Dayala Paiva de Medeiros Vargens

Possui graduação em Letras - Habilitação em Português / Espanhol pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e doutorado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). É professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, atuando especialmente na Prática de Pesquisa e Ensino em Letras Língua Portuguesa e Língua Espanhola. É professora do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da UFF. Foi leitora crítica, coordenadora adjunta e coordenadora institucional do Programa Nacional do Livro Didático de Língua Estrangeira junto ao Ministério da Educação. Integram seu interesse de pesquisa temas como: educação linguística, material didático, leitura, gêneros discursivos, dialogismo e análise do discurso. Orienta bolsistas de Iniciação à docência do curso de Letras desde 2012 em projetos de ensino de espanhol realizados em escolas da rede pública de Niterói . Coordenadora do Programa de Alfabetização e Leitura da Faculdade de Educação da UFF- PROALE/UFF e Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFF ( 2018 a 2020 e 2020 a 2022).

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: ABEHACHE
Título Anoordem crescente Idioma
Sentidos coloniais-capitalísticos e educação em línguas adicionais para crianças 2021 Português
Revista: LETRÔNICA
Título Anoordem crescente Idioma
Documentos jurídicos, ?cura gay? e legitimação do heterossexismo: uma análise discursiva do PDC 234/2011 2020 Português
Revista: Revista Debates Insubmissos
Título Anoordem crescente Idioma
Programa de Extensão Alfabetização e leitura: INDISSOCIABILIDADE DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE 2019 Português
Revista: ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES
Título Anoordem crescente Idioma
Em tempos de neocolonialismo: Escola sem partido ou Escola partida?. 2018 Português
Revista: EUTOMIA
Título Anoordem crescente Idioma
A Catação de Materiais Recicláveis em Três Cenas: Contribuições dos Estudos Discursivos. 2011 Português
Revista: Revista redELE
Título Anoordem crescente Idioma
Herencia hispânica em La ciudad de Rio de Janeiro: enseñanza-aprendizaje de lengua española y memória. 2010 Português
Revista: Linguagem & Ensino (UCPel. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Pluralidade Cultural nos Parâmetros Curriculares Nacionais: uma diversidade de vozes 2009 Português
Revista: Gragoatá (UFF)
Título Anoordem crescente Idioma
Diálogos em campo: um co-construção de saberes sobre o trabalho 2008 Português
Revista: Letra Magna (Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Complexidade do trabalho do professor: Linguagem, o elemento especificador 2006 Português
Revista: Revista Querubim (Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Verbos em prova de seleção para magistério: um breve estudo discursivo 2006 Português