Dennis da Silva Castanheira

Graduado em Licenciatura em Letras (Português e Literaturas), com dignidade acadêmica Magna Cum Laude, Mestre em Linguística e Doutor em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professor Adjunto de Língua Portuguesa da Universidade Federal Fluminense, onde lidera projetos de pesquisa e extensão e atua na Graduação e na Pós-Graduação Lato Sensu. É pesquisador do Grupo de Pesquisa em Linguística de Texto e do Grupo de Estudos Discurso & Gramática. Lidera a iniciativa didático-científica Educação ao rés do chão, em parceria com Aline Menezes, do Colégio Pedro II. Publica suas investigações em revistas científicas e livros. É membro do corpo editorial e parecerista de periódicos especializados. Atuou no ensino básico nos níveis fundamental e médio. Áreas de atuação: Linguística de Texto; Funcionalismo; Ensino de língua portuguesa.

Plataforma Lattes

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: : Revista de Estudos da Linguagem (Falange Miúda)
Título Anoordem crescente Idioma
ENCAPSULATING ANAPHORS IN WRITTEN INTERVIEWS PUBLISHED ONLINE 2021 Português
Revista: Palimpsesto
Título Anoordem crescente doi Idioma
Análise dos usos de orações iniciadas por [só que] no português brasileiro 2021 Português
-As aventuras de Pinóquio-: por um ensino em perspectiva textual 2018 10.12957/palimpsesto.2018.35293 Português
Revista: Revista da Gama e Souza
Título Anoordem crescente Idioma
MAPEAMENTO INTERTEXTUAL E (RE)CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NA ADAPTAÇÃO PINÓQUIO EM TURMA DA MÔNICA ? GRANDES CLÁSSICOS 2021 Português
Revista: Revista Linguistica Rio
Título Anoordem crescente Idioma
Research and teaching of conjunctions in Brazilian Portuguese 2020 Português
Adverbiais em livros didáticos: critérios e tendências de abordagem 2018 Português
Revista: REVISTA E-SCRITA: REVISTA DO CURSO DE LETRAS DA UNIABEU
Título Anoordem crescente Idioma
ANÁLISE FUNCIONAL-TEXTUAL DA ABORDAGEM SOBRE CONJUNÇÕES EM LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO MÉDIO 2020 Português
Revista: (CON)TEXTOS LINGUÍSTICOS
Título Anoordem crescente Idioma
A descrição linguística de [(X) Correr SN]Foc no PB: uma discussão sobre construções de estrutura argumental à luz da GCBU 2020 Português
Revista: Falange Miúda
Título Anoordem crescente Idioma
Sociofuncionalismo: caminhos na interface variação-discurso 2018 Português
Revista: A Cor das Letras (UEFS)
Título Anoordem crescente Idioma
Ensino de adverbiais modalizadores em perspectiva discursivo-textual 2018 Português
Revista: Revista UNIABEU
Título Anoordem crescente Idioma
A construção [(X)[VAUX VPP SN]]FOC no gênero abstract: choque de construções na interlíngua? 2018 Português
Revista: Tabuleiro de Letras
Título Anoordem crescente doi Idioma
Variação das estratégias de relativização no português brasileiro 2018 10.35499/tl.v12i1.4464 Português
Revista: Revista Odisséia
Título Anoordem crescente doi Idioma
Subjetividade no uso de adverbiais modalizadores em artigos de opinião 2017 10.21680/1983-2435.2017v2n0ID12850 Português
Revista: Percursos Linguísticos (UFES)
Título Anoordem crescente Idioma
Leitura e modalização no ensino: análise de artigo de opinião 2017 Português
Revista: Signotica (UFG)
Título Anoordem crescente doi Idioma
A ordenação de locuções adverbiais de tempo em cartas jesuíticas dos séculos XVI e XVII 2016 10.5216/sig.v28i2.35599 Português
Revista: REVISTA SOLETRAS
Título Anoordem crescente Idioma
Locuções adverbiais de tempo em cartas oficiais do século XIX: motivações para a ordenação 2014 Português