Eda Maria de Oliveira Henriques

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1975), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2001). Atualmente é professor associado 4 da Universidade Federal Fluminense e professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Concepções de ensino-aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, narrativas, formação, educação e leitura.

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Teias (Rio de Janeiro)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Paulo Freire e a Pesquisa Narrativa (Auto)Biográfica: diálogos entre leitura do mundo, de si e de trajetórias de formação 2021 10.12957/teias.2021.62031 Português
Revista: Olhar de Profesor
Título Anoordem crescente Idioma
As Linguagens Expressivas e a Pesquisa Narrativa (Auto)Biográfica; Contribuições Para a Formação Docente dos Professores e Professoras da Educação Infantil2021 2021 Português
Revista: INTERFACES CIENTÍFICAS - EDUCAÇÃO
Título Anoordem crescente Idioma
A Dimensão Complexa das Políticas Públicas Para a Educação e Para o Trabalho Docente: O Ensino Fundamental de Nove Anos 2020 Português
Revista: REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA
Título Anoordem crescente doi Idioma
Narrativas de licenciandos em física sobre as disciplinas pedagógicas 2019 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p768-785 Português
Revista: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica
Título Anoordem crescente Idioma
Imagens dos Corpos Inscritas nas Narrativas de Alunos do Ensino Médio: As (Inter)Corporeidades e o Currículo 2017 Português
Revista: LINHAS CRÍTICAS (ONLINE)
Título Anoordem crescente Idioma
Cartas ao Mar...de Experiências Que Nos Habitam: Narrativas de Formação Docente 2017 Português
Leitura Como Formação, Formação Como Leitura: Processos Narrativos/Formativos Em Questão 2014 Português
Revista: Educação em Foco (Juiz de Fora)
Título Anoordem crescente Idioma
Narrativas e Trajetórias de Formação: Um Diálogo Entre Literarura e Memórias 2016 Português
Novas Leituras Sobre a Formação do Professor: Um Encontro Entre Texto e Contexto 2012 Português
Revista: Revista de Educação Pública
Título Anoordem crescente Idioma
As Narrativas e as Histórias de Vida na Formação de Professores: Caminhos Teóricos e Metodológicos em Publicações Luso-Brasileiras 2016 Português
Revista: Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil)
Título Anoordem crescente Idioma
Em Busca das Narrativas Perdidas: A Literatura e a Formação Inicial do Professor 2014 Português
Revista: Cadernos CEDES (Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Textos Literários e Formação do Professor: Novas Possibilidades de Narrar 2012 Português
Revista: Leitura. Teoria & Prática
Título Anoordem crescente Idioma
Um Diálogo Entre Ditados Populares, Literatura e Leitura na Formação do Professor 2012 Português
Revista: Linhas Críticas (UnB)
Título Anoordem crescente Idioma
A Articulação Entre Cultura, Patrimônio e Currículo: Concepções e Desafios 2010 Português
Revista: Olhar de Professor (UEPG. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Textos Literários e a Formação do Professor: Novas Possibilidades de leitura 2009 Português
Revista: Contrapontos (UNIVALI)
Título Anoordem crescente Idioma
Psicologia da Educação: Construindo novos sentidospara o processo de formação do professor 2007 Português
Revista: Movimento (Niterói)
Título Anoordem crescente Idioma
A questão institucional e a educação 2004 Português
Revista: Cadernos de Ensaios e Pesquisas (UFF)
Título Anoordem crescente Idioma
O processo de Significação do Professor em um Contexto de Formação Continuada- Uma Questão Complexa 2003 Português
Revista: Cadernos de Monitoria da Faculdade de Educação da Uff
Título Anoordem crescente Idioma
A Monitoria Como Espaço de Possibilidades 2003 Português
Revista: Revista do Departamento de Psicologia (UFF)
Título Anoordem crescente Idioma
A Formação de Professores e a Crise (?) da Modernidade: questões, desafios e interrogações. 2001 Português