Jóice Cleide Cardoso Ennes de Souza

Mestre em Ciência da Informação pelo Convênio IBICT/UFF e Doutora em Ciência da Informação pelo Convênio IBICT/UFRJ. É licenciada e bacharel em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1986 e graduada em Museologia pela UNIRIO em 1985. Professora associada do Departamento de Ciência da Informação da UFF e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (PPGCI/UFF). Coordenou no período de 2001 a 2010 o Centro de Documentação e Informação da Infoglobo Comunicações SA., setor responsável pela preservação e representação da informação jornalística publicada nos jornais O Globo, Extra e Expresso. Temas de interesse: Organização, representação e recuperação da informação e do conhecimento; Leitura, Análise e Indexação de Imagens; Instrumentos de controle terminológico; Organização de imagens biomédicas. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Estudos Ônticos e Ontológicos em Contextos Informacionais: representação, recuperação e métricas - EOOCI.