Graduado em Letras (2001) e Educação (2002) pela Universidade de Melbourne, e doutor em Educação em cotutela pelas Universidades de Melbourne e Bourgogne (2008). Foi professor de língua materna e estrangeira das redes públicas de ensino básico da França e da Austrália. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) na área de inglês na UFOP (2014-2016). Participou da elaboração de diretrizes curriculares de francês e inglês como segunda língua no estado de Victoria (Austrália), e no Brasil da coletânea Beyond Words, aprovado para ensino fundamental no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD 2020). Foi coordenador pedagógico e geral do programa Idiomas Sem Fronteiras na UFF (2016-2019). Desde 2017 coordena o projeto de extensão Desenvolvimento do ensino de culturas e línguas na educação básica de Niterói, em parceria com a Fundação Municipal de Educação. Sua produção acadêmica tem como foco a desigualdades sociais e étnico-raciais em espaços periféricos, novos estudos de letramentos, e educação intercultural. É Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ, Bolsista de Produtividade do CNPq e membro do Grupo de Trabalho sobre Desigualdades Educacionais da World Educational Research Association (WERA). É professor do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal Fluminense, onde também coordena o Núcleo de Estudos Críticos em Linguagens, Educação e Sociedade (NECLES). É editor da série New Perspectives on Language and Education pela editora Multilingual Matters, e editor associado das revistas Trabalhos em Linguística Aplicada e Critical Studies in Education. E-mail: jawindle@gmail.com.