José Roberto Linhares de Mattos

Possui Pós-doutoramento em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, no qual trabalhou com o tema "Educação matemática em ambientes multiculturais" junto ao projeto Fronteiras Urbanas: a dinâmica de encontros culturais na educação comunitária, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia - FCT, Portugal. Doutor em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE-Sistemas/UFRJ. Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bacharel e licenciado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Professor Titular do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense, professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - PPGEA/UFRRJ, professor colaborador do Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC/PPGECEM/UFMT/UFPA/UEA e membro do Colegiado do Curso de Especialização em Matemática para Professores do Ensino Fundamental e Médio, da UFF. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática e Cultura - GEPEC/UFRRJ/CNPq - http://smnmattos.wixsite.com/gepec. Líder do Grupo Internacional de Pesquisa Educação em Fronteiras - EmF/UFF/CNPq - http://www.fronteirasurbanas.wixsite.com/emfronteiras. Membro do Conselho Científico das Revistas: Hipátia - Revista Brasileira de História, Educação e Matemática; Revista Diálogos e Perspectivas em Educação - ReDiPE, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa; e Revista REAMEC, da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Coordenador do GT05 (História da Matemática e Cultura) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) para o período 2022-2024. Vice-coordenador do GT05 da SBEM no período 2019-2021. Vice-diretor da Regional SBEM-AP no período 2020-2021. É Pesquisador em Etnomatemática, na qual trabalha com Educação Matemática em Contextos do Campo, Educação Quilombola e Educação Escolar Indígena, investigando a geração e difusão do conhecimento, a relação do saber popular com o conhecimento escolar, as práticas e os saberes dos professores indígenas de algumas etnias do Brasil, e os processos de ensino e aprendizagem da matemática escolar e sua relação com o cotidiano. https://orcid.org/0000-0002-4075-6764. https://scholar.google.com/citations?user=XNVn4eEAAAAJ&hl=pt-BR.

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: The Montana Math Enthusiast
Título Anoordem crescente Idioma
Ethnomathematics approach as valuation instrument and social representativeness: possibilities in a quilombola community in Amapá state - Brazil 2022 Inglês
Revista: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação
Título Anoordem crescente Idioma
Aspectos sociais, religiosos e etnomatemáticos Wajãpi 2021 Português
Etnomatemática e Ecologia - Apresentação 2021 Português
Cultura Paiter e Geometria na Educação Escolar Indígena 2020 Português
Revista: INTERFACES DA EDUCAÇÃO
Título Anoordem crescente Idioma
Processos próprios de ensino e de aprendizagem escolar em uma comunidade indígena no Oiapoque 2021 Português
Revista: Teias (Rio de Janeiro. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Práticas docentes inovadoras: caminhando na incerteza momentânea entre o status quo e a ousadia 2021 Português
Revista: Revista Matemática e Ciência - conhecimento, construção e cr
Título Anoordem crescente Idioma
NOMENCLATURA NUMÉRICA DOS CANOEIROS DO JURUENA: CONTAGEM RIKBAKTSA PELOS DEDOS DAS MÃOS 2021 Português
Revista: FORMAÇÃO DOCENTE
Título Anoordem crescente doi Idioma
Formação e práticas decoloniais de professores formadores: contrariando o instituído 2021 10.31639/rbpfp.v13i26.334 Português
Revista: Pesquisas e Práticas Educativas
Título Anoordem crescente Idioma
A Etnomatemática como Princípio de Valorização Sociocultural em uma Comunidade Quilombola na Região Amazônica: um estudo de caso sobre as concepções que envolvem o marabaixo 2020 Português
Revista: REVISTA REAMEC
Título Anoordem crescente doi Idioma
Unir para Resistir: dimensões política e pedagógica da etnomatemática em uma associação de pequenos agricultores 2020 10.26571/REAMEC Português
Revista: Revista TELLUS
Título Anoordem crescente doi Idioma
Etnomatemática e Educação Escolar Indígena: ensino por meio de uma atividade piscatória 2020 10.20435/tellus.v0i42.691 Português
Revista: EDUCACIÓN MATEMÁTICA
Título Anoordem crescente Idioma
Construções e Valorização da Cultura por meio do Ajurí na Educação Escolar Indígena 2020 Português
Revista: RETTA - Revista de Educação Técnica e Tecnológica em Ciências Agrícolas
Título Anoordem crescente Idioma
