Hayda Josiane Alves

Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem do Instituto de Humanidades e Saúde de Rio das Ostras/Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da UFF. Pós-doutorado pelo Departamento de Antropologia/IFCH/UNICAMP e Prevention Sciences Research Center/Morgan State University. Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP)/Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Enfermeira e Mestre em Enfermagem pela UNICAMP. Tem experiência nas áreas de saúde coletiva com foco em educação popular em saúde e pesquisa-ação participativa em saúde. Desenvolve investigações no entorno dos temas: política social; saúde de adolescentes e jovens; enfermagem em saúde coletiva, educação popular e saúde. Atualmente desenvolve pesquisas por meio de abordagens participativas: investigação ação participativa/pesquisa ação participativa em saúde. Membro do Internacional Collaboration for Participatory Health Research (ICPHR), compondo o Kids In Action, sub-grupo dedicado à pesquisa participativa em saúde com crianças, adolescentes e jovens. Membro da Rede de Educação Popular e Saúde.

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Segurança Alimentar e Nutricional
Título Anoordem decrescente Idioma
Promoção da saúde e comensalidade: um estudo entre residentes de moradia universitária 2006 Português
Agricultores consomem frutas, verduras e legumes? Bases para ações educativas. 2008 Português
Revista: Revista de Saúde Pública
Título Anoordem decrescente Idioma
Comportamento alimentar em moradia estudantil: um espaço para promoção da saúde 2007 Inglês
Revista: Revista de Nutrição da PUCCAMP
Título Anoordem decrescente Idioma
Representações sobre o consumo de frutas, verduras e legumes entre fruticultores de zona rural 2008 Português
Revista: Ciência e Saúde Coletiva (Impresso)
Título Anoordem decrescente Idioma
A saúde do homem em foco (Resenha) 2011 Português
Revista: Physis (UERJ. Impresso)
Título Anoordem decrescente doi Idioma
Viver por um fio (Resenha) 2011 Português
Massa marginal na América Latina: mudanças na conceituação e enfrentamento da pobreza 40 anos após uma teoria 2012 10.1590/S0103-73312012000100006 Inglês
Revista: Acta Scientiae Médica
Título Anoordem decrescente Idioma
Avanços e desafios do Programa Bolsa Família na perspectiva da determinação social em saúde 2012 Português
Revista: DEMETRA: ALIMENTAÇÃO, NUTRIÇÃO & SAÚDE
Título Anoordem decrescente Idioma
Educação alimentar e nutricional como prática social 2013 Português
Revista: Revista Enfermagem UERJ
Título Anoordem decrescente doi Idioma
Manejo de eventos adversos pós-vacinação pela equipe de enfermagem: desafios para o cuidado 2013 Português
Narrativas de vida de mulheres assentadas rurais durante a pandemia de Covid-19 [Life narratives of women in rural settlements during the Covid-19 pandemic] [Narrativas de vida de las mujeres de asentamientos rurales durante la pandemia de Covid-19] 2021 10.12957/reuerj.2021.62340 Português
Revista: Revista Panamericana de Salud Publica (Print)
Título Anoordem decrescente Idioma
EXCLUSÃO SOCIAL E INIQUIDADES EM SAÚDE: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DO PROGRAMA BOLSA FAMILIA (BRASIL)' 2013 Português
Revista: REVISTA DE ENFERMAGEM REFERÊNCIA
Título Anoordem decrescente doi Idioma
Adolescent pregnancy and local co-planning: a diagnostic approach based on the PRECEDE-PROCEED model 2017 10.12707/RIV16058 Português
Revista: Ciencia & Saude Coletiva
Título Anoordem decrescente doi Idioma
Políticas sociais: conceitos, trajetórias e a experiência brasileira 2019 10.1590/1413-81232018246.30182018 Português
Revista: Adolescência & Saúde
Título Anoordem decrescente Idioma
Fatores intervenientes da gravidez na adolescência à partir de um modelo de promoção da saúde baseado na comunidade 2020 Português
Revista: Boletim Ciência Macaé
Título Anoordem decrescente Idioma
Crianças e pandemia da COVID-19: direito à voz e participação mediada por fanzine 2020 Português
Resistir e cuidar: experiências de enfrentamento da COVID-19 em um território de reforma agrária 2020 Português
Revista: TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDE (ONLINE)
Título Anoordem decrescente doi Idioma
Tensões e contradições da proteção social na fronteira da assistência com a saúde 2020 10.1590/1981-7746-sol00265 Português
Revista: Revista Brasileira de Enfermagem
Título Anoordem decrescente doi Idioma
Participative education with nurses: potentialities and vulnerabilities in the breast and cervical cancer tracking 2020 10.1590/0034-7167-2019-0692 Português
Revista: HRB Open Research
Título Anoordem decrescente Idioma
Children as innovators: harnessing the creative expertise of children to address practical and psychosocial challenges of the coronavirus disease 2019 (COVID-19) pandemic ? COVISION study protocol 2021 Português
Revista: CHILDHOOD-A GLOBAL JOURNAL OF CHILD RESEARCH
Título Anoordem decrescente doi Idioma
Children and adolescents? voices and the implications for ethical research 2022 10.1177/09075682211061230 Inglês