Jéssica do Nascimento Rodrigues

Licenciada em Letras (Português/Inglês) pela UEMG (2000), Especialista em Educação pela UFLA (2002) e em Revisão de Texto pela FGF (2012), Mestre em Educação pela UFRRJ (2010) e Doutora em Educação pela UFF (2014), onde também realizou Estágio Pós-doutoral (2017). Na UFF, campus Gragoatá, é professora adjunta da Faculdade de Educação (FEUFF), vinculada ao departamento Sociedade, Educação e Conhecimento (SSE). Além disso, é credenciada no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem do Instituto de Letras desde 2021. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica (GEPLEA/UFF) e coordenadora do programa de ensino e extensão Laboratório de Letramentos Acadêmicos (LabLA). Letramento acadêmico e docente, formação de professores e educação linguística são alguns de seus temas de interesse.

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Sede de ler
Título Anoordem crescente Idioma
Início de uma longa caminhada: um laboratório de diálogos docentes e discentes 2021 Português
Revista: EDUCAÇÃO E PESQUISA
Título Anoordem crescente doi Idioma
Apreciações valorativas de estudantes de mestrado sobre o ensino da leitura e da escrita 2021 10.1590/s1678-4634202147233998 Português
Revista: SCRIPTA
Título Anoordem crescente Idioma
Tendências da produção científica brasileira na área de Letras sobre letramento acadêmico na formação de professores 2020 Português
Revista: LÍNGUAS & LETRAS (ONLINE)
Título Anoordem crescente doi Idioma
O Ethos Universitário Nos Letramentos Acadêmicos: Reflexões Sobre a Inserção e a Formação do Estudante de Graduação no Ensino Superior 2020 10.5935/1981-4755.20200017 Inglês
Revista: OMNIA - REVISTA INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS E ARTES
Título Anoordem crescente doi Idioma
Fundamentos e princípios das opções metodológicas. Metodologias quantitativas e procedimentos quali-quantitativos de pesquisa 2018 10.23882/om08-2-2018-a Português
Revista: L&S Cadernos de Linguagem e Sociedade
Título Anoordem crescente doi Idioma
Os desafios da escrita acadêmica para licenciandos de Pedagogia: apreciações valorativas sobre o ensino de gêneros discursivos acadêmicos 2018 10.26512/les.v19i1.10880 Português
Revista: Diálogo (UNILASALLE)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Blog Argumentandos: escrever para além da escola 2017 10.18316/dialogo.v0i36.3772 Português
Revista: Educação em Foco (Juiz de Fora)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Pela formação integral de educadores: as dimensões reflexiva, crítica e ambiental 2017 10.22195/2447-524620172219885 Português
Revista: Calidoscópio
Título Anoordem crescente doi Idioma
O ensino do texto escrito segundo professores de Língua Portuguesa de escolas públicas de Niterói (RJ): a disparidade teoria-prática 2017 10.4013/cld.2017.151.02 Português
O ensino do texto escrito segundo professores de Língua Portuguesa de escolas públicas de Niterói (RJ): a disparidade teoria-prática 2017 Português
Revista: Contrapontos (Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
O trabalho de professores da escola pública niteroiense: limites da precarização ou precarização sem limites 2016 Português
O TRABALHO DE PROFESSORES DA ESCOLA PÚBLICA NITEROIENSE: LIMITES DA PRECARIZAÇÃO OU PRECARIZAÇÃO SEM LIMITES 2016 10.14210/contrapontos.v16n3.p399-425 Português
Revista: CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPel (ONLINE)
Título Anoordem crescente doi Idioma
A formação de sujeitos críticos: possíveis aproximações entre discursos e práticas de professores de Língua Portuguesa 2016 Português
A formação de sujeitos críticos: possíveis aproximações entre discursos e práticas de professores de Língua Portuguesa 2016 10.15210/caduc.v0i53.9156 Português
Revista: PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Da linguagem à ideologia: contribuições bakhtinianas 2016 10.5007/2175-795X.2015v33n3p1115 Português
Revista: Educação em Revista (UNESP. Marília)
Título Anoordem crescente Idioma
Um ensaio sobre a reificação do trabalho docente: do pessimismo à práxis educativa 2016 Português
Revista: Interletras (Dourados)
Título Anoordem crescente Idioma
A produção textual escrita no ensino fundamental: um estudo com professores de Língua Portuguesa de Niterói-RJ 2016 Português
A produção textual escrita no ensino fundamental: um estudo com professores de Língua Portuguesa de Niterói, RJ 2016 Português
