Jacqueline de Souza Gomes

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do "Observatório sobre Inclusão em Educação e Direitos Humanos" (https://sites.google.com/view/observatoriouff/). Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense. Com pesquisa de pós-doutorado concluída em Bioética pelo PPGBIOS, tendo sido bolsista PNPD/CAPES (2012-2013). Doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Mestra em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Bacharela em Direito pela Universidade Federal Fluminense (2005), bacharela em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e licenciada em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (2008). Academicamente atua nas seguintes áreas: ética normativa e aplicada; teorias da justiça; perspectivas filosóficas sobre as deficiências; direitos humanos das pessoas com deficiências; ensino e diagnósticos; inclusão, saúde e direitos humanos.

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: IMAGENS DA EDUCAÇÃO
Título Anoordem crescente doi Idioma
-TRANSVER- O ENSINO 2020 10.4025/imagenseduc.v10i2.50924 Português
Revista: REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO)
Título Anoordem crescente Idioma
Sala de Aula: laboratório e não consultório 2020 Português
Educação para liberdade: a utopia de uma sociedade humanizada 2019 Português
Dificuldades de aprendizagem? A escola do século XIX se arrasta até o século XXI. 2019 Português
Revista: REVISTA INTERINSTITUCIONAL ARTES DE EDUCAR
Título Anoordem crescente Idioma
Educação de Pessoas Surdas em Tempos de Pandemia: Linguagem e Relações de Poder 2020 Português
Revista: Movimento - Revista de Educação
Título Anoordem crescente Idioma
Diagnóstico como acordo social: contribuições a partir da sociologia do diagnóstico - Entrevista com Annemarie Jutel 2020 Português
Revista: Ciencia & Saude Coletiva
Título Anoordem crescente Idioma
Ausência de Diagnóstico e Construção da Identidade Social da Pessoa com Condições Raras: entre reconhecimento, estigma e emancipação 2019 Português
Revista: FILOSOFIA (SÃO PAULO)
Título Anoordem crescente Idioma
Democracia e Inclusão 2019 Português
Revista: Interface (Botucatu. Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Limites para uma ?justa? dose da medida? 2016 10.1590/1807-57622016.0156 Inglês
Revista: Diversitates
Título Anoordem crescente Idioma
Ética e Direitos Humanos: Um enfoque a partir da teoria das capacitações 2013 Português
Justiça e Inclusão Social 2009 Português
Revista: Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea
Título Anoordem crescente Idioma
O Conceito de Igualdade na Filosofia Política Contemporânea: um debate entre Rawls, Dworkin e Sen 2013 Português
Revista: Polymátheia (UECE)
Título Anoordem crescente Idioma
Locke: Entre os direitos naturais e universais 2007 Português
Revista: Discutindo Filosofia (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-1388 Conhecimento Prático Filosofia)
Título Anoordem crescente Idioma
Amartya Kumar Sen: o conceito multidimensional de pobreza 2007 Português