Francisco Leonel de Figueiredo Fernandes

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é supervisor do Instituto Franco Basaglia e professor associado II da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, estruturas clínicas, psicose, transferência, uso de drogas e saúde mental. Desenvolve uma intensa atividade de formação profissional na Rede de Saúde Mental de Niterói, buscando associar a capacitação profissional à investigação científica. Destacando-se para este fim, as atividades do grupo de pesquisa a que está associado, cujo nome é "Psicanálise, Laço Social e Discurso".