Elisabete Goncalves de Souza

Graduada em Biblioteconomia e Documentação (1987) e em História (1992) pela Universidade Federal Fluminense; mestrado em Educação (1997) pela Universidade Federal Fluminense e doutorado (2012) em História e Filosofia da Educação Brasileira pela Universidade Estadual de Campinas. No campo da Documentação, atuou como bolsista de aperfeiçoamento do Centro de informações Nucleares (1987-1989); bibliotecária do SESC (1989-2004), sendo responsável pela organização do acervo bibliográfico e pelas atividades de leitura da unidade da Tijuca, onde coordenou o projeto Palavra em Cena; bibliotecária da Universidade Federal Fluminense(1993-2008), trabalhou no Núcleo de Documentação e no Centro e Memória Fluminense, atuou nas áreas de referência, planejamento de exposições e na organização de bases de dados bibliográficas; foi professora dos cursos de Pedagogia e Letras da Universidade Estácio de Sá e do Curso de Pedagogia do Instituto Educação do Rio de Janeiro. Desde 2009 é professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense, cursos de Arquivologia e Biblioteconomia, onde ministra disciplinas na área de organização da informação, com ênfase em descrição, análise e estrutura de bases de dados bibliográficas. Em 2013 foi credenciada como professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Coordena projeto pesquisa sobre a função Informacional e pedagógica dos arquivos históricos escolares.Participa dos seguintes grupos de pesquisa: Arquivos e bibliotecas: apropriações teóricas e aplicações metodológicas e Bibliotecas públicas no Brasil: reflexão e práticas, Organização e Representação do Conhecimento em ambientes digitais.

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação
Título Anoordem crescente Idioma
Biblioteca escolar, mediação e letramento informacional 2021 Português
Revista: BIBLOS (RIO GRANDE)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Biblioteca escolar no contexto das reformas liberais do final do século XIX e início do século XX: análises a partir do conceito de regime de informação 2021 Português
Catalogação descritiva e temática de documentos musicais no contexto da biblioteca universitária 2020 10.14295/biblos.v34i2.11839 Português
Revista: Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Descrição de recursos em ambientes digitais: o modelo FRBRoo 2020 10.22478/ufpb.1981-0695.0vn0.52615 Português
Revista: Informação & Informação (Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Políticas públicas e bibliotecas no Brasil: conhecendo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas - SNBP 2020 10.5433/1981-8920.2020v25n4p357 Português
Revista: REVISTA GEOGRAFIA, LITERATURA E ARTE
Título Anoordem crescente Idioma
O grafite e a formação do espaço geográfico urbano: informação, educação e arte 2020 Português
Revista: PontodeAcesso (UFBA)
Título Anoordem crescente Idioma
Livros, leitura e cidadania: cartografia cultural de uma cidade 2020 Português
Revista: PESQUISA BRASILEIRA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA
Título Anoordem crescente Idioma
Esboço histórico da trajetória da biblioteca escolar no Brasil Colônia 2020 Português
Revista: Encontros Bibli (UFSC)
Título Anoordem crescente doi Idioma
A performance na sociedade de História: relações com o documento, com a informação e com a memória 2019 10.5007/1518-2924.2019.e65042 Português
Revista: Em Questão
Título Anoordem crescente doi Idioma
Comunidades de prática: aprendizado e compartilhamento de conhecimento entre trabalhadores nas organizações 2019 10.19132/1808-5245252.348-369 Português
Descrição de recursos em uma estrutura de metadados pautada no modelo FRBR 2016 Português
Revista: CDOC - Revista do Laboratório de Pesquisa CEDOC-ARREMOS
Título Anoordem crescente Idioma
A censura em bibliotecas universitárias brasileiras durante a ditadura civil-militar (1964-1985) 2017 Português
Revista: INFORMAÇÃO & TECNOLOGIA (ITEC)
Título Anoordem crescente Idioma
Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos: um estudo de sua aplicação em repositórios 2016 Português
Revista: Transinformação
Título Anoordem crescente Idioma
Os Functional Requirements for Bibliographic Records no contexto da Web Semântica: as contribuições de Paul Otlet 2016 Português
Sociedade da informação e reestruturação produtiva: crítica à dimensão utilitarista do conhecimento. 2011 Português
Revista: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Inventariar fundos e descrever documentos: preservação da cultura material da escola do trabalho de Niterói, RJ 2016 Português
Revista: GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE
Título Anoordem crescente doi Idioma
EDUCAÇÃO DE CLASSE E DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO BRASIL: A ESCOLA NOVA E O DISCURSO DA PSICOTÉCNICA 2016 10.9771/gmed.v8i2.14866 Português
Revista: Revista Eletrônica Documento/Monumento
Título Anoordem crescente Idioma
Arquivo e memória da escola do trabalho em Niterói (1920-1940) 2015 Português
Revista: Revista EDICIC
Título Anoordem crescente Idioma
Os FRBR e a descrição de metadados em meio digital 2011 Português