Fernando Morais da Costa

Professor associado da Universidade Federal Fluminense, na Pós-Graduação em Cinema e audiovisual (PPGCine) e no Departamento de Cinema e Vídeo. Doutor em Comunicação pela mesma instituição (2007). Atua principalmente nos seguintes temas: análise do som, história e teoria do cinema, cinema contemporâneo.

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Ciberlegenda (UFF. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Mil e uma noites, Arábia. Vozes de narradores, sons ambientes, silêncios, crise, trabalhismo 2020 Português
Pode-se dizer que há algo como um hiperrealismo sonoro no cinema argentino? 2011 Português
Revista: NOVOS OLHARES (USP)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Teorias sobre voz nas décadas de 1960 e 1970 e cinema contemporâneo 2017 10.11606/issn.2238-7714.no.2017.131600 Português
Revista: REVISTA ECO PÓS
Título Anoordem crescente Idioma
Chelsea Girls, Walden. 1996, 1969. Som direto, silêncio, vozes, deslocamentos 2016 Português
Revista: REBECA. Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
Título Anoordem crescente Idioma
Uma entrevista com Claudia Gorbman 2016 Português
Revista: Significação-Revista de Cultura Audiovisual
Título Anoordem crescente Idioma
Silêncios e vozes no cinema: Tabu e Stereo 2014 Português
Revista: Ilha do Desterro
Título Anoordem crescente Idioma
Representação sonora entre literatura e cinema: a questão do ponto de escuta nas adaptações de Persuasão de Jane Austen 2013 Português
Revista: Filme Cultura
Título Anoordem crescente Idioma
Existe hoje uma pluralidade de usos do silêncio no cinema brasileiro 2013 Português
Como soa hoje experimental? 2011 Português
Revista: Contemporanea (UFBA. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Silêncios, os sons dos rios, os sons das cidades: Los Muertos e Liverpool 2012 Português
Revista: E-Compós (Brasília)
Título Anoordem crescente Idioma
Sons urbanos e suas escutas através do cinema 2012 Português
Revista: Recine: Revista do Festival Internacional de Cinema de Arquivo
Título Anoordem crescente Idioma
Os estudos do som no cinema, da música e a lembrança dos músicos. 2010 Português
Revista: Logos (UERJ. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Pode o cinema contemporâneo representar o ambiente sonoro em que vivemos? 2010 Português
Revista: Catálogo da mostra Cinédia 75 anos - Centro Cultural do Banco do Brasil - SP
Título Anoordem crescente Idioma
Somos dois - entre o fato social e a fábula 2006 Português
Revista: Mnemocine
Título Anoordem crescente Idioma
Primeiras tentativas de sonorização no cinema brasileiro (os cinematógrafos falantes ? 1902-1908). (versão integral) 2006 Português
Revista: Cinemais
Título Anoordem crescente Idioma
Música popular no cinema da América Latina 2005 Português
Revista: Gragoatá ? Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras ? Universidade Federal Fluminense.
Título Anoordem crescente Idioma
Se pouco se diz sobre o som, quem fala sobre o silêncio nos filmes? 2004 Português
Revista: Ciberlegenda ? Revista eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
Título Anoordem crescente Idioma
Jongo da Serrinha: sobrevivência do tradicional na sociedade contemporânea 2004 Português
Revista: Ecos Revista
Título Anoordem crescente Idioma
Que papel é delegado ao som, em um meio audiovisual? A imagem preponderante, e a inserção do som no cinema 2003 Português
Revista: Catálogo da mostra Miragens do Sertão - Centro Cultural Banco do Brasil
Título Anoordem crescente Idioma
O catingoso e o perfumado (A proximidade da terra - São Bernardo, O baile perfumado, a Eterna Esperança) 2003 Português
Revista: Contracampo ? Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação.
Título Anoordem crescente Idioma
Ismail Xavier: o cinema os filmes ou doze temas em torno da imagem. Entrevista a Pedro Plaza, Mariana Baltar, Fernando Morais e Lécio Augusto Ramos. 2003 Português