Francisca Marli Rodrigues de Andrade

Doutora em Educação, Cultura da Sustentabilidade e Desenvolvimento pela Universidade de Santiago de Compostela (USC) Espanha, financiado pela União Europeia - Programa Erasmus Mundus External Cooperation Window (EM-ECW- e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Doutorado revalidado no Brasil pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). É professora Adjunta na área de Saúde e Meio Ambiente, vinculada ao Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Fluminense (UFF). Forma parte, na condição de docente permanente credenciada, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino da Universidade Federal Fluminense (PPGEn/UFF). É membro titular da Comissão Permanente de Sustentabilidade da Universidade Federal Fluminense (CPS). Coordenadora do Laboratório de Estudos Decoloniais (LEDec). Desenvolve pesquisas na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ambiente e Sociedade; Educação do Campo; Educação e Saúde; Amazônia.

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Educação e Políticas em Debate
Título Anoordem crescente doi Idioma
Ações afirmativas no Ensino Superior: o caso do Programa de Pós-graduação em Ensino, da Universidade Federal Fluminense 2022 10.14393/REPOD-v11n1a2022-64905 Português
Revista: ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES
Título Anoordem crescente doi Idioma
Formação de educadores do campo nas IFES brasileiras: Desafios do ensino remoto em tempos de pandemia Covid-19 2022 10.14507/epaa.30.6616 Português
Desenvolvimento sustentável na Amazônia brasileira: Significados e conceitos 2020 10.14507/epaa.28.5117 Português
Revista: CADERNOS CIMEAC
Título Anoordem crescente doi Idioma
Educadores do campo e movimentos sociais em formação: embates políticos em defesa das escolas do campo no nordeste fluminense 2021 10.18554/cimeac.v11i2.5434 Português
Rural teachers and social movements under formation: political struggles for rural schools in northweestern Rio de Janeiro state 2021 10.18554/cimeac.v11i2.5954 Português
Revista: Social Sciences & Humanities Open
Título Anoordem crescente doi Idioma
Twitter in Brazil: Discourses on China in times of coronavirus 2021 10.1016/j.ssaho.2021.100118 Inglês
Revista: Research, Society and Development
Título Anoordem crescente doi Idioma
Educação Ambiental na -Cidade das Fundições-: políticas públicas e a configuração do racismo ambiental 2021 10.33448/rsd-v10i12.20240 Português
Revista: Revista A BRUXA
Título Anoordem crescente Idioma
Água: essencial à vida. Interdisciplinar por natureza 2021 Português
Revista: INTERFACES DA EDUCAÇÃO
Título Anoordem crescente doi Idioma
Povos indígenas e desafios atuais: percepções decoloniais na formação de educadores do campo 2021 10.26514/inter.v12i34.4386 Português
Revista: Ambiente & Sociedade (Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Rio de Janeiro and climate crisis: governance, interactivity and discursive construction on Twitter 2020 10.1590/1809-4422asoc20190202r2vu2020l6td Português
Revista: Educação em Revista (Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
ESCOLAS DO CAMPO E INFRAESTRUTURA: ASPECTOS LEGAIS, PRECARIZAÇÃO E FECHAMENTO 2020 10.1590/0102-4698234776 Português
Revista: REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Título Anoordem crescente doi Idioma
NATUREZA E REPRESENTAÇÕES QUE R-EXISTEM: CINCO SÉCULOS DE INVASÃO, APROPRIAÇÃO E VIOLÊNCIA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA 2019 10.14295/remea.v36i2.9039 Português
Revista: Revista Brasileira de Educação do Campo
Título Anoordem crescente doi Idioma
Educação do Campo em giro decolonial: a experiência do Tempo Comunidade na Universidade Federal Fluminense (UFF) 2019 10.20873/uft.rbec.e7178 Português
Revista: Revista Espaço do Currículo
Título Anoordem crescente doi Idioma
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM MIRADAS INTEGRATIVAS E RESTAURATIVAS: currículos educativos na Amazônia 2018 10.22478/ufpb.1983-1579.2018v3n11.41937 Português
QUATRO DÉCADAS DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO DISCURSO AMBIENTAL: lógicas integrativas e restaurativas em currículos educativos 2018 10.22478/ufpb.1983-1579.2018v3n11.43815 Português
Revista: Ambiente e Sociedade (Campinas)
Título Anoordem crescente doi Idioma
THE AMAZON BEYOND THE FORESTS, RIVERS AND SCHOOLS: SOCIAL REPRESENTATIONS AND ENVIRONMENTAL PROBLEMS 2018 10.1590/1809-4422asoc0250r1vu18l3ao. Inglês
Revista: Revista Científica RUNAE
Título Anoordem crescente Idioma
Natureza Amazônica e Educação Ambiental, identidades, saberes docentes e representações sociais 2017 Português
Revista: REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONA
Título Anoordem crescente doi Idioma
Educação Ambiental e formação docente na Amazônia brasileira: contextos universitários e realidades cotidianas 2017 10.7213/1981-416X.17.055.DS07 Português
Revista: Pedagogía Social. Revista interuniversitaria (PSRI)
Título Anoordem crescente Idioma
ENVIRONMENTAL EDUCATION IN AMAZON REGION: A STUDY WITH SOCIAL REPRESENTA- TIONS OF PEDAGOGUES IN PUBLIC SCHOOLS IN THE CITY OF CASTANHAL ? PARÁ (BRAZIL) 2016 Português
Revista: Revista Espacios Transnacionales
Título Anoordem crescente Idioma
Educação Ambiental na Amazônia brasileira: participação e reclamos sociais em tempos pós-hegemônicos 2016 Português
Revista: https://doi.org/10.17979/ams.2014.18.0
Título Anoordem crescente doi Idioma
Educación Ambiental na Amazonía: das representacións sociais ás prácticas pedagóxicas cotiás 2014 10.17979/ams.2014.18.0 Português
Revista: Revista Igara
Título Anoordem crescente Idioma
Práticas educativas de Educação Ambiental para turmas de 4ª série da Escola de Aplicação da UFPA 2012 Português