Lúcia Ramos Monteiro

Professora-adjunta do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense. Realizou pós-doutorado (Fapesp) na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e na Universidade Grenoble Alpes. Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado (2007) e doutorado (2014) em Estudos cinematográficos e audiovisuais pela Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 e em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Foi professora dos cursos de cinema da Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris 3 e da Universidad de las Artes, em Guaiaquil, Equador. É co-organizadora dos livros "Cinema: estética, política e dimensões da memória" (Sulina, 2019), "Cinema e história" (Editora Sulina, 2017), "Palmanova" (Form[e]s, 2016) e "Oui, c'est du cinéma / Yes, it's cinema" (Campanotto, 2009). Realizou a curadoria das mostras "A Caliwood de Luis Ospina. Cinema colombiano de vanguarda" (Caixa Cultural RJ, 2017) e "África(s). Cinema e revolução" (Caixa Belas Artes SP, 2016), entre outras.

Plataforma Lattes

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: ESFERAS
Título Anoordem crescente Idioma
O QUE OS ESTUDOS DE ROTEIRO PROVOCAM NO CAMPO DOS ESTUDOS CINEMATOGRÁFICOS? (apresentação de dossiê) 2021 Português
Revista: Écrans
Título Anoordem crescente doi Idioma
Le cinéma à ses limites, longue durée et spectatorialité impure 2020 10.15122/isbn.978-2-406-10918-1 Francês
Revista: Ciberlegenda (UFF. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Apresentação do dossiê 'Cinemas amazônicos em tempos de luta' 2020 Português
Revista: Revista Eco-Pós (Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Por Um Cinema Geológico: visibilidades possíveis para os tempos da Terra 2020 10.29146/eco-pos.v23i2.27533 Português
Revista: REVISTA IMAGOFAGIA
Título Anoordem crescente Idioma
Um cineasta nunca acaba. Luis Ospina, um breve obituário 2019 Português
Revista: Aniki: revista portuguesa da imagem em movimento
Título Anoordem crescente doi Idioma
A inteligência de uma atriz-máquina. Entrevista com Hazel Orencio, estrela e braço direito do realizador filipino Lav Diaz 2019 10.14591/aniki.v6n2.542 Português
O cinema existe e resiste. Longa duração, análise fílmica e espectatorialidade nos filmes de Lav Diaz 2017 Português
O cinema pela palavra 2014 Português
Revista: Rebeca
Título Anoordem crescente doi Idioma
Passagem de imagens, imagens da passagem: a circulação de filmes ligados ao processo de independência moçambicano 2018 10.22475/rebeca.v6n2.471 Português
As africanidades e suas asperezas 2017 10.22475/rebeca.v5n2.420 Português
Revista: Devires (UFMG)
Título Anoordem crescente Idioma
Internacionalismo, identidade nacional e diversidade regional: tensões em jogo no nascimento do cinema moçambicano 2018 Português
Revista: Universite de Grenoble. UFR de Lettres. Recherches et Travaux
Título Anoordem crescente Idioma
Durée étendue et visibilité de l'infime. À propos de films et de personnages de Lav Diaz 2018 Francês
Revista: Galáxia (São Paulo. Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Das narrativas de fundação às narrativas de dissolução. A questão da identidade nacional no cinema contemporâneo 2018 10.1590/1982-2554234792 Português
Revista: Fotograma. Revista Iberoamericana de Cine
Título Anoordem crescente Idioma
X-Wood contra los cines nacionales 2018 Espanhol
Revista: REVISTA PASSAGENS: REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO UFC
Título Anoordem crescente Idioma
Longa duração, análise (pós-)fílmica e o texto ainda inencontrável. Um estudo de As mil e uma noites (2015) e Canção para um triste mistério (2016) 2017 Português
Revista: Áfricas
Título Anoordem crescente Idioma
Apresentação. Dossiê em homenagem a Mahomed Bamba 2017 Português
Revista: Significação: Revista de Cultura Audiovisual
Título Anoordem crescente doi Idioma
A estética da -fotografia animada- na criação contemporânea: desarquivamento, colocação em movimento, escrutínio analítico, montagem, escuta e projeção de imagens de arquivo 2017 10.11606/issn.2316-7114.sig.2017.115194 Português
O passado e seu ponto de partida. Resenha de A luta armada no cinema: ficção, documentário, memória, de Fernando Seliprandy 2016 10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.108458 Português
Revista: La Furia Umana
Título Anoordem crescente Idioma
La mémoire du mal et inconscient colonial 2016 Francês
Polyglotte et globetrotter. À propos de la publication des Notes pour une histoire générale du cinéma de S. M. Eisenstein 2014 Francês
Revista: Fuera de Campo. Revista de Cine
Título Anoordem crescente Idioma
'Filmo, luego existo': Filmografías en circulación paralela en Ecuador 2016 Espanhol
Revista: Aniki. Revista portuguesa da imagem em movimento
Título Anoordem crescente Idioma
A terceira margem do cinema. Filmes equatorianos em circulação paralela 2016 Português
Revista: Cinémas (Montréal)
Título Anoordem crescente Idioma
Remaking a European, Post-catastrophic Atmosphere in 2000s China: Jia Zhangke?s Still Life, Iconology and Ruins 2015 Inglês
Revista: KINORUSS
Título Anoordem crescente Idioma
Leningrad. Rétrospective. 1957-1990 de Sokourov: la recherche d'une forme transitoire ou la nostalgie du présent 2012 Francês
Retrospectiva de Leningrado, de Aleksandr Sokúrov: a busca por uma imagem transitória, ou a nostalgia do presente 2012 Português