Fernanda Fochi Nogueira Insfran

Psicóloga (UFRJ), economista (Uerj), mestre e doutora em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFRJ. Atua como docente desde 2007 e lecionou para cursos de graduação e pós graduação no Rio de Janeiro e em Mato Grosso. Teve experiência como supervisora de estágios em psicologia clínica, organizacional, escolar e orientação profissional. Atuou também como psicoterapeuta na Abordagem Centrada na Pessoa, em clínica social e consultório particular. Desde 2013, é Professora Adjunta na Universidade Federal Fluminense, lecionando para os cursos de Licenciatura em Pedagogia, Matemática, Ciências Naturais, Física e Computação e no Programa de Pós Graduação em Ensino (PPGEn). Na UFF foi coordenadora do curso de Pedagogia, do PPGEn e coordenadora de área do PIBID/Capes. Dedica-se a desenvolver atividades de pesquisa e extensão nas áreas de psicologia e educação, sobre os temas fracasso escolar, medicalização, relações na escola, representações sociais, gênero e diversidade. Pós doutora pelo Programa de Pós Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde discutiu maternidades e feminismos interseccionais. Líder do núcleo de estudos interseccionais em psicologia e educação (NEIPE/UFF).

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: REVISTA INCLUSIONES - REVISTA DE HUMANIDADES Y CIENCIAS SOCIALES
Título Anoordem crescente Idioma
Grupos em risco a transfobia e a patologização das identidades trans como categorias de análise político-pedagógica 2021 Português
Revista: REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO)
Título Anoordem crescente Idioma
Reflexões sobre a escola em ciclos no Brasil ? Uma análise crítica 2020 Português
O fracasso escolar e a importância da Orientação Educacional ? um diálogo necessário 2019 Português
A pedagogia engajada e a práxis da transformação do mundo ? um ensaio sobre a educação libertadora 2019 Português
Revista: Eccos Revista Científica (Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Práticas decoloniais em educação a partir de uma educação centrada em estudante 2020 10.5585/eccos.n54.17029 Português
Revista: REVISTA SAÚDE & CIÊNCIA ONLINE
Título Anoordem crescente doi Idioma
MILITARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL: A DERROCADA DA EMPATIA? 2020 10.35572/rsc.v9i1.377 Português
Revista: Diversitates
Título Anoordem crescente Idioma
Maternagem e Covid-19: desigualdade de gênero sendo reafirmada na pandemia 2020 Português
Revista: Movimento - Revista de Educação
Título Anoordem crescente Idioma
FRACASSO ESCOLAR E MEDICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO: a culpabilização individual e o fomento da cultura patologizante 2020 Português
Revista: REVISTA INTERINSTITUCIONAL ARTES DE EDUCAR
Título Anoordem crescente doi Idioma
A PANDEMIA DA COVID-19 COMO VITRINE DA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E DA EDUCAÇÃO: DESAFIOS PARA O ENSINO EM UMA DEMOCRACIA FRAGILIZADA 2020 10.12957/riae.2020.52309 Português
Revista: Práxis Educacional (Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
PROBLEMAS DE ESCOLARIZAC-A-O, MEDICALIZAC-A-O E DOCE-NCIA: OUTROS OLHARES 2019 10.22481/praxisedu.v15i36.5861 Português
Revista: Revista trama (UNIOESTE. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
MULHERES, MÃES E PALAVRAS: DUAS LEOAS RUGEM E IMPRIMEM SUAS LETRAS EMPODERADAS NA ESCRITA LITERÁRIA 2019 Português
Revista: Revista Eletrônica Saberes Múltiplos
Título Anoordem crescente Idioma
FRACASSO ESCOLAR: A NORMALIZAÇÃO DO INDIVÍDUO SOB A LÓGICA MEDICALIZANTE 2018 Português
Revista: REVISTA CIENTÍFICA & TECNOLÓGICA
Título Anoordem crescente Idioma
Existir é dizer-se: relato de uma experiência em educação 2018 Português
Revista: Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Título Anoordem crescente doi Idioma
Representações antecipatórias em situações educacionais adversas: um estudo de um programa de pré-vestibular comunitário 2011 10.1590/S0104-40362011000300007 Português
Revista: Revista do NUFEN
Título Anoordem crescente Idioma
Grupos de reflexão na escola: contribuições da abordagem centrada na pessoa para psicologia escolar 2011 Português
Revista: Revista de Educação Publica (UFMT)
Título Anoordem crescente Idioma
Cidadania na universidade ? o debate através de representações sociais, segundo local de moradia e preferência política 2011 Português
Revista: Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Avaliação de escolas públicas através de desenhos: um estudo comparativo de três escolas da cidade do Rio de Janeiro 2010 10.1590/S0104-40362010000200008 Inglês
Revista: Revista Psicologia e Sociedade
Título Anoordem crescente Idioma
Ideais e identificações em adolescentes de Bom Retiro 2005 Português