Larissa de Morais Ribeiro Mendes

Larissa Morais é professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF) há pouco mais de uma década e desde 2018 integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC/UFF). Coordenou o curso de Jornalismo da Universidade de 2016 a 2020. Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela ECO/UFRJ (1996), é mestre em Comunicação pela PUC-Rio (2006) e doutora na mesma área pela UFF (2012). Como jornalista, trabalhou na reportagem, coordenação e edição de diversos veículos de mídias impressas e digitais, entre eles Jornal do Brasil, O Globo, Globo On Line e Jornal do Commercio. Também passou por assessorias de imprensa e foi sócia de duas empresas de Comunicação. No doutorado pesquisou o lugar do leitor no jornalismo contemporâneo, com um estudo de caso sobre o jornal O Globo, e no mestrado analisou a influência dos blogs de notícias na renovação da mídia tradicional. Atualmente, pesquisa Discursos, práticas jornalísticas e identidade profissional, no contexto de crise do jornalismo contemporâneo; os usos e apropriações das mídias jornalísticas pela juventude, em contextos digitais, e juventude e suicídio. É vice coordenadora do grupo de pesquisa Mídias, Redes e Jovens e coordenadora do projeto de extensão Controversas UFF/Prêmio Controversas de Jornalismo, criado em 2010.

Revista: Rizoma
Juventude, jornalismo e credibilidade em tempos de pandemia 2021 Português
Juventude e Interações com as notícias nas redes 2019 Português
Revista: Liinc em Revista