Jorge Ricardo Freund

Doutor em Engenharia de Produção na COPPE/UFRJ com tese interdisciplinar entre Ergonomia e Audio-visual: A videografia ergonomica. Possui Mestrado em CIÊNCIA DA ARTE pela Universidade Federal Fluminense (2007) e graduação em ARQUITETURA E URBANISMO pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975). Com experiencia múltipla, realizou cursos de extensão: O Canteiro e o Desenho com Sergio Ferro - IAB - SP(1979) e Semiótica Visiva com Humberto Ecco - Universidade Sta Ursula - RJ (1980); Produção de documentários Cinema Direto com o Atelier Varan/Jean Rouch - Paris em João Pessoa(1981) onde realizou varios documentarios com o tema Expansão Urbana e Estéticas Espontaneas. Cursou tambem o Programa de Mestrado em Cinema Production na Tisch School of the Arts na New York University e Programa de Estudos Independentes em estudos em video na Gallatin Division da New York University e realizou curso de aperfeiçoamento em edição de video na Global Village em Nova Iorque(1984/86). 

Atualmente é professor adjunto 4 do departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense, onde tem ministrado disciplinas para os cursos de Arquitetura, Comunicação Social, Cinema e Audiovisual, Produção Cultural e Artes; e coordenado e realizado projetos artísticos enquanto atividades e instrumentos didáticos. Com estudantes realizou documentarios em video como diretor e produtor executivo. 

Foi professor do departamento de Arquitetura da Universidade Federal da Paraíba de 1978 a 1989, ministrando discplinas obrigatórias do curso, da area de criação e expressão da forma: Oficina de Desenhos e Oficina Plastica e Teoria e Historia da Arquitetura e também para o curso de Engenharia de Produção onde ministrou a disciplina Organização Espacial. Realizou documentários em fotografia e cine super-8 com o tema Formação da Rede Urbana no Nordeste em produção para o Nucleo de Documentacão e Informação Historico Regional/UFPb, realizou e coordenou exposições e exibições no Espaço Cultural José Lins do Rego em João Pessoa, coordenou experiencias construtivas tridimensionais em escala natural. 

Tem experiência na área de Arquitetura, tendo participado e realizado projetos e obras.

Artista e poeta, participou de cursos e oficinas, exposições de: fotografias, de pinturas e intervenções, produção de filmes e videos de curta metragem, assim como cenário e iluminação para peças de teatro e shows de música. 
Ganhador do Prêmio Alceu de Amoroso Lima da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de S.Paulo em 1984 e Prêmio melhor documental no III VideoBrasil ( co-produtor e co-diretor) - Museu de Imagem e Som/ Fotoptica em 1985 pelo video "O Último Garimpo" - Nucleo de Memória Popular / Universidade Metodista de São Bernardo.
É ativo em escrever e apresentar performances poéticas - CEP 20000/Chacal, Pelada Poética/Eduardo Tornaghi e outros,

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF