Lucia Cardoso Mourão

Realizou Pós-doutorado no laboratório École, Mutations et Apprentissage(EMA), da Université de Cergy-Pontoise, França (2014), possui doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2006), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), Especialização em Educação em Saúde pela Universidade Federal Fluminense (1991) e Desenvolvimento Gerencial de Unidade Básica de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública-FIOCRUZ (1997); e graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (1985). Líder do Grupo de Pesquisa Análise Institucional e Formação em Saúde - UFF/CNPq. Participa do RESEAU International RECHERCHE AVEC que inclui membros do Brasil, Mexico, França e Canadá cordenada por Gilles Monceau (Université de Cergy-Pontoise - France) e Marguerite Souliére (Université de Ottawa- Canadá). Atualmente é professora associada no Instituto de Saúde Coletiva, atuando em disciplinas do Curso de Graduação em Medicina e no Programa de Mestrado Profissional no Ensino em Saúde, da Universidade Federal Fluminense. Ocupa o cargo de Vice-Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional de Ensino em Saúde - UFF. Tem experiência na área de Saúde Coletiva com ênfase no: planejamento e gestão em saúde, enfermagem, educação em saúde, formação em saúde e análise institucional e saúde coletiva, tanto no ensino quanto na pesquisa, como na extensão universitária.

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Revista Saúde em Redes
Título Anoordem crescente doi Idioma
A preceptoria e o ensino do autocuidado do diabético: das dificuldades aos caminhos possíveis Preceptorship and the teaching of diabetic self-care: from difficulties to possible paths 2021 10.18310/2446-4813.2021v7n3p41-54 Português
A Sala de Situação em Emergência de Saúde Pública: aproximações teórico-metodológicas para a integração ensino e serviço 2020 Português
Revista: SAÚDE E SOCIEDADE (ONLINE)
Título Anoordem crescente doi Idioma
O conflito armado e os impactos na saúde dos trabalhadores que atuam na Estratégia de Saúde da Família na cidade do Rio de Janeiro 2020 10.1590/s0104-12902020180850 Português
Revista: REVISTA ELETRÔNICA ACERVO EM SAÚDE
Título Anoordem crescente doi Idioma
Proposta Pedagógica de Ensino Médico na Atenção Básica: relato de experiência 2020 10.25248/reas.e2098.2020 Português
Prevenção ao tabagismo entre crianças e adolescentes 2020 10.25248/reas.e2306.2020 Português
Revista: Research, Society and Development
Título Anoordem crescente doi Idioma
GEASE: dispositivo de análise de práticas profissionais na humanização do ensino e da assistência em saúde 2020 Português
Entre o ser e o fazer: as implicações dos profissionais de saúde/preceptores na efetivação do autocuidado do diabético 2020 10.33448/rsd-v9i4.2380 Português
Metodologias ativas no mestrado profissional em ensino na saúde: ampliando os espaços de construção do conhecimento 2020 10.33448/rsd-v9i6.3469 Português
Perfil do ingressante de uma escola municipal de educação profissional técnica em enfermagem: produto de um mestrado profissional 2020 10.33448/rsd-v9i6.3401 Português
Palliative oncology care in the training of Nurses: reflections from the perspective of the concepts of institution, instituted and instituting Institutional Analysis 2020 Português
Revista: Cadernos de Saude Publica
Título Anoordem crescente Idioma
Nuances entre o Acesso Mais Seguro e o conflito armado no contexto da atenção básica. 2020 Português
Revista: REVISTA ELETRÔNICA ENSINO, SAÚDE E AMBIENTE
Título Anoordem crescente Idioma
Produtos do Mestrado Profissional: instrumentos de mudanças na formação e nas práticas profissionais na promoção e prevenção do tabagismo. 2020 Português
Revista: Revista Brasileira de Enfermagem
Título Anoordem crescente doi Idioma
Conflito armado na atenção básica: desafios para a formação e prática profissional. 2020 Português
Armed conflict at primary care: challenges for practice and training 2020 10.1590/0034-7167-2018-0179 Português
Teaching implications in the pedagogical training of a technical school 2020 Português
Revista: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental
Título Anoordem crescente doi Idioma
O enfermeiro como educador: relato da construção de um produto no mestrado profissional de ensino na saúde 2018 10.9789/2175-5361.2018.v10i3.96-100 Português
Revista: Revista de Enfermagem UFPE On Line
Título Anoordem crescente doi Idioma
Formação pedagógica das escolas técnicas do sistema único de saúde 2018 Português
Análise das implicações dos profissionais da saúde na formação pedagógica de uma escola técnica de saúde: um estudo socioclínico institucional 2017 Português
A prática pedagógica do enfermeiro da emergência da policlínica regional da Engenhoca: barreiras, conquistas e desafios 2017 Português
Ser aluno de um mestrado profissional: análise sobre suas fragilidades e potencialidades 2017 10.5205/1981-8963-v11i12a25060p5102-5109-2017 Português
O corpo na formação pedagógica ? análise socioclínica institucional das práticas profissionais dos docentes de enfermagem 2016 Português
Hospital preceptorship: health professional practice as analyzer of a health training institution. 2015 Português
A dinâmica de interação ensino-serviço no setor de infectologia de um hospital universitário 2014 Português
Revista: Revista Eletrônica Gestão & Saúde
Título Anoordem crescente Idioma
Complexidades na implementação da Política Nacional de Humanização sob a ótica de profissionais de saúde 2017 Português
Revista: Revista Pró-univerSUS
Título Anoordem crescente Idioma
A formação de profissionais de saúde e a violência no âmbito do território da unidade de saúde da família: uma análise das práticas profissionais 2017 Português
Reflexões multidisciplinares em serviço e sua influência na formação do médico da atenção básica 2017 Português
A influência do corpo do docente de enfermagem na prática pedagógica 2016 Português
Revista: REVISTA GESTÃO & SAÚDE (BRASÍLIA)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Complexidades na implementação da Política Nacional de Humanização sob a ótica de profissionais de saúde 2017 10.18673/gs.v8i1.23919 Português
Revista: REVISTA PORTUGUESA DE ENFERMAGEM DE SAÚDE MENTAL
Título Anoordem crescente Idioma
OS LIMITES DO ENSINO TEÓRICO-PRÁTICO DA SAÚDE MENTAL NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE 2016 Português
Revista: Diversitates
Título Anoordem crescente Idioma
Reflexoes sobre as ações do Programa Hiperdia em Centros de Saúde: implicações profissionais 2015 Português
Revista: Online Brazilian Journal of Nursing
Título Anoordem crescente doi Idioma
The institutionalization of teaching of psychosocial care in medicine: an institutional socio-clinical study 2013 10.5935/1676-4285.20134526 Inglês
Reflections about the tutor in a university hospital: a case study 2012 10.5935/1676-4285.2012S015 Inglês
Professorial implications in curricula transformations in the field of health: a socio-historical analisys 2011 10.5935/1676-4285.20113423 Inglês
Revista: Les Cahiers de l'Implication (Cessou em 2003)
Título Anoordem crescente Idioma
Les professeurs et l?institution de formation aux métiers de la santé: leur implication dans la transformation des programmes 2008 Francês
Revista: Educação & Sociedade (Impresso)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Análise institucional e educação: reforma curricular nas universidades pública e privada 2007 10.1590/s0101-73302007000100010 Inglês
Revista: Revista Enfermagem UERJ
Título Anoordem crescente Idioma
O Hospital - um locus de aglutinação profissional 1999 Português