018 10.5902/1983734833904 Português
Revista: Educação e Cultura Contemporânea
Título Anoordem crescente doi Idioma
Formação docente, educação infantil e arte: entre faltas, necessidades e desejos 2018 10.5935/2238-1279.20180077 Inglês
Revista: EDUCAÇÃO E PESQUISA
Título Anoordem crescente doi Idioma
Compartilhar, estudar, ampliar olhares: narrativas docentes sobre formação continuada 2018 10.1590/s1678-4634201844180983 Português
Revista: NUANCES
Título Anoordem crescente doi Idioma
TEM UM LEITOR AQUI! NARRATIVAS DE PROFESSORAS SOBRE PRÁTICAS LEITORAS NA CRECHE 2017 10.14572/nuances.v27i3.4576 Português
Revista: ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Sobre a organização curricular da Educação Infantil: conversas com professoras a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais 2017 10.5007/1980-4512.2017v19n35p46 Português
Revista: Revista TRAMA Interdisciplinar
Título Anoordem crescente Idioma
Arte na educação infantil: pesquisa, experimentação e ampliação de repertórios 2016 Português
Revista: Pro-Posições (Unicamp)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Modos de falar de si: a dimensão estética nas narrativas autobiográficas 2015 10.1590/0103-7307201507611 Inglês
Revista: Réciprocités (Lisboa. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Depuis les souvenirs de l'enfance jusqu'a l'enfant intérieur 2011 Francês
Revista: Cadernos CEDES (Impresso)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Para encantar, é preciso encantar-se: danças circulares na formação de professores 2010 10.1590/s0101-32622010000100004 Inglês
Revista: Educação e Pesquisa (USP. Impresso)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Na dança e na educação: o círculo como princípio 2009 10.1590/s1517-97022009000100012 Inglês
Revista: Pró-Posições (UNICAMP. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Na jornada de formação: tocar o arquétipo do mestre-aprendiz 2007 Português
Revista: Reflexão e Ação (UNISC. Impr.)
Título Anoordem crescente Idioma
A arte no itinerário da formação de professores: acender coisas por dentro 2006 Português
Revista: Perspectiva (Florianópolis)
Título Anoordem crescente Idioma
Articular saberes, qualificar práticas: contribuições da universidade à formação dos profissionais de educação infantil 1997 Português
Imagens da infância no Brasil escravocrata 1991 Português
Da rua à fábrica: a condição infantil na República 1990 Português
Revista: Cadernos CED
Título Anoordem crescente Idioma
A velha e a nova criança em Comênio: mistura e distinção 1989 Português