Revista: CAMINHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA
Título Anoordem crescente Idioma
Texto produto ou texto processo? Práticas cotidianas de professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental 2016 Português
Texto produto ou texto processo? Práticas cotidianas de professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental 2016 Português
Revista: Trabalho & Educação (UFMG)
Título Anoordem crescente Idioma
Precarização do trabalho docente e formação do sujeito crítico: (im)possibilidades e (des)caminhos 2015 Português
Revista: Perspectiva (UFSC)
Título Anoordem crescente Idioma
Da linguagem à ideologia: contribuições bakhtinianas 2015 Português
Revista: Pesquisa em Foco (UEMA)
Título Anoordem crescente doi Idioma
A formação do educador ambiental: as ideologias nas representações sociais 2015 Português
Formação do educador ambiental: as ideologias nas representações sociais 2015 10.18817/pef.v20i2.1013 Português
Revista: Revista Interdisciplinar de Ciências e Artes
Título Anoordem crescente Idioma
Os direitos fundamentais no Brasil como referências à qualidade de vida 2015 Português
Revista: REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Título Anoordem crescente doi Idioma
Ideologia e consenso na formação de educadores: a Educação Ambiental em foco 2014 10.14295/remea.v31i1.3668 Português
Ideologia e consenso na formação de educadores: a Educação Ambiental em foco 2014 Português
Educadores ambientais críticos: na disputa de sentidos, a superação 2011 10.14295/remea.v26i0.3504 Português
Revista: Contexto & Educação
Título Anoordem crescente doi Idioma
Pressupostos para a formação do educador ambiental 2014 10.21527/2179-1309.2014.92.52-71 Português
Revista: Revista de Comunicação e Educação Ambiental
Título Anoordem crescente Idioma
Educação e justiça ambiental: diálogos possíveis 2014 Português
Revista: Revista Cereus
Título Anoordem crescente Idioma
Contribuições da Teoria das Representações Sociais para o processo formativo de Educação Ambiental em tempos de crise 2014 Português
Revista: Teoria e Prática da Educação
Título Anoordem crescente doi Idioma
A formação de educadores ambientais críticos: concepções e práticas 2014 10.4025/tpe.v17i1.27724 Português
Revista: Synesis (on line)
Título Anoordem crescente Idioma
A 'imagem de homem' no processo reflexivo de formação docente continuada 2013 Português
Revista: EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA
Título Anoordem crescente doi Idioma
Universidade e formação de educadores ambientais críticos 2013 10.18675/1981-8106.vol23.n42.p90-105 Português
Revista: EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO
Título Anoordem crescente Idioma
Formação crítica e práxis de intervenção pedagógica: a análise de uma experiência em Educação Ambiental 2013 Português
Revista: Inter-ação (UFG. Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UM ESBOÇO SOBRE UM CAMINHO TEÓRICO-METODOLÓGICO NO CAMPO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO 2013 10.5216/ia.v38i3.19593 Português
Revista: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
Título Anoordem crescente doi Idioma
A leitura e a escrita: práticas sociais críticas e democráticas sob o enfoque de Paulo Freire 2013 10.21723/riaee.v8i1.6479 Português
Revista: LINHAS CRÍTICAS (ONLINE)
Título Anoordem crescente doi Idioma
A crise socioambiental e a atuação de ONGs ambientalistas no campo educacional 2012 10.26512/lc.v18i36.3941 Português
Revista: Cadernos de Educação (Duque de Caxias)
Título Anoordem crescente Idioma
Representações sociais e contribuições à Educação Ambiental: por um debate crítico 2011 Português
Revista: Revista de Educação Pública
Título Anoordem crescente doi Idioma
Algumas contribuições marxistas à Educação Ambiental (EA) Crítico-Transformadora 2011 10.29286/rep.v20i44.320 Português
Revista: Ambiente & Educação
Título Anoordem crescente Idioma
Políticas públicas e Educação Ambiental na contemporaneidade: uma análise crítica sobre a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) 2010 Português
Revista: Ciências Humanas e Sociais em Revista
Título Anoordem crescente Idioma
As representações sociais do grupo participante da construção da Política Pública de Educação Ambiental de Mesquita (RJ) 2010 Português
Revista: Interface (Porto Nacional)
Título Anoordem crescente Idioma
Processo seletivo por vestibular na Universidade Federal de Lavras: uma abordagem socioeconômica do fenômeno da exclusão 2007 Português