Fernanda Serpa Cardoso

Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas - Faculdades de Barra Mansa (1992) , especialização em Microbiologia (1994), especialização em Mediação Pedagógica em EAD (2010) e mestrado em Ciências (Pós graduação em Ensino em Biociências e Saúde - FIOCRUZ -2007. Atualmente é docente do Departamento de Biologia Celular e Molecular e do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) da Universidade Federal Fluminense professora titular da disciplina Biologia do Colégio Salesiano Santa Rosa. É ainda coordenadora da Curso de Férias para Alunos Superdotados da UFF- DIECI, em parceria com o CMPDI e a Escola de Inclusão. Membro do grupo DIECI - Desenvolvimento e Inovação no Ensino de Ciências, atuando e orientando projetos e trabalhos de conclusão de curso principalmente nos seguintes temas: altas habilidades ou superdotação; interdisciplinaridade; ensino de Ciências/Biologia; Divulgação Científica; ensino de Biologia em Direitos Humanos.

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: REVISTALEPH
Título Anoordem crescente Idioma
LITERATURA DE CORDEL E DIGNIDADE HUMANA: UMA INOVAÇÃO EDUCATIVA NO ATENDIMENTO A ALUNOS COM COMPORTAMENTO SUPERDOTADO 2021 Português
Revista: Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia. Universidad Pedagógica Nacional
Título Anoordem crescente Idioma
IMPRESSÕES SOBRE O CIENTISTA E O SUPERDOTADO POR ESTUDANTES SUPERDOTADOS 2021 Português
Revista: Research, Society and Development
Título Anoordem crescente doi Idioma
Manual de biossegurança em Saúde: Vídeos para comunidade surda brasileira com novos termos em Libras empregados no cotidiano da pandemia do novo coronavírus 2021 10.33448/rsd-v10i8.17320 Português
Revista: Educação em Foco (Juiz de Fora)
Título Anoordem crescente Idioma
FREIRE, RENZULLI E AS OFICINAS INTERATIVAS PARA ALUNOS SUPERDOTADOS 2020 Português
FREIRE, RENZULLI E AS OFICINAS INTERATIVAS PARA ALUNOS SUPERDOTADOS 2020 Português
Revista: REVISTA EDUCAÇÃO, ARTES E INCLUSÃO
Título Anoordem crescente doi Idioma
Contribuição de atividade experimental na mudança conceitual de alunos superdotados 2020 10.5965/1984317816012020127 Português
CONTRIBUIÇÃO DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL NA MUDANÇA CONCEITUAL DE ALUNOS SUPERDOTADOS 2020 Português
Revista: HUMANIDADES & INOVAÇÃO
Título Anoordem crescente Idioma
REFLEXÕES SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS COM JOVENS ATINGIDOS POR BARRAGENS NA EDUCAÇAO DO CAMPO NO RIO DE JANEIRO 2020 Português
REFLEXÕES SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS COM JOVENS ATINGIDOS POR BARRAGENS NA EDUCAÇAO DO CAMPO NO RIO DE JANEIRO 2020 Português
Revista: Creative Education
Título Anoordem crescente doi Idioma
Cardboard Dinosaur: The Use of Simple Three-Dimensionality and Macroscopy Tools as a Low-Cost Strategy for Presentation of Classical Biological Themes 2020 10.4236/ce.2020.113019 Português
Gifted Children and Adolescents: Exploring the Perspective of a Group That Still Needs Educational Attention in Brazil 2014 10.4236/ce.2014.513138 Português
Revista: Journal of Physics. Conference Series (Print)
Título Anoordem crescente doi Idioma
The Physics and the Chemistry of Michael Faraday to form for citizenship 2019 10.1088/1742-6596/1287/1/012064 Inglês
Revista: Revista de Educação, Ciências e Matemática
Título Anoordem crescente Idioma
O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO COMO PROPOSTA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA REVISÃO DAS PUBLICAÇÕES NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA 2019 Português
Revista: REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Título Anoordem crescente Idioma
SUPERDOTAÇÃO E DUPLA EXCEPCIONALIDADE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 2018 Português
Revista: Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBENBio)
Título Anoordem crescente Idioma
Jogo? Aula? ?Jogo-aula?: Uma estratégia para apropriação de conhecimentos a partir da pesquisa em grupo 2018 Português
Revista: Praxis
Título Anoordem crescente Idioma
A complexidade e a interdisciplinaridade : breves reflexões nos contextos histórico e atual do ensino 2017 Português
Revista: Journal of Research in Special Educational Needs
Título Anoordem crescente doi Idioma
CLUBE DE CIÊNCIAS: ATENDIMENTO A ALUNOS COM SUPERDOTAÇÃO 2016 10.1111/1471-3802.12292 Inglês
Revista: Advances in education
Título Anoordem crescente Idioma
Proteins: proposing the construction of a Didactical Multimedia Material to get Teachers and Interdisciplinarity Together 2014 Inglês
Proteins: Proposing the construction of a Didactical Multimedia Material to get Teachers and Interdisciplinarity Together s 2014 Inglês
Revista: REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Título Anoordem crescente Idioma
Interdisciplinaridade: fatos a considerar 2008 Português
Jogos Virtuais no Ensino: usando a dengue como modelo 2008 Português
Revista: Biochemistry and Molecular Biology Education
Título Anoordem crescente doi Idioma
Just Working with the cellular machine: A high scholl game for teaching molecular biology 2008 Outros
Solving an ethical issue involved in experimentation with animals in a brazilian teaching laboratory 2004 10.1002/bmb.2004.494032060404 Inglês
Revista: Atas do ... ENPEC
Título Anoordem crescente Idioma
Interdisciplinaridade:ontem, hoje, e amanhã ? 2005 Português
Revista: Cell Biology Education
Título Anoordem crescente Idioma
The Role of the Undergraduate Student Reserach Assistant for the New Millenium 2004 Inglês
Role of the Undergraduate Student Research Assistant in the New Millennium 2004 Inglês