Lilian Koifman

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1996) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2002). Atualmente é Professora Titular do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense. Atua na Graduação de Medicina, no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e no Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS). É Vice-Líder do Grupo de Estudos de Gestão e Ensino em Saúde (GEGES/UFF, GP CNPq). Pesquisadora associada do Laboratório de Pesquisas de Práticas de Integralidade em Saúde (LAPPIS/UERJ, GP CNPq), parecerista Ad Hoc da Fundação Oswaldo Cruz, da Revista Brasileira de Educação Médica e Editora associada da Revista Interface - Comunicação Educação e Saúde. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Formação em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: formação em saúde, educação médica, currículo médico, reformulação curricular e integralidade na saúde.

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: BMJ GLOBAL HEALTH
Título Anoordem crescente Idioma
A post-Flexner comparative case study of medical training responses to health system needs in Brazil and Germany 2022 Português
Revista: https:/doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11 i69p7000
Título Anoordem crescente Idioma
Diálogos sobre a satisfação profissional no campo de Cuidados Paliativos Oncológicos: a voz do técnico de enfermagem 2021 Português
Revista: REVISTA BIOÉTICA (IMPRESSO)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Bioética na prática clínica do fisioterapeuta: concepções de docentes e discentes. 2021 10.1590 / 1983-80422021293494 Português
Interface entre fisioterapia, bioética e educação: revisão integrativa 2017 10.1590/1983-80422017253219 Português
Revista: Diversitates
Título Anoordem crescente Idioma
Amamentação: Uma questão (bio)ética? 2021 Português
Formação em saúde através da inserção em cenários de prática profissional: perfil de egressos 2018 Português
Revista: Physis (UERJ. Impresso)
Título Anoordem crescente doi Idioma
A internet como coadjuvante no empoderamento dos pacientes que vivem com o HIV/Aids 2020 Português
O olhar supervisivo na perspectiva da ativação de processos de mudança 2013 10.1590/S0103-73312013000200013 Inglês
Revista: VITALLE
Título Anoordem crescente Idioma
ADESÃO AO TRATAMENTO NO CUIDADO DE PESSOAS COM HIV/AIDS: UM ESTUDO EM HOSPITAL DE ENSINO 2020 Português
Revista: TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDE (ONLINE)
Título Anoordem crescente Idioma
EDUCAÇÃO E SAÚDE NA ESCOLA E A CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO: RESISTIR PARA NÃO RETROCEDER 2019 Português
Revista: Interface (Botucatu. Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Fundamentos éticos na tomada de decisão de discentes de fisioterapia 2017 Português
Fundamentos éticos na tomada de decisão de discentes de fisioterapia 2016 10.1590/1807-57622016.0273 Inglês
O trabalho de campo como dispositivo de ensino, pesquisa e extensão na graduação de medicina e odontologia 2013 Português
Revista: Revista Saúde em Redes
Título Anoordem crescente Idioma
Estudo do corpo e da imagem corporal em adolescentes do ensino fundamental de uma escola pública 2016 Português
TRABALHO DE CURSO SUPERVISIONADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 2016 Português
Os espaços de controle social e participação popular: 7ª Conferência Municipal de Saúde de Niterói 2016 Português
Revista: Creative Education
Título Anoordem crescente doi Idioma
The Importance of the Study of Bullying in Medical Schools for Training Professional Physicians in Brazil 2016 10.4236/ce.2016.76080 Português
Revista: Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso)
Título Anoordem crescente doi Idioma
O ensino sobre deficiência a estudantes de medicina: o que existe no mundo? 2016 Português
Abordagem do tema 'Violência contra a Criança' no curso de medicina da Universidade Federal Fluminense 2012 10.1590/S0100-55022012000400004 Inglês
A Integralidade pelos Alunos do Internato em Clínica Médica da UFF 2012 Português
A função da universidade e a formação médica 2011 Português
A Graduação em Saúde Coletiva: um debate ou uma realidade? 2008 Português
Revista: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Consolidação de um Campo Acadêmico e Científico 2015 Português
Revista: Interface (Botucatu. Impresso)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Uma reflexão sobre os múltiplos sentidos da docência em saúde 2013 10.1590/s1414-32832013000100017 Inglês
EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE COM ÊNFASE NO ENVELHECIMENTO 2011 Português
Revista: Interface. Comunicação, Saúde e Educação
Título Anoordem crescente doi Idioma
Produção do cuidado e produção pedagógica no planejamento participativo: uma interlocução com a Educação Permanente em Saúde 2010 10.1590/S1414-32832010005000004 Inglês
Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública: origens históricas e tendências recentes de processos de avaliação de qualidade 2007 Português
O processo de reformulação curricular de duas faculdades de medicina no Brasil e na Argentina: uma abordagem comparativa 2004 Português
O ensino médico no Brasil e na Argentina: uma abordagem comparativa 2002 Português
Revista: CADERNOS DA ABEM
Título Anoordem crescente Idioma
Territórios de aprendizagem: trabalho de campo supervisonado do curso de Medicina da UFF 2008 Português
Revista: Revista Brasileira de Educação Médica
Título Anoordem crescente Idioma
Educação Médica e Justiça: um desafio para o século XXI 2007 Português
Formação Profissional e a Reforma Sanitária 2004 Português
A Reformulação Curricular do Curso de Medicina da Universidade de Buenos Aire (1986-2002) 2003 Português
A teoria de Currículo e a Discussão do Currículo Médico 1998 Português
Revista: Trabalho, Educação e Saúde
Título Anoordem crescente Idioma
A experiência da pesquisa EnsinaSUS 2007 Português
Saúde e Democracia: histórias e perspectivas do SUS (Resenha) 2006 Português
Revista: Ciencia & Saude Coletiva
Título Anoordem crescente Idioma
Avaliação da qualidade da formação: contribuição à discussão na área de saúde coletiva 2004 Português
Revista: História, Ciências, Saúde-Manguinhos
Título Anoordem crescente Idioma
A abertura da Escola Paulista de Medicina 2004 Português
O modelo biomédico e a reformulacao do currículo médico da Universidade Federal Fluminense 2001 Português
Revista: Boletim da Associação Brasileira de Educação Médica
Título Anoordem crescente Idioma
O processo de reformulação curricular de dois cursos de medicina no Brasil e na Argentina: um estudo de caso comparativo 2002 Português
Revista: Interface - Comunicação, Saúde, Educação
Título Anoordem crescente Idioma
O ensino médico no Brasil e na Argentina: uma abordagem comparativa 2002 Português
Revista: Revista Científica do Ccm Uff
Título Anoordem crescente Idioma
A Reformulação do Curso de Medicina da UIniversidade Federal Fluminense 1998 Português