Everardo Paiva de Andrade

Licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense (1980), com Mestrado (2001) e Doutorado (2006) em Educação pela mesma Universidade. Em 2018 realizou estudos de pós-doutoramento sobre o tema de narrativas (auto)biográficas e histórias de vida de professores em duas instituições: os programas de pós graduação em História da UFF e em Educação da FFP/UERJ. É Professor Associado da Faculdade de Educação, do PPGE/UFF e do PROFHISTÓRIA. Participa dos seguintes grupos de pesquisa:: CDC (Currículo, Docência & Cultura, interinstitucional sediado na FEUFF, do qual é vice-líder no CNPq), LEH (Laboratório de Ensino de História, da FEUFF), LABHOI (Laboratório de História Oral e Imagem, do Instituto de História, sobretudo através do projeto Trajetórias Docentes) e Polifonia (UERJ, onde realizou o pós-doutoramento).. Atualmente, está envolvido com três projetos de pesquisa: ?A docência como saber iminente: narrativas da profissão na formação (inicial, continuada) de professores? (iniciado no pós-doutorado, em 2018), ?Tornando-se professor: política, cultura e cotidiano na formação docente? (Projeto articulador do trabalho no PPGE e no PROFHISTÓRIA) e ?Trajetórias docentes?. Foi professor nas redes pública e privada de Educação Básica, com experiência na implantação e direção de CIEP, no II Programa Especial de Educação (1992/1995). Desenvolve pesquisas nas temáticas de Ensino de História, formação e profissão docente, narrativas biográficas e histórias de vida. E-mail: everardo_andrade@uol.com.br. ORCID: 0000-0003-0157-5650.

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Revista Ensino de Geografia (Recife)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Na escola, nem todos os gatos são pardos: armando uma perspectiva para ver as artes de ensinar geografias 2021 10.51359/2594-9616.2021.249247 Português
Revista: Estudos Ibero-Americanos
Título Anoordem crescente doi Idioma
História pública e ensino de história convergências entre a escrita da história e o ensino em contexto 2021 10.15448 / 1980-864X.2021.2.40294 Português
Revista: Brazilian Journal of Development
Título Anoordem crescente doi Idioma
Cidadelas invisíveis na formação docente (A licenciatura nas faculdades de filosofia na segunda metade do século XX) 2021 10.34117/bjdv7n10-27 Português
Revista: Revista Científica Multidisciplinar
Título Anoordem crescente Idioma
Docência e formação de professores em tempos sombrios (entrevista) 2020 Português
Revista: REVISTALEPH
Título Anoordem crescente Idioma
Caminhos e diálogos entre a teoria e a prática na formação docente nas licenciaturas 2019 Português
Revista: REVISTA HISTÓRIA HOJE
Título Anoordem crescente doi Idioma
Artes de ensinar, ofício de viver: das narrativas (auto)biográficas a uma história pública dos professores 2019 10.20949/rhhj.v8i15.521 Português
Revista: Educação em Foco (Juiz de Fora)
Título Anoordem crescente Idioma
Políticas Curriculares e subalternização do trabalho docente 2016 Português
Revista: REVISTA INTERINSTITUCIONAL ARTES DE EDUCAR
Título Anoordem crescente Idioma
Memórias sentimentais (e críticas) de um programa de iniciação à docência: o ponto de vista do PIBID História UFF 2014 2016 Português
Revista: Revista Educação em Foco
Título Anoordem crescente Idioma
Políticas Curriculares e subalternização do trabalho docente 2016 Português
Revista: Teias (Rio de Janeiro. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
INVESTIGANDO DIMENSÕES FORMATIVAS NA PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2014 Português
Revista: Educação (Rio Claro. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Vivências profissionais e construção da disciplina escolar Biologia na formação inicial de professores 2013 Português
Revista: Pró-Posições (UNICAMP. Impresso)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Saberes docentes em formação: a pesquisa e a prática de ensino nas licenciaturas em Ciências Biológicas e História 2013 10.1590/s0103-73072013000100008 Inglês
Revista: Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN
Título Anoordem crescente Idioma
Do ponto que vê aos passos de quem caminha: perspectivas teórico-práticas em uma experiência com a educação das relações étnico-raciais entre licenciandos de História. 2012 Português
Revista: CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPel (ONLINE)
Título Anoordem crescente Idioma
Uma outra escola do outro lado da janela (A vivência escolar na formação inicial do professores de Biologia) 2010 Português
Revista: Revista Academia Campista de Letras
Título Anoordem crescente Idioma
Cinco teses sobre a formação disciplinar do professor 2009 Português
O canto do cisne das comunitárias (Formação de professores em nível superior em Campos e no Brasil) 2008 Português
Revista: Revista da Academia Campista de Letras
Título Anoordem crescente Idioma
Berçário de vilas no Sertão da Pedra Lisa: Campos dos Goytacazes e a formação histórica do extremo noroeste fluminense 2008 Português
A formação docente em grande angular 2007 Português
Professores de História e sua Formação 2005 Português
A família que me dei: Olhares internos na percepção da FAFIC 2004 Português
Revista: História & Ensino (Campos dos Goytacazes)
Título Anoordem crescente Idioma
Cultura escolar, transposição didática e História Ensinada (Em busca de um paradigma alternativo para a formação de professores) 2005 Português
A Estrutura Curricular do Curso de História (O Núcleo Profissional) 2005 Português
Revista: Ensino em Revista
Título Anoordem crescente Idioma
A dimensão prática na formação inicial docente em Ciências Biológicas e em Hitória: modelos formativos em disputa 2004 Português
Revista: VÉRTICES (CAMPOS DOS GOITACAZES)
Título Anoordem crescente Idioma
Unilateralidade e conexão - docência e disciplina na formação do professor (o caso de História) 2002 Português
Revista: Revista Arrabaldes
Título Anoordem crescente Idioma
Renda fundiária e campesinato na expansão do capitalismo na agricultura 1989 Português