Joao Marques de Moraes Mattos

Meu nome é João Marques de Moraes Mattos. Sou engenheiro metalúrgico e de materiais, formação que obtive no Instituto Militar de Engenharia -IME, instituição em que ingressei por meio de concurso público em 1988. Entre 1993 e 2013, fui pesquisador do Centro Tecnológico do Exército, exercendo diversas funções, entre as quais: engenheiro encarregado de ensaios mecânicos em tubos aletados de alumínio, engenheiro encarregado da produção de microesferas de diversos óxidos (linhas de produção completamente desativadas em 2012, sendo o material produzido utilizado em ensaios destrutivos e apropriadamente descartado), chefe do Laboratório de Energia Alternativa 03 - LEA 03, adjunto ao Laboratório de Engenharia Química 02 - LEQ-02, chefe da Seção de Defesa Nuclear - SDN e chefe do laboratório de Materiais - LM. Em julho de 1997, apresentei na COPPE-UFRJ, no Programa de Engenharia Metalúrgica e Materiais, a dissertação de mestrado intitulada -Estudo sobre a Integridade de Microesferas de Alumina Produzidas por Geleificação Externa. Em dezembro de 2003, defendi na COPPE-UFRJ, no Programa de Engenharia Metalúrgica e Materiais, a tese de doutorado intitulada - Produção e Caracterização de Microesferas Cerâmicas para Combustível de Reator de Alta Temperatura, apresentado como resultados relações entre a morfologia das partículas coloidais, a resistência mecânica a compressão das microesferas e as esfericidades das mesmas entre outros parâmetros. Em janeiro de 2001, ingressei na Universidade Estácio de Sá como professor auxiliar de Matemática, lecionando para os cursos de Engenharia, Administração e Ciências Contábeis. Entre as disciplinas lecionadas estão Matemática I (Noções de Cálculo I e Economia), Matemática II (Noções de Cálculo II e Economia), Estatística I e Estatística II, Introdução a Computação e Matemática Financeira. Atualmente, sou professor titular nessa instituição. Em 2011, passei a lecionar também no Ensino a Distância - EAD, atuando nas disciplinas Materiais Elétricos, Princípios da Ciência e Tecnologia dos Materiais, Matemática para Negócios, Probabilidade e Estatística Aplicadas à Engenharia, Cálculo Numérico, Física Teórica I, Física Teórica II, Física Teórica III, Introdução à Engenharia e Métodos Quantitativos. Nessa modalidade, produzi material didático na forma de vídeos gravados das disciplinas de graduação Física Teórica II e Física Teórica III e Química dos Materiais e vídeos gravados e texto de aula teletransmitida da disciplina Fratura dos Materiais. No curso de pós-graduação EAD em Gerenciamento de Projetos, ministrei as seguintes disciplinas: Fundamentos de Gerenciamento. de Projetos. Integração e Escopo, Gerenciamento de Comunicação e Negócios, Gerenciamento de Stakeholders e Comunicações. Entre dezembro de 2013 e janeiro de 2018, trabalhei no Instituto Militar de Engenharia- IME, exercendo as seguintes funções: Coordenador de pesquisa e docente da Seção de Engenharia Nuclear - SE/7, chefe da biblioteca do IME e da Seção de Meios Auxiliares - SMA, (cumulativamente a função de docente), editor chefe da Revista Militar de Ciência e Tecnologia - RMCT e chefe da Seção de Ensino Básico - SE/1.

Plataforma Lattes