Emmanoel Martins Ferreira

Emmanoel Ferreira é Bacharel em Desenho Industrial/Programação Visual pela Escola de Belas-Artes da UFRJ; Mestre e Doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ, com estágio Pós-Doutoral realizado no Poscom/UFBA. Professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenador do GP Games da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação ? INTERCOM, no período 2020-2021. Coordenador do medialudens: grupo de pesquisa em mídias digitais, experiência e ludicidade (DGP/CNPq) e do projeto GameClube UFF. Interesses de pesquisa: mídias digitais, comunicação e experiência estética, arqueologia das mídias, game studies.

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Eco (UFRJ)
Título Anoordem decrescente Idioma
As narrativas interativas nos games: o cinema revisitado 2006 Português
Revista: Prisma.com
Título Anoordem decrescente Idioma
Realismo estético e videogames: relações entre representação e experiência na atividade videolúdica 2009 Português
Revista: Ciberlegenda (UFF. Online)
Título Anoordem decrescente Idioma
Paradigmas do jogar: Interação, corpo e imersão nos videogames 2010 Português
Pesquisa sobre a influência do som nos jogos eletrônicos 2011 Português
Modders e Fan-game-makers: O processo histórico de resistência na participação dos fãs de videogames no Brasil 2013 Português
Revista: REVISTA CONTEMPORÂNEA (UERJ. ONLINE)
Título Anoordem decrescente Idioma
Imagem digital e cinema de animação: uma abordagem crítico-comparativa do uso do 3D no cinema de animação contemporâneo 2010 Português
Revista: Revista de Estudos da Comunicação (Impresso)
Título Anoordem decrescente doi Idioma
Um jogo de regras sociais 2013 10.7213/comunicacao.14.034.AO03 Inglês
Revista: G A M E ? Games as Arts, Media, Entertainment
Título Anoordem decrescente Idioma
Tribute and Resistance: Participation and affective engagement in Brazilian fangame makers and modders? subcultures 2014 Inglês
Revista: Interin (UTP)
Título Anoordem decrescente Idioma
Imersão e interatividade: das instalações do Sacro Monte aos videogames contemporâneos 2015 Português
Revista: Líbero (FACASPER)
Título Anoordem decrescente Idioma
Jogos persuasivos: por uma investigação das potências de afecção nos indie games 2015 Português
Revista: Lumina (UFJF. Online)
Título Anoordem decrescente Idioma
Videogames, paratextos e narrativas (trans)midiáticas 2016 Português
Revista: Comunicacao, Midia e Consumo (Online)
Título Anoordem decrescente doi Idioma
Atravessando as bordas do círculo mágico: imersão, atenção e videogames 2016 10.18568/1983-7070.133673-93 Português
Revista: ESFERAS
Título Anoordem decrescente Idioma
Cotidiano e Instagram: efemeridade e narrativas de si no recurso Stories 2017 Português
Revista: SESSÕES DO IMAGINÁRIO (ONLINE)
Título Anoordem decrescente doi Idioma
A guerra dos clones: transgressão e criatividade na aurora dos videogames no Brasil 2017 10.15448/1980-3710.2017.2.29806 Português
Revista: Rizoma
Título Anoordem decrescente doi Idioma
Futuros presentes: a ficção distópica como reflexo do cotidiano 2018 10.17058/rzm.v6i1.9791 Português
Revista: LUMINA (JUIZ DE FORA)
Título Anoordem decrescente Idioma
Vejo com os ouvidos: os audiogames como vetores de (novas) experiências interativas 2019 Português
Revista: Journal of Digital Media & Interaction
Título Anoordem decrescente Idioma
Playing (with) the Music: Jogo e Apropriação na Cena Musical Chiptune 2019 Português
Revista: REVISTA FRONTEIRAS (ONLINE)
Título Anoordem decrescente Idioma
?E.T. Phone Home?, ou: do aterro para o museu: interseções entre arqueologia e arqueologia das mídias 2020 Português
Revista: REVISTA FAMECOS (ONLINE)
Título Anoordem decrescente doi Idioma
O jogo não acabou: relações entre apropriação lúdica e produção de sentido nos videogames 2020 10.15448/1980-3729.2020.1.33957 Português
Revista: Revista do Centro de Pesquisa e Formação
Título Anoordem decrescente Idioma
Clonagem e pirataria nos primórdios dos videogames no Brasil 2020 Português
Revista: Revista Eco-Pós (Online)
Título Anoordem decrescente doi Idioma
Glitch de Superfície 2021 10.29146/ecopos.v24i3.27765 Português