Jose Mario Franco de Oliveira

É médico concursado: da Universidade Federal Fluminense e do Ministério da Saúde no Estado do Rio de Janeiro.
Médico Especialista em Nefrologia pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Realizou Graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Residência Médica no Departamento de Clínica médica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Mestrado em Medicina (Nefrologia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Doutorado em Medicina (Hipertensão/Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), possui também Equivalência do seu Doutorado na União Européia, Pós-Doutorado na Divisão de Endocrinologia-Hipertensão-Diabetes do Brigham&Women´s Hospital da Universidade de Harvard, Boston, EUA. Atualmente, Professor Associado 3 do Departamento de Medicina Clínica da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Médico Sênior do Centro de Tratamento Intensivo de Adultos do Hospital Federal da Lagoa - Rio de Janeiro. Principais interesses em pesquisa na área da Medicina Clínica: Hipertensão Arterial, Diabetes, Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial de 24 horas (MAPA), Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona, Prevenção Primária e Secundária do Risco Cardiovascular e Renal, e Nefrologia Intensiva. Tem experiência Internacional, tendo exercido a docência Médica e praticado a Medicina como médico especialista nos EUA e nos principais hospitais universitários, não-universitários e privados na União Européia (Portugal), tais como: Faculdade de Medicina da Universidade da Beira Interior (UBI), Hospital Geral de Santo Antônio do Instituto de Ciências Abel Salazar (Porto) e no Hospital CUF Descobertas (Lisboa). Possui publicações em periódicos nacionais e internacionais tais como: "Arquivos Brasileiros de Cardiologia", "Jornal Brasileiro de Nefrologia", "Hypertension", "Kidney International", "Nephrology Dialysis and Transplantation", "American Journal of Hypertension", "Journal of The American Society of Nephrology", "American Journal of Kidney Diseases", British Medical Journal, e The New England Journal of Medicine". Foi o Diretor Científico do Departamento de Hipertensão da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (SOCERJ) para 2010-2011. Atualmente é Editor Associado (Deputy Editor-BMJ Fellow) para Diabetes do British Medical Journal (www.BMJ.com) e Faculty Member da Global Kidney Academy sobretudo para Doenças Crônicas Não Transmissíveis.
Em 2013: Proferiu palestras em Congressos Mundiais (Congressos Internacionais) tais como: Segundo Congresso Mundial de Diabetes em Xi àn na China Continental, no Congresso Mundial de Endocrinologia na North Carolina - EUA e Premiado como Co-autor do melhor artigo completo publicado em 2012 pela Revista Brasileira de Cardiologia. (Prêmio de 1º Lugar, este conferido durante o 30º Congresso de Cardiologia da SOCERJ em abril de 2013).
Finalmente é um dos co-autores do E-Book do British Medical Journal (BMJ) : BMJ Guide to Diabetes Mellitus For Medical Doctors Worldwide.

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF