Glayci Kelli Reis da Silva Xavier

Glayci é doutora em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também cursou o mestrado em Estudos de Linguagem e a graduação em Letras Português/Inglês. Atualmente, é professora de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (GLC) do Instituto de Letras da UFF. Entre 2013 e 2018, foi professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Colégio Pedro II (40h DE), ministrando aulas de Língua Portuguesa e Literatura. Além disso, foi Professora Supervisora (Orientadora) do Programa de Residência Docente (Especialização Lato Sensu) do CPII. Trabalhou como professora do Ensino Fundamental nas redes municipais de Niterói e Itaboraí e como professora substituta de Língua Portuguesa e Linguística no curso de Letras da UERJ/FFP. Foi tutora presencial e à distância pelo CECIERJ/CEDERJ, atuando como tutora de Língua Portuguesa na Licenciatura em Pedagogia EAD da UERJ, na Licenciatura em Letras EAD da UFF e em cursos de Formação Continuada do SEEDUC. Hoje, é coordenadora de Língua Portuguesa Instrumental do curso de Licenciatura em Letras EAD da UFF/CEDERJ. Trabalhou na Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual voltada para professores de Língua Portuguesa da Rede Estadual do Rio de Janeiro (SEEDUC), ministrado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em parceria com o CECIERJ/CEDERJ. É integrante do GPS-LEIFEN (Grupo de Pesquisa em Semiolinguística: Leitura, Fruição e Ensino) e do LEPELL/CPII (Laboratório de Estudo de Práticas Educativas em Língua Portuguesa e Literatura), ambos certificados pelo Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPq.

Plataforma Lattes

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Percursos Linguísticos (UFES)
Título Anoordem crescente doi Idioma
DISCURSOS EM DISSENSO: UM OLHAR SEMIOLINGUÍSTICO SOBRE A CONSTRUÇÃO ARGUMENTATIVA E O ENSINO DE LÍNGUA 2021 10.47456/pl.v11i29.36777 Português
Revista: Acta Scientiarum (UEM)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Charges alteradas, polêmicas instauradas: limites da intertextualidade na arena do dissenso midiático 2021 10.4025/actascilangcult.v43i1.55662 Português
Revista: GLÁUKS ONLINE
Título Anoordem crescente doi Idioma
?Tentando amenizar a impotência do confinamento?: a rotina pandêmica à luz da ironia dos Bichinhos de Jardim 2021 10.47677/gluks.v21i01.231 Português
Revista: REVISTA DIÁLOGOS (REVDIA)
Título Anoordem crescente Idioma
Pandemia em textos midiáticos: narrar, descrever e argumentar ?para construir memória, afeto, respeito e futuro? 2021 Português
Revista: Veredas: Revista da Associação Internacional de Lusitanistas
Título Anoordem crescente doi Idioma
Tempo e narrativa no gênero charge: condensar para potencializar 2020 10.24261/2183-816x0931 Português
Revista: REVISTA X
Título Anoordem crescente doi Idioma
UMA FLOR NASCEU NO RIO! PAPÉIS DOS ACTANTES NA ENCENAÇÃO NARRATIVA EM CHARGES SOBRE MARIELLE FRANCO 2020 10.5380/rvx.v15i2.71457 Português
Revista: EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
Título Anoordem crescente doi Idioma
Argumentação implícita e multimodalidade em gêneros da instância midiática 2020 10.47369/eidea-20-3-2945 Português
Revista: Revista Entrepalavras
Título Anoordem crescente doi Idioma
Pensar por si e dizer o que pensa: o ensino da argumentação e a formação de sujeitos autônomos 2019 10.22168/2237-6321-11388 Português
Revista: REVISTA ELETRÔNICA ARATICUM
Título Anoordem crescente Idioma
A imagem de Maurício de Sousa na construção narrativa da Turma da Mônica Jovem: ser social, autor e narrador 2019 Português
Revista: LITERARTES
Título Anoordem crescente doi Idioma
A construção da lógica narrativa no -semimangá- de Maurício de Sousa 2018 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2018.139921 Português
Revista: Darandina Revisteletrônica
Título Anoordem crescente Idioma
Histórias em quadrinhos: panorama histórico, características e verbo-visualidade 2017 Português
Revista: Cadernos de Letras da UFF
Título Anoordem crescente doi Idioma
LEITURA DE TEXTOS VERBO-VISUAIS: A CONSTRUÇÃO DOS MODOS DESCRITIVO E NARRATIVO NOS QUADRINHOS 2016 10.22409/cadletrasuff.2016n52a147 Português
Revista: Linguagem em (Re)vista
Título Anoordem crescente Idioma
A encenação descritiva nos quadrinhos Turma da Mônica Jovem 2014 Português
Gêneros publicitários e o modo argumentativo: perspectivas de ensino 2013 Português
Revista: Diálogo das Letras
Título Anoordem crescente doi Idioma
É hora do comercial: introdução ao estudo da argumentação no Ensino Fundamental por meio de textos publicitários 2013 10.22297/dl.v2i1.551 Português
Revista: Revista Litteris
Título Anoordem crescente Idioma
Os estudos aplicados de linguagem: algumas contribuições para o ensino de língua materna 2013 Português
Revista: HIPERTEXTOS REVISTA DIGITAL
Título Anoordem crescente doi Idioma
Leitura e produção de textos com alunos das séries iniciais: a tecnologia como ferramenta de criação 2013 10.47867/htxt.v10i10 Português
Revista: Revista Práticas de Linguagem
Título Anoordem crescente Idioma
Histórias para divertir e para ensinar: leitura e produção de fábulas nas séries iniciais do ensino fundamental 2012 Português
Revista: Revista Philologus
Título Anoordem crescente Idioma
Análise do discurso publicitário presente em um episódio de Bob Esponja sob a perspectiva semiolinguística 2012 Português
Revista: Conhecimento Prático Língua Portuguesa
Título Anoordem crescente Idioma
Uma reflexão sobre ser professor 2010 Português
Revista: REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO)
Título Anoordem crescente Idioma
A Pesquisa no Ensino Fundamental: Fonte para Construção De Conhecimento 2009 Português