Fabia Monica Souza dos Santos

Prof. Associada da Universidade Federal Fluminense (Regime Dedicação Exclusiva; Lotação: Departamento de Psicologia, Campus Universitário de Rio das Ostras). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1999), mestrado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009).

Atua na docência do ensino superior desde 2002, possuindo ainda experiência em atividades administrativas e de gestão (coordenação de curso, coordenação de laboratório, coordenação de monitoria, comissão de progressão funcional, colegiado de curso, Núcleo Docente Estruturante, colegiado de unidade). Coordenou o curso de Psicologia no Campus Universitário de Rio das Ostras da UFF no período de janeiro de 2019 a dezembro de 2021.

Coordenadora do projeto de extensão "Coletivo TRAMPO, Vivências Acadêmicas e Processos de Afiliação na UFF de Rio das Ostras:
afetos, lutas e resistências em um campus de interior", desenvolvido desde 2014. Coordenadora do projeto de pesquisa "A universidade como cenário: vivências acadêmicas e acolhimento estudantil em um campus de interior", desenvolvido desde 2017. Pesquisa cadastrada na Plataforma Brasil e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFF. Supervisora do projeto de estágio supervisionado "Saúde Mental no Contexto Universitário", desenvolvido desde 2021, e do projeto de estágio supervisionado "Saberes e Práticas da psicologia no contexto hospitalar", desde 2022.

Atuou como psicóloga concursada da Secretaria do Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (equipe de Saúde Mental em Hospital Geral) no período de 2001 a 2009, com exoneração a pedido da servidora, para dedicação exclusiva a atividades docentes.

Tem experiência na área do trabalho e organizacional, de saúde coletiva e educação, com ênfase em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Processos de Gestão; Psicologia Organizacional e do Trabalho; Desenvolvimento Interpessoal e de Equipes; Vivências Acadêmicas e Acolhimento Estudantil; Saúde do Trabalhador; PPA (Programas de Preparação para a Aposentadoria); Qualificação em Serviço de Educadores da Rede Pública; Investigação Apreciativa; Psicologia Fenomenológico-Existencial; Psicologia Hospitalar; História da Psicologia da Saúde; Gênero e Diversidade Sexual e Pesquisa em Psicologia.

Atuou como voluntária na equipe técnica do NAP/GTN (Núcleo de Apoio Psicológico do Grupo Transdiversidade Niterói) de março de 2016 a março de 2018, nas funções de psicóloga clínica, supervisora e como apoio na coordenação do projeto (coordenação técnica: psicóloga Geiza Gomes).