Iomara Barros de Sousa

Licenciada (2007) e bacharel (2010) em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Educação Básica modalidade no ensino de Geografia pela Faculdade de Formação de Professores (FFP)/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Mestre em Geografia (2014) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/ Rio Claro/SP (2018). Têm experiência em Ensino de Geografia, Estágio Supervisionado, Cartografia Escolar e Geotecnologias aplicadas ao ensino de Cartografia na Educação Básica. Possui projetos de pesquisas sobre Geotecnologias na formação inicial e na formação continuada docente de Geografia. É membro do Conselho Científico da Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC). Foi professora no Ensino Fundamental I na rede estadual do Rio de Janeiro- 2007 e docente concursada do ensino básico entre 2008 ao 2020 na disciplina de Geografia no Ensino Fundamental II (redes municipais de Itaboraí e Macaé/RJ) e no Ensino Médio (rede de ensino do estado do Rio de Janeiro). Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Geografia e Políticas Públicas no Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense onde atua no curso de licenciatura em Geografia.
 e-mail: iomara_sousa@id.uff.br

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Signos Geográficos
Título Anoordem crescente Idioma
Tecnologias de mapeamento e recursos de multimídia aplicados ao 7º ano do Ensino Fundamental: a construção de um olhar geográfico sobre o meio ambiente local 2022 Português
Revista: GEOGRAFIA ENSINO & PESQUISA
Título Anoordem crescente Idioma
Plataforma de mapeamento online aplicada à Cartografia Escolar para o estudo do meio ambiente: o exemplo do Mapeando Meu Rio 2019 Português
Revista: AR@CNE (BARCELONA)
Título Anoordem crescente Idioma
A formação inicial do professor de Geografia: uma discussão sobre as disciplinas de geotecnologias na educação 2019 Português
Revista: PESQUISAR - REVISTA DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAFIA
Título Anoordem crescente Idioma
Geotecnologias aplicadas ao ensino de Cartografia: experiência com o Google Earth e o GPS no Ensino Fundamental II 2018 Português
Revista: RBC. Revista Brasileira de Cartografia (Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Tecnologias utilizadas na produção de mapas: novas perspectivas didáticas no Ensino Fundamental II 2018 Português
Revista: Caminhos da Geografia (UFU. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Geotecnologias como recursos didáticos em apoio ao ensino de Cartografia nas aulas de Geografia do ensino básico 2015 Português
Revista: Estudos Geográficos (UNESP)
Título Anoordem crescente Idioma
O Desafio Metropolitano: um estudo sobre a problemática sócio-espacial nas metrópoles brasileiras 2013 Português
Revista: Revista Tamoios
Título Anoordem crescente Idioma
Geotecnologias no ensino básico: um estudo de caso junto aos professores da rede pública de ensino do Rio de Janeiro 2012 Português