Julio Cesar de Souza Tavares

Professor Titular do Departamento de Antropologia e membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Pesquisador Associado do PACC - Programa Avançado em Cultura Contemporânea.
Graduado em História pela Universidade Federal Fluminense (1980), Mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília (1984), Doutor em Antropologia - University of Texas at Austin (1998) e pós-doutorado como Rockfeller Post-Doctoral Fellow no Center for Black Music Research, em Chicago (2001). Distinguished Visiting Professor no Departamento de Comunicação da Florida Atlantic University, Boca Raton, Miami, EUA (2004). Carnegie Equaty Scholar na University of Witwatersrand, Johannesburg (2010). Professor do Doutorado em Estudios Culturales da Universidade Andina Simón Bolivar, Quito, Equador (desde 2010). Participa do Advisory Board da ASWAD (Association for the Study of the Worldwide African Diaspora). Trabalha com Antropologia da Comunicação, Antropologia da Diáspora Africana, Antropologia do Corpo, História da África e Diáspora Africana no Brasil e Estados Unidos, Teoria Antropológica Contemporânea, Relações Étnicorraciais, Semiótica, Estudos Culturais e Metodologia Etnográfica com os seguintes temas: representação do negro na mídia, etnografia da diáspora africana na América do Sul, comunicação interpessoal, etnocentrismo, racismo e discriminação, cultura corporal e etnicidade, educação, cognição e tecnologias de inovação. Opera também em consultoria sobre diversidade, cultura, comunicação e cognição intercultural. É também um incansável ativista na luta contra o racismo e pela inclusão dos Estudos Antropológicos e Históricos da Diáspora e Civilização Africana em todos os currículos das redes de ensino público e privado do país. Atualmente coordena a pós-Graduação Lato-Sensu em Antropologia e Desenvolvimentos Cognitivo e foi Curador e Coordenador Geral do TEDxUFF 2012. É participante, desde 2013, do Grupo de Trabalho da Salvaguarda da Capoeira na Diretoria de Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Coordena a Colaboração Técnica UFF/IPHAN para Patrimônio Imaterial, conforme DO 22/05/2015. Foi de fevereiro de 2015-19 membro-consultor da Comissão Nacional da Verdade sobre a Escravidão do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Atualmente dirige dois laboratórios: LEECCC (Laboratório de Etnografia e Estudos em Comunicação, Cultura e Cognição), ligado ao Dep. Antropologia da UFF e LEN (Laboratório Estudos Negros)ligado ao Programa de Pós-doutorado do PACC (Programa Avançado em Cultura Contemporânea) ligado do Instituto de Letras, UFRJ.
Autor de:
Diásporas Africanas na América do Sul, Fundação Alexandre de Gusmão, MRE, 2008.
Danca de Guerra, Arquivo e Arma, Editora Nandyala, 2012
Gramáticas das Corporeidades Afrodiásporicas: Perspectivas Etnográficas, Appris Editora, 2020.

Revista: Antropolítica (UFF)
Título Anoordem crescente Idioma
Da Pragmática da Corporeidade Afrodiaspórica: gramáticas do movimento, ontologias e atravessamentos 2016 Português
Apresentação ao Dossiê "De volta ao mundo da vida de pernas pro ar: Contribuições para os estudos em corporeidade, linguagem e memória da Capoeira" 2009 Português