Fabiano dos Santos Souza

FABIANO SOUZA fez em três anos doutorado Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (2016). Mestre em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em março de 2007. Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2001. Em 2009, ingressou na carreira do magistério superior da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é Professor Adjunto III e lotado no Departamento de Educação, Sociedade e Conhecimento (SSE) da Faculdade de Educação (FEUFF). Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino (PPGEn-UFF-INFES). Professor Colaborador do Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Foi coordenador do Subprojeto Interdisciplinar de Matemática e Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) iniciado em setembro de 2020 até Março de 2022. Foi coordenador do Subprojeto de Matemática do Programa Institucional da Residência Pedagógica da UFF (2018 - 2020) e do PIBID (2012 -2013). Foi integrante da equipe de professores da Especialização em Ensino de Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da UFF (IME) de 2012 a 2018. Foi Coordenador Adjunto na IES (UFF) do Curso de Especialização em Gestão Escolar (UFF/SEB/MEC/Ead - 2015-2017) - Escola de Gestores. Atua nas áreas de Educação Matemática, Educação Estatística e Financeira, Formação de Professores e Políticas Educacionais. É líder do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem em Matemática e Estatística. Atual colaborador do Grupo de Pesquisa em Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática - PEAMAT da PUC-SP. Atua como pesquisador do Grupo de Trabalho (GT12) - Educação Estatística da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Educação Matemática Pesquisa
Título Anoordem crescente doi Idioma
investigação sobre as concepções de letramento financeiro de professores de Matemática em três cidades com o suporte do CHIC 2021 10.23925/1983-3156.2021v23i2p016-046 Português
A Validação de vídeos para Educação Estatística com o suporte do CHICVideos validation for Statistical Education with CHIC support 2021 10.23925/1983-3156.2020v22i3p538-571 Português
Um Estudo com Bolsistas do PIBID Sobre Concepções de Formação DocenteA Study with Scholars of PIBID on Conceptions of Teacher Training 2019 10.23925/1983-3156.2019v21i1p496-520 Português
O Exame Nacional do Ensino Médio e a Construção do Letramento e Pensamento Estatístico 2016 Português
Revista: Perspectivas da Educação Matemática
Título Anoordem crescente doi Idioma
Aspectos, Conceitos e Concepções da Formação Docente no Âmbito do PIBID de Matemática da Universidade Federal Fluminense: o Olhar dos Coordenadores de Área 2021 10.46312/pem.v14i34.11195 Português
A Importância das Atividades para o Ensino de Estatística na Educação Básica com Uso do Software R e Seu Pacote de Dados Rcmdr no III Sipemat 2014 Português
Formação de Professores de Matemática e Prática de Ensino no INFES - UFF 2012 Português
Revista: REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO)
Título Anoordem crescente Idioma
Práticas educacionais na formação inicial do pedagogo baseadas na arte de dobrar papel 2021 Português
Breve histórico acerca da criação das Universidades no Brasil 2019 Português
Aspectos históricos da educação e do ensino de Ciências no Brasil: do século XVI ao XX 2018 Português
Desafios da Prática Docente 2017 Português
Revista: Zetetike (UNICAMP)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Pesquisa sobre variabilidade na Educação Estatística: uma revisão sistemática da literatura 2020 10.20396/zet.v28i0.8656884 Português
Revista: Revista de Educação, Ciência e Cultura
Título Anoordem crescente doi Idioma
Impactos positivos e negativos do Subprojeto PIBID Ciências Naturais na formação docente 2020 10.18316/recc.v25i2.5666 Português
Revista: Research, Society and Development
Título Anoordem crescente doi Idioma
Análise dos impactos da implementação do Subprojeto PIBID Ciências Naturais (UFF) sobre a escola parceira, com o suporte do software CHIC 2020 10.33448/rsd-v9i1.1623 Português
Revista: Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática
Título Anoordem crescente doi Idioma
As contribuições do PIBID na construção da identidade profissional do educador matemático da UFF, UFTM e UFJF 2019 10.17921/2176-5634.2019v12n1p119-132 Português
Revista: REVISTA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Título Anoordem crescente Idioma
Ensino de probabilidade e estatística por meio da análise exploratória de dados e resolução de problemas 2019 Português
Revista: Boletim LABEM
Título Anoordem crescente Idioma
Matemática Cruzada: proporcionando saberes por meio do jogo e da resolução de problemas 2016 Português
Desenvolvimento do letramento estatístico e a leitura e análise de gráficos: uma análise didática sobre a contribuição de ambientes computacionais como R e Geogebra 2014 Português
Sobre Coices, Futebol e Matemática 2013 Português
Revista: Educação Matemática em Revista (São Paulo)
Título Anoordem crescente Idioma
As Contribuições das Ações Pedagógicas do PIBID de Matemática na Educação Básica 2015 Português
O Software GeoGebra e a Construção do Conceito das Relações Seno, Cosseno e Tangente 2013 Português
Revista: Ensino da Matemática em Debate
Título Anoordem crescente Idioma
AS CONCEPÇÕES DA IMPLEMENTAÇÃO DOS ROTEIROS DE AÇÃO DE MATEMÁTICA PELO PIBID 2015 Português
Revista: Revista de Educação, Ciências e Matemática
Título Anoordem crescente Idioma
CONSTRUINDO O CONCEITO DE SIMETRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 2014 Português
Revista: Actas del VII CIBEM
Título Anoordem crescente Idioma
BLUE & RED: UM JOGO DE ESTRATÉGIA E ESTATÍSTICA 2013 Português
APRENDIZAGEM DA ESTATÍSTICA E O USO DE AMBIENTES COMPUTACIONAIS: UMA ANÁLISE DIDÁTICA DE PROGRAMAS PARA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS 2013 Português