Francisco José Batista de Sousa

Professor Associado da Universidade Federal Fluminense - UFF, Escola de Administração, Coordenador do Observatório de Tecnologia/Escola de Startups, Diretor da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFF (2012-2015), Líder do grupo de pesquisas GEPIE (Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação), Pesquisador Associado do Núcleo de Estudos em Inovação, Conhecimento e Trabalho NEICT, Pesquisador Associado do Triple Helix Research Group ? Brazil. Pesquisador do CETCOPRA - Sorbonne, Paris (2007-2008). Graduado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade Gama Filho (1979). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE (1997) com ênfase em inovação tecnológica (apoio: bolsa CAPES) e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE (2001) com ênfase em inovação tecnológica e organizações (apoio: bolsa CNPq). Pós-Doutorado em Socioantropologia das Técnicas - Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade pela Université Paris 1, Sorbonne (2008) (apoio: bolsa FAPERJ para fixação de doutores na UFF), orientação de Alain Gras. Pós-Doutorado em Engenharia e Políticas Públicas (2017) pelo Instituto Superior Técnico - IN+, Universidade de Lisboa. Orientação Miguel Amaral. Foi Professor das Universidades: Universidade Gama Filho ? Engenharia de Produção (2009 a 2002); Universidade Cândido Mendes ? Pós-Graduação em Gestão Estratégica (2006 a 2005); Unigranrio ? Universidade do Grande Rio - Administração de Empresas, Economia e Ciências Contábeis e Mestrado de Odontologia (2006 a 1997); Universidade Castelo Branco ? Administração ((2002 a 1998); Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Engenharia de Produção como Professor Substituto (1996); Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro, Celso Suckow da Fonseca (1981). Atuou como Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação Superior do Ministério de Educação (2006 a 2009). Membro da Triple Helix Association (Madrid, 2010). Membro do Comitê de Avaliadores do SIMPEP ? Simpósio de Engenharia de Produção (desde 2009). Membro do Comitê organizador - Triple Helix of University ? Industry ? Government Relations, RJ, Brasil (2000). Membro do Comitê organizador - Workshop Rio Triple Helix, Brasil (1999). Tem experiência profissional de 18 anos nas áreas de Engenharia Elétrica e de Gestão, tendo desenvolvido projetos de subestações, plantas industriais e projetos de sistemas auxiliares, implantação de complexos industriais, projetos e implantação de sistemas de manutenção industrial, projetos de malhas de terra, estudos de sequência de eventos, SCADA-EMS em usinas hidroelétricas, gerência regional, etc., atuando nas empresas seguintes: ELETROBAVÁRIA S.A. - Eng. Eletricista (1995 a 1994); SHELL do Brasil S.A. - Eng. Sênior - Área: Engenharia de Distribuição (1993 a 1991); IESA - Internacional de Engenharia S.A. - Eng. Titular Sênior /Coordenador (1991 a 1988); SULZER DO BRASIL - Engenheiro Eletricista (1988); CCT ? ELETROMONTAGENS LTDA - Engenheiro responsável e sócio majoritário (1987 a 1986); Empresas Nucleares Brasileiras S.A. ? NUCLEBRÁS - Engenheiro I /II (1986 a 1981); Interamericana de Engenharia e Arquitetura ? INEAL S.A. ? Engenheiro Júnior (1981 a 1978).Tem como principal produção técnica a base de dados Innovation Database i9db (2009). Suas principais linhas de pesquisa são: Conhecimento Científico e Tecnológico; Hélice Tríplice das Relações Universidade-Indústria-Governo; Novos Ambientes Favoráveis à Inovação: Incubadoras, Parques e Tecnópoles; Gestão da P&D&I ? Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; Escolhas Tecnológicas; Estudos Setoriais; e ImaginárioTecnológico.

Plataforma Lattes