Dinah Tereza Papi de Guimaraens

Professora Associada, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU), Universidade Federal Fluminense (UFF); Professora Visitante, Escola Técnica de Engenharia da Edificação (ETSIE), Universidade de Granada (UGR); Coordenadora CAPES-Cofecub n. 752/12 A Estética Transcultural na Universidade Latino-Americana; Professora Associada; Chefe Departamento de Arquitetura (TAR), Escola Arquitetura e Urbanismo (EAU), Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada Arquitetura e Urbanismo, Universidade Santa Úrsula (USU); extensão universitária Semiótica Visual, professor Umberto Eco (1979). Publicou Continous City: Urban Digital Transcultural Logics (2019) e, com Lauro Cavalcanti, Arquitetura Kitsch Suburbana e Rural (1979, 2006) e Arquitetura de Motéis Cariocas: Espaço e Organização Social (1980, 2007). Organizou livros Estética Transcultural na Universidade Latino-Americana (2016) e Museu de Artes e Origens: Mapa das Culturas Vivas Guaranis (2003). Mestrado Antropologia Social, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), Museu Nacional (UFRJ) e História Antiga e Medieval, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) (UFRJ); doutorado Antropologia Social, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) Museu Nacional (UFRJ); pós-doutorado Antropologia, University of New Mexico, E.U.A.. Membro do ICOM (Conselho Internacional de Museus) (UNESCO) membro IND. BR. n. 11280; ABA (Associação Brasileira de Antropologia); SIEF (International Society for Ethnology and Folklore).Técnica em museus desde 1983 (Museu Folclore Edison Carneiro, FUNARTE-MINC, hoje IPHAN). Arquiteta e antropóloga do Instituto Nacional do Folclore (INF), Museu Edison Carneiro; Instituto Nacional de Fotografia (INFOTO) e Projeto Convergência Cultural da então FUNARTE. Chefe do Centro de Documentação (CEDOC) e da Biblioteca de Artes da FUNARTE e Vice-Diretora do Museu Nacional de Belas Artes, IPHAN- MINC. Certificado em estudos avançados Museum Studies Program, Graduate School of Arts and Science, New York University (Fulbright Advanced Scholar), tendo integrado a equipe do Metropolitan Museum of Art of New York. Pesquisadora avançada do PROARQ (Programa de Pós-Graduação de Estudos em Museus) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) (UFRJ). Professora do Departamento de Sociologia e Política da PUC-Rio e da Faculdade de Comunicação Social da UNESA, do Núcleo de Referência em Conservação e Restauração de Bens Culturais, de Fotografia e conteudista do curso virtual "Estética e Arte Contemporânea" da Universidade Estácio de Sá. Experiência em arquitetura e urbanismo; preservação e conservação de bens culturais nas áreas de cultura material e imaterial, artes visuais e objetos etnográficos; museologia e museografia; produção cultural; semiótica; antropologia cultural e estética; cultura indígena, afro-brasileira e popular, mídia digital e curadoria de artes plásticas.

Revista: IJSRM
Título Anoordem crescente Idioma
Architecture of Emptiness in ?Favelas?: Green Walls and Indigenous Graphism at MACquinho | Morro do Palácio, Brazi 2022 Inglês
Revista: JOURNAL OF BUILDING CONSTRUCTION AND PLANNING RESEARCH