Flavia dos Santos Soares

Possui graduação em MATEMÁTICA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro onde cursou a Licenciatura e o Bacharelado. É mestre em MATEMÁTICA (2001) e doutora em EDUCAÇÃO (2007) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). É professora da categoria Associado II da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FE/UFF) onde atua na Licenciatura em Matemática, nos cursos presencial e EAD (como bolsista do CEDERJ), no curso de Pedagogia e na Pós-graduação em Educação (PPG/FEUFF). Tem experiência na área de ensino de Matemática na educação básica e superior tendo trabalhado no Colégio Pedro II, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Instituto Superior de Tecnologia (IST- Paracambi/ FAETEC) e na Universidade Severino Sombra (Vassouras/RJ). Foi diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Rio de Janeiro (2013-2015/ 2016-2018). É vice-coordenadora do GT 19 da Anped (2019-2021/2021-2023), Subchefe (2020-2022) do Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento (SSE) na Faculdade de Educação (UFF). É sócia da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, da ANPED, da Sociedade Brasileira de História da Educação e da SBPC. Pesquisa principalmente nos seguintes temas: História da Educação Matemática e do ensino de Matemática no Brasil, Livros Didáticos e história da formação e profissionalização do professor de Matemática no Brasil, com especial interesse no século XIX.

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Bolema (Rio Claro)
Título Anoordem crescente doi Idioma
A Didática Especial de Matemática na Universidade do Brasil: recortes sobre a atuação de Eleonora Lobo Ribeiro 2021 Português
Cálculo Mental e Ensino de Aritmética em Escolas da Cidade do Rio de Janeiro no Final do Século XIX 2019 10.1590/1980-4415v33n63a09 Português
Analisando provas de concursos para professores de Matemática no Colégio Pedro II no século XIX 2010 Português
Revista: Zetetiké (on line)
Título Anoordem crescente doi Idioma
A aritmética da -Nova escola para ler, escrever e contar- 2019 10.20396/zet.v27i0.8653896 Português
Adoção, avaliação e circulação de livros didáticos de Matemática no século XIX 2013 Português
Revista: Revemop
Título Anoordem crescente Idioma
Progressões Aritmética e Geométrica: visões a partir dos livros de Aritmética e Álgebra de Serrasqueiro e Ottoni 2019 Português
Revista: Boletim LABEM
Título Anoordem crescente Idioma
Estimativas em Sala de aula 2018 Português
M&Ms e Matemática: um estudo sobre probabilidades 2015 Português
Revista: REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Título Anoordem crescente Idioma
As muitas mãos na escrita da História: a trajetória de um manual de Desenho do século XIX por meio de documentos manuscritos 2018 Português
Revista: Educação Matemática em Revista
Título Anoordem crescente Idioma
Atividades com gráficos para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio 2017 Português
Revista: Educação Matemática Pesquisa (Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Acervos e arquivos na cidade do Rio de Janeiro: possibilidades para a pesquisa em História da Educação Matemática 2015 Português
Revista: Revista HISTEDBR On-line
Título Anoordem crescente Idioma
O ensino de Matemática na Escola Normal da Corte (1876-1889) 2013 Português
Revista: International Journal for the History of Mathematics Education
Título Anoordem crescente Idioma
Defining Teachers' knowledge: a discussion about examinations for primary anda secondary school teachers in Brazil in the nineteenth century 2009 Inglês
Revista: Revista do Professor de Matemática
Título Anoordem crescente Idioma
Que fim levou o Algoritmo de Peletarius? 2008 Português
Revista: Revista Diálogo Educacional (PUCPR)
Título Anoordem crescente Idioma
Ensino de Matemática e Matemática Moderna em Congressos no Brasil e no mundo 2008 Português
Fontes para a História da Educação Matemática: Imprensa e a Matemática Moderna 2006 Português
Revista: Pesquisas e Práticas em Educação Matemática
Título Anoordem crescente Idioma
Ensino e Aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral 2007 Português
Leia o livro e assista o filme (Resenha) 2007 Português
Revista: Horizontes (Bragança Paulista)
Título Anoordem crescente Idioma
Instrução Pública e docência de Matemática na virada do século XVIII para o XIX 2007 Português
Ensino de Matemática no século XX - Da Reforma Francisco Campos à Matemática Moderna 2004 Português
Revista: Zetetike (UNICAMP)
Título Anoordem crescente Idioma
As políticas de avaliação do Livro Didático na Era Vargas: a Comissão Nacional do Livro Didático 2005 Português
Revista: Boletim GEPEM (USU)
Título Anoordem crescente Idioma
A dimensão instigante da leitura na formação de professores de matemática. 2005 Português
Isaac Newton e sua maça (Resenha) 2004 Português