Diego Carlos Pereira

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Campus Rio Claro/SP). Graduado em Licenciatura em Geografia (2014) e Mestre em Educação (2016) pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM - Uberaba/MG). Professor da área de Educação e Geografia do Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, Niterói/RJ, em caráter efetivo. É vice-líder do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão Artesanias Geográficas e Educacionais (AGE/UFF), cadastrado no CNPq e coordenado pela Profa. Dra. Ana Cláudia Giordani. Atua em atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Geografia Escolar, História da Geografia Escolar, Formação de Professores e Currículo.

Plataforma Lattes

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Revista Geopauta
Título Anoordem crescente Idioma
História da Geografia escolar e seus manuais: considerações a partir da Reforma Francisco Campos (1931-32 2021 Português
Revista: Revista Ciência Geográfica
Título Anoordem crescente Idioma
CARTOGRAFIA ESCOLAR EM LIVROS DE DELGADO DE CARVALHO E O DESENVOLVIMENTO DA GEOGRAFIA ESCOLAR MODERNA (1930-1943) 2021 Português
Revista: Currículo sem Fronteiras
Título Anoordem crescente Idioma
HISTÓRIAS E IDENTIDADE DE PROFESSORES BACHARÉIS QUE ATUAM EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: as relações curriculares entre a ?Licenciatura? e o ?Bacharelado? nas trajetórias formativas 2019 Português
Revista: Revista Eletrônica de Educação (São Carlos)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Processo de formação continuada: narrativas de professores bacharéis que atuam em cursos de licenciatura 2018 10.14244/198271992454 Português
Revista: Revista de Educação, Ciência e Cultura
Título Anoordem crescente doi Idioma
Formação de professores/as pesquisadores/as: contribuições e implicações do método cartográfico para as pesquisas em educação 2018 10.18316/recc.v23i2.4370 Português
Revista: Revista Educação em Questão (Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Dualidade e ambivalência da identidade docente de bacharéis que atuam em cursos de licenciaturas 2018 10.21680/1981-1802.2018v56n47ID14003 Português
Revista: GIRAMUNDO - REVISTA DE GEOGRAFIA DO COLÉGIO PEDRO II
Título Anoordem crescente Idioma
DELGADO DE CARVALHO E O MOVIMENTO DE RENOVAÇÃO DA GEOGRAFIA ESCOLAR BRASILEIRA: alguns contrapontos 2018 Português
O CONCEITO DE PAISAGEM NA GEOGRAFIA DE DELGADO DE CARVALHO: ENTREMEIOS DE CONHECIMENTOS ESCOLARES E CIENTÍFICOS 2017 Português
Revista: REVISTA TEMPOS E ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO (ONLINE)
Título Anoordem crescente doi Idioma
REGISTROS NOS CADERNOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE 2018 10.20952/revtee.v11i27.7200 Português
Revista: Revista Profissão Docente (Online)
Título Anoordem crescente Idioma
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: RELATOS DO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE EM UBERABA-MG 2017 Português
Revista: Revista Triângulo
Título Anoordem crescente Idioma
A CARACTERIZAÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES EM UBERABA: ELEMENTOS PARA A PROFISSIONALIDADE E IDENTIDADE DOCENTE 2016 Português
Revista: Revista Tamoios (Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
RESGATE HISTORIOGRÁFICO DA GEOGRAFIA ESCOLAR: OS ESTUDOS SOCIAIS NOS MANUAIS ESCOLARES DE HERMANTINA RICCIOPPO 2015 10.12957/tamoios.2015.16679 Português
Revista: Revista de Ensino de Geografia
Título Anoordem crescente Idioma
Manuais e livros escolares: caminhos para a investigação geográfica e educacional. 2015 Português
Revista: Revista Brasileira de Educação em Geografia
Título Anoordem crescente Idioma
Os manuais escolares de Hermantina Riccioppo: resgates da produção do conhecimento geográfico escolar no Triângulo Mineiro, em meados do século XX 2014 Português
Revista: Revista Geográfica de América Central, Número Especial EGAL, Año 2011
Título Anoordem crescente Idioma
A educação ambiental na busca da sustentabilidade no assentamento paciência em Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. 2011 Português