Possui Pós-doutoramento em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, no qual trabalhou com o tema "Educação matemática em ambientes multiculturais" junto ao projeto Fronteiras Urbanas: a dinâmica de encontros culturais na educação comunitária, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia - FCT, Portugal. Doutor em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE-Sistemas/UFRJ. Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bacharel e licenciado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Professor Titular do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense, professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - PPGEA/UFRRJ, professor colaborador do Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC/PPGECEM/UFMT/UFPA/UEA e membro do Colegiado do Curso de Especialização em Matemática para Professores do Ensino Fundamental e Médio, da UFF. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática e Cultura - GEPEC/UFRRJ/CNPq - http://smnmattos.wixsite.com/gepec. Líder do Grupo Internacional de Pesquisa Educação em Fronteiras - EmF/UFF/CNPq - http://www.fronteirasurbanas.wixsite.com/emfronteiras. Membro do Conselho Científico das Revistas: Hipátia - Revista Brasileira de História, Educação e Matemática; Revista Diálogos e Perspectivas em Educação - ReDiPE, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa; e Revista REAMEC, da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Coordenador do GT05 (História da Matemática e Cultura) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) para o período 2022-2024. Vice-coordenador do GT05 da SBEM no período 2019-2021. Vice-diretor da Regional SBEM-AP no período 2020-2021. É Pesquisador em Etnomatemática, na qual trabalha com Educação Matemática em Contextos do Campo, Educação Quilombola e Educação Escolar Indígena, investigando a geração e difusão do conhecimento, a relação do saber popular com o conhecimento escolar, as práticas e os saberes dos professores indígenas de algumas etnias do Brasil, e os processos de ensino e aprendizagem da matemática escolar e sua relação com o cotidiano. https://orcid.org/0000-0002-4075-6764. https://scholar.google.com/citations?user=XNVn4eEAAAAJ&hl=pt-BR.