Lia Corrêa de Oliveira Guarino

Possui doutorado, mestrado e graduação (bacharelado e licenciatura) em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professora de Filosofia da Educação e Epistemologia da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Desenvolve pesquisa em Pensamento Contemporânea e Educação numa abordagem transdisciplinar envolvendo estudos filosóficos em ética, estética, epistemologia, assim como em psicanálise e educação. É vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas do Ensino Superior (NEPES) também na UFF; e ao Núcleo de Assistência Integrada a Pesquisa e ao Ensino (NAIPE) , núcleo de pesquisa em torno da saúde mental do Instituto de Psiquiatria (IPUB), na UFRJ. Faz também formação em psicanálise no Colégio Freudiano do Rio de Janeiro/NOVAmente.