Eduardo Heleno de Jesus Santos

Doutor em Ciência Política (2015), Mestre em Ciência Política (2009) e jornalista (2006) formado pela Universidade Federal Fluminense.
Professor Adjunto do Departamento de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense.
Coordenador do Curso de Pós Graduação Lato Sensu (MBA - Especialização) em Estudos Estratégicos e Relações Internacionais.
Vice Coordenador da Graduação em Relações Internacionais.

Professor do Programa de Pós Graduação Strictu Sensu (Doutorado e Mestrado) em Estudos Estratégicos da UFF (PPGEST).

Coordenador de Monitoria do Curso de Relações Internacionais do INEST UFF (2015-2021). Integrante da Comissão de Monitoria UFF(2022)
Coordenador do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento Acadêmico sobre Política Sul-Americana.
Integrante do Conselho Universitário da Universidade Federal Fluminense (2016-2019). Coordenador de Tutoria (2015-2019)
Professor do Minor UFF.
Elabora e orienta pesquisas nos seguintes temas: forças armadas e sociedade, história do jornalismo, ditadura militar, políticas públicas de defesa, relações internacionais e integração sul-americana.

Foi correspondente freelancer do El Mundo (2009-2010), e trabalhou no bureau regional da McClachy Newspapers/Miami Herald no Rio de Janeiro(2005-2007).

Professor visitante da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC).
Secretário Executivo da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED), gestão 2020-2022. Membro da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). Integrante da Rede de Segurança e Defesa da América Latina (Resdal), com sede em Buenos Aires, do Núcleo de Estudos Estratégicos Avançados do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (NEA/INEST-UFF) e do Laboratório de Estudos sobre Política Externa (LEPEB).
 Investigador associado da rede de pesquisadores Direitas, História e Memória. Pesquisador do grupo Democracia , Militares e a Esquerda Militar, da UNESP-Marília.