Atividade ecológica na educação escolar indígena e o encontro com a etnomatemática 2019 Português
Revista: Hipátia ? Revista Brasileira de História, Educação e Matemática
Título Anoordem crescente Idioma
A Etnomatemática em uma comunidade quilombola da região amazônica: elo entre conhecimento empírico e escolar 2019 Português
Revista: Hipátia - Revista Brasileira de História, Educação e Matemática
Título Anoordem crescente Idioma
Etnomatemática e Prática Docente Indígena: a cultura como eixo integrador 2019 Português
Revista: Revista Acta latinoamericana de matemática educativa
Título Anoordem crescente Idioma
Etnomatemática como uma possibilidade para a valorização da cultura quilombola: relação entre conhecimento escolarizado e empírico na Amazônia Oriental 2019 Português
Revista: Science and Knowledge in Focus
Título Anoordem crescente doi Idioma
Caminhos Investigativos em Etnomatemática: Perspectivas, experiências e teorizações 2019 10.18468/sc.knowl.focus.2019v2n1.p49-57 Português
Revista: REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Título Anoordem crescente Idioma
Atividades cotidianas e conhecimentos familiares para o ensino da matemática escolar: no contexto da educação do campo e na complexidade da pedagogia da alternância 2019 Português
Revista: Ensino em Re-vista
Título Anoordem crescente Idioma
Contribuições do GEPEC/PPGEA/UFRRJ na formação de novos pesquisadores no Brasil 2018 Português
Revista: Acta Latinoamericana de Matemática Educativa
Título Anoordem crescente Idioma
Artesanatos Paiter Suruí: etnomatemática na aldeia 2018 Português
Práticas Pedagógicas do Ensino de Matemática na Educação Escolar Indígena e o Diálogo com a Etnomatemática 2018 Português
Simbologia das Figuras Geométricas na Pintura Corporal Mebêngôkre 2018 Português
Saberes Matemáticos Empíricos de Pescadores 2018 Português
Revista: Educação Matemática em Revista
Título Anoordem crescente Idioma
Por que múltiplas vozes? 2018 Português
Pintura corporal dos Paiter Suruí e Etnomatemática: interligando saberes e fazeres tradicionais aos conteúdos matemáticos escolares 2018 Português
Revista: Educação,Cultura e Sociedade
Título Anoordem crescente Idioma
Saberes Indígenas Presentes nas Construções: uma abordagem etnomatemática 2018 Português
Revista: Revista de Educação Técnica e Tecnológica em Ciências Agrícolas (RETTA)
Título Anoordem crescente Idioma
Matemática e Cultura na Confecção Artesanal de Rede de Pesca e Arte Xávega 2018 Português
Revista: JOURNAL OF MATHEMATICS AND CULTURE
Título Anoordem crescente Idioma
The Ethnomathematics in Sateré-Mawé Indigenous School Education 2017 Português
Revista: Revista de Matemática, Ensino e Cultura
Título Anoordem crescente Idioma
Práticas de Educação Matemática na Educação do Campo 2017 Português
Revista: Jornal Dá Licença
Título Anoordem crescente Idioma
Edição Especial Ubiratan D'Ambrosio 2016 Português
Revista: FAR EAST JOURNAL OF MATHEMATICAL SCIENCES: FJMS
Título Anoordem crescente Idioma
Stability and Uniqueness of the Solution of an Ill-Posed Elliptic Problem 2014 Inglês
Revista: Analysis in Theory and Applications
Título Anoordem crescente Idioma
Regularization of an Ill-Posed Hyperbolic Problem and the Uniqueness of the Solution by a Wavelet Galerkin Method 2012 Inglês
Revista: Revista Congreso Universidad
Título Anoordem crescente Idioma
O estudo da física na gestão do aproveitamento dos recursos naturais encontrados em um Instituto Federal do Brasil visando a diminuição do consumo não sustentável de energia 2012 Português
Revista: Ciência e Educação (UNESP)
Título Anoordem crescente Idioma
Agentes Rurais e suas Práticas Profissionais: elo entre matemática e etnomatemática 2012 Português
Revista: Ciência & Educação
Título Anoordem crescente Idioma
Agentes Rurais e suas Práticas Profissionais: elo entre matemática e etnomatemática 2012 Português
Revista: Analysis in Theroy and Applications (Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Regularization of an Ill-Posed Hyperbolic Problem and the Uniqueness of the Solution by a Wavelet Galerkin Method 2012 Português
Revista: Proceedings of the American Mathematical Society
Título Anoordem crescente doi Idioma
Uniqueness of the Solution of a Partial Differential Equation Problem with non-Constant Coefficient 2008 10.1090/s0002-9939-08-09230-7 Inglês
Revista: Electronic Journal of Differential Equations
Título Anoordem crescente Idioma
A Wavelet Galerkin Method Applied to Partial Differential Equations with Variable Coefficients 2003 Inglês