Fernanda Gonçalves de Oliveira Passos

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (2007), mestrado em Computação pela Universidade Federal Fluminense (2010) e doutorado em Computação também pela Universidade Federal Fluminense (2014). Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Engenharia de Telecomunicações na Universidade Federal Fluminense (UFF). Entre os anos de 2016 e 2017 foi professora adjunta no Departamento de Ciência da Computação na Universidade Federal Fluminense (UFF). No ano de 2015, foi professora do ensino básico, técnico e tecnológico no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) - Campus Petrópolis. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento Paralelo e Distribuído, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas paralelos e distribuídos, aplicações paralelas da e-ciência, sistemas gerenciadores em infraestruturas como grids e nuvem de computadores, computação autônoma e cidades inteligentes. Atuou em diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento multidisciplinares e internacionais ao longo de sua carreira acadêmica. Atualmente participa e coordena projetos envolvendo os temas de processamento paralelo e distribuído, redes de computadores, inteligência artificial e cidades inteligentes.