João Carlos Correia Baptista Soares de Mello

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (1981), mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1987) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Realizou estágio pós doutoral na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra em 2006 e estágio sênior no Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa em 2012. Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e foi editor da Engevista até 2015. Orientou 16 projetos de graduação; 35 dissertações de mestrado e 8 teses de doutorado na Universidade Federal Fluminense, além de ter orientado 1 dissertação de mestrado na Universidade de Coimbra e co-orientado uma dissertação de mestrado na Universidade Técnica de Lisboa - Instituto Superior Técnico e outra na PUC-Rio. Tem índice h igual a 9 na WEB of Science e 13 no SCOPUS. Na área administrativa atuou na UFF como chefe do departamento de Matemática Aplicada, vice-coordenador do programa de pós-graduação em Engenharia de Produção, coordenador do ciclo básico dos cursos de Engenharia e coordenador operacional da comissão de vestibular. Atualmente é chefe do Departamento de Engenharia de Produção e membro do Conselho de Curadores. Integra o sistema BASIS tendo feito avaliações para o INEP com vista a autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimentos de cursos de bacharelado e licenciatura e autorização de cursos de tecnologia. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Análise Envoltória de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: análise envoltória de dados (dea), multicritério, avaliação educacional, transporte aéreo e avaliação esportiva.