Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG-1987); Especialização em Alfabetização pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG); Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2005); Pós-Doutorado no IEL - UNICAMP (2014), com pesquisa sobre educação e cultura indígena. Pós-Doutorado em Linguística na Faculdade de Letras da UFRJ, com pesquisa sobre Ensino de Língua Guarani. Foi professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde lecionou na Graduação, na Pós-Graduação Latu Senso e no Mestrado. Atualmente é professor associado do IEAR - Instituto de Educação de Angra dos Reis - UFF, tendo sido Diretor e Vice-Diretor de 2012 a 2017. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, Alfabetização, Formação de Professores e Educação Escolar Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Escolar Indígena, Educação de Jovens e Adultos, Formação de Professores, Alfabetização. Formação de Educadores Indígenas e Construção de Currículos Diferenciados com Populações Tradicionais (escolas indígenas, caiçaras e quilombolas). Coordenador do Grupo de Pesquisa (CNPQ): "Espaços Educativos e Diversidade Cultural". É presidente do CEEEI-RJ - Conselho estadual de Educação Escolar Indígena do Rio de Janeiro. Atualmente é Coordenador Pedagógico do Curso de Magistério Indígena, através de Acordo de Cooperação Técnica entre UFF e SEEDUC-RJ e do Programa: "Escolas do Território", que atua com formação de professores em Educação Escolar Indígena, Caiçara e Quilombola. Desenvolve trabalhos de assessoria pedagógica, pesquisa e extensão há 26 anos entre os Guarani Mbya da Aldeia Sapukai, em Angra dos Reis no Rio de Janeiro, nas áreas de Educação e Cultura. Contato: donobre@gmail.com