Guilherme Nery Atem

Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda - pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (1995); especialização em Filosofia Contemporânea pela PUC-Rio (1997); mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000); mestrado em Letras / Lingüística pela UERJ (2009); doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e Pós-Doutorado em Letras / Linguística pela UERJ (2013-2014). Atualmente é professor Associado 4 da Universidade Federal Fluminense (IACS / Deptº Comunicação Social). Tem experiência na área de Comunicação Social, com ênfase em Filosofia e Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, semiótica e teorias da linguagem, análise do discurso, publicidade e propaganda, linguagem publicitária. Co-líder do Grupo de Pesquisa "ReC: retórica do consumo" (UFF/CNPq). Foi Colaborador do Projeto de Extensão "OBS.: Observatório de Publicidade Expandida" (UFRJ/UFF, de 2016 a 2018, associado ao projeto de extensão Contatos). É atualmente vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de Publicidade (ABP2), desde 2015. Foi membro da diretoria da Associação Brasileira de Estudos Semióticos (ABES), 2015/2017. Colaborador esporádico da Casa Semio (SP). Foi professor credenciado nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Comunicação (PPGCOM) e em Mídia e Cotidiano (PPGMC), da UFF, ministrando orientações e diferentes disciplinas.

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Publicações

Revista: Verso e Reverso (Unisinos. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Extensão da publicidade, imediacia e hibridação com a cultura cotidiana 2019 Português
Revista: SIGNOS DO CONSUMO
Título Anoordem crescente doi Idioma
O perfume do mundo: consumo de experiências de marca pelo olfato 2018 10.11606/issn.1984-5057.v10i2p4-14 Português
Pedagogia do consumo: estratégias da marca Guaraná Antarctica 2010 Português
Revista: Revista Espaço Acadêmico (UEM)
Título Anoordem crescente Idioma
A 'centralidade' do consumidor e as novas interações com marcas globalizadas 2016 Português
Revista: Comum (FACHA)
Título Anoordem crescente Idioma
Por uma subjetivação onívora: o consumo do imaterial 2016 Português
Revista: Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Por uma ontologia do consumo: entre a filosofia e a publicidade 2012 Português
Revista: Alceu (PUCRJ)
Título Anoordem crescente Idioma
A lógica social da forma-consumo 2011 Português
Revista: BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação
Título Anoordem crescente Idioma
A linguagem e a crise da ?crise da representação? 2011 Português
Revista: Em Questão (UFRGS. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Mídia e individuação semioestética 2010 Português
Revista: Rumores (USP)
Título Anoordem crescente Idioma
Semiocapitalismo e mídia na modulação das afecções: de McLuhan a Todd Gitlin 2008 Português
Revista: Estudos em Jornalismo e Mídia (UFSC)
Título Anoordem crescente Idioma
Guerra semiótica, jornalismo e propaganda 2008 Português
Revista: Pré-Texto
Título Anoordem crescente Idioma
Trabalho imaterial e política do desejo: as tarefas do pensamento contemporâneo 2001 Português