Ilana da Silva Rebello Viegas

É graduada em Letras (2002- UFF), mestre (2005-UFF) e doutora (2009-UFF) em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense. Já atuou como professora de Língua Portuguesa na Prefeitura de São Gonçalo, na Prefeitura de Niterói, na Secretaria Estadual de Educação e na Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). Atualmente é professora Associada 40h DE, de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense. Está vinculada como professora permanente à linha de pesquisa Teorias do texto, do Discurso e da Tradução do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense, onde atua como docente e orientadora no mestrado e doutorado. Atua também no curso de especialização em Língua Portuguesa. É coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa UFF (Quadriênio 2019-2022), vice-chefe do Setor de Língua Portuguesa da UFF (2020 - atual) e uma das coordenadoras dos Projetos de Extensão: PID - Projeto de Iniciação à Docência -Subprojeto: Semiolinguística e ensino: a sala de leitura como espaço de fruição e A Semiolinguística aplicada ao Ensino de Língua Materna. É membro do grupo de pesquisa em Semiolinguística - Leitura, fruição e ensino (GPS - LeiFEn/UFF/CNPq), do Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso (Ciad-Rio) e do Grupo de Trabalho de Linguística de Texto e Análise da Conversação da Anpoll. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: semiolinguística, mídia, leitura, interpretação e escrita.

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: CONFLUÊNCIA
Título Anoordem crescente doi Idioma
Ethos e pathos - a mise en scène em capa da IstoÉ a serviço do espetacular 2021 10.18364/rc.2021n61.458 Português
Revista: Percursos Linguísticos (UFES)
Título Anoordem crescente Idioma
Discursos em dissenso: um olhar semiolinguístico sobre a construção argumentativa e o ensino de língua. 2021 Português
Revista: Gragoatá (UFF)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Mimimi de mulher em `memes’: referenciação, estereotipagem e reenunciação 2020 10.22409/gragoata.v25iEsp.34198 Português
Do signo ao texto, da língua ao discurso: de Saussure a Charaudeau 2017 10.22409/gragoata.2017n44a1002 Português
Revista: LINGUAGEM EM FOCO
Título Anoordem crescente doi Idioma
Emojis como nova estratégia de captação no discurso publicitário 2020 10.46230/2674-8266-12-4022 Português
Revista: MATRAGA
Título Anoordem crescente doi Idioma
-DESMORONANDO-: ANÁLISE DO ETHOS E DO PATHOS EM UMA CAPA DA VEJA 2020 10.12957/matraga.2020.46953 Português
Revista: Caderno de Letras UFF
Título Anoordem crescente Idioma
Fake news: um exame semiolinguístico da desinformação em ambientes sócio-interativos digitais 2019 Português
Revista: Palimpsesto
Título Anoordem crescente Idioma
Para além do sentido de língua: a leitura como fruição e construção de conhecimento 2018 Português
Revista: Cadernos de Letras da UFF
Título Anoordem crescente Idioma
Ensinar a ler para além do visível: do sentido de língua ao sentido de discurso. 2016 Português
Desvelando os processos de formação de palavras no texto publicitário 2004 Português
Revista: Caderno Seminal Digital (Rio de Janeiro)
Título Anoordem crescente Idioma
O papel social da leitura e da escrita: a questão do letramento 2015 Português
Revista: Revista Litteris
Título Anoordem crescente Idioma
Estudo das especificidades do gênero capa de revista: a linguagem em ação. 2015 Português
A CARICATURA A SERVIÇO DA CRÍTICA EM CAPAS DA REVISTA VEJA 2013 Português
Revista: Revista Letra (Rio de Janeiro)
Título Anoordem crescente Idioma
A utilização da caricatura em capas da revista veja ? um olhar para além da linguagem visual 2014 Português
Revista: Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)
Título Anoordem crescente Idioma
Rato e política: a crítica explícita em capas da Veja 2014 Português
Revista: PENSARES EM REVISTA
Título Anoordem crescente Idioma
O ?POLVO?: O TROCADILHO A SERVIÇO DA CRÍTICA EM CAPAS DA REVISTA VEJA 2013 Português
Revista: Revista e-scrita: revista do curso de etras da UNIABEU
Título Anoordem crescente Idioma
CONTEÚDOS DE INTERPRETAR EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: UMA PROPOSTA DE ENSINO. 2013 Português
Revista: REVISTA SOLETRAS
Título Anoordem crescente Idioma
Conteúdos de interpretar ? a leitura como passaporte para a interação com o mundo 2011 Português
O produto (marca) como garoto-propaganda: as modalidades do ato delocutivo e a intertextualidade - uma leitura semiolingüística do texto publicitário escrito 2006 Português
Revista: Cadernos do CNLF (CiFEFil)
Título Anoordem crescente Idioma
Como e por que trabalhar com o texto publicitário em sala de aula 2010 Português
Leitura e interpretação na sala de aula: formamos leitores ou ledores? 2009 Português
Os verbos dicendi na construção de personagens da literatura brasileira 2008 Português
A força da linguagem publicitária 2007 Português
"Brasil. É bonito, é bonito, é bonito.": A repetição na construção de sentido do discurso publicitário escrito 2005 Português
Revista: Revista Philologus
Título Anoordem crescente Idioma
O papel social da leitura e da escrita: ser alfabetizado é ser letrado? 2007 Português