Daniel Costa de Paiva

Tem interesse na transdisciplinaridade das tecnologias, em especial nas áreas de Jogos, Aspectos Cognitivos, Metodologia de Pesquisa, Inteligência Artificial, Sistemas Multiagentes.

Atua nas frentes de pesquisa de melhoria da qualidade do ensino através do desenvolvimento de tecnologias, formação docente e utilização de recursos didáticos para melhorar o engajamento estudantil. 

Líder do Grupo de Educadores Google (GEG Pádua); Líder do TECGrupo.Com (Grupo de Pesquisa TEC -Tecnologia, Educação e Cognição); Professor do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino da UFF (PPGEn, em Santo Antônio de Pádua, RJ) com orientações de coorientação concluídas, também atua em cursos de Licenciatura no INFES-UFF.

Destaque para a contribuição em 15 capítulos de livro. Prêmios de Melhor Trabalho e Menção Honrosa no NeuroEdu (Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, 2017), também Honra ao Mérito (NeuroEdu, 2019/2021), Top10, TOP4 - Melhores palestras do Congresso Nacional de Tecnologias na Educação (Conatedu, 2015), Comenda Armínio João Von Hohendorff (Capítulo São Leopoldo, 2005), Melhor filme na categoria Técnica da Mostra de vídeos (SIBGRAPI, 2004).

Sua formação inclui Bacharelado em Computação, Mestrado em Computação Aplicada (UNISINOS), Doutorado em Sistemas Eletrônicos (POLI-USP). Pós-Doutor no Cepid-BRAINN da FCM-UNICAMP com projeto sobre Análise de aplicativos de uso geral para fins de desenvolvimento de funções executivas. É especialista em Psicopedagogia Institucional e participou de mais de 170 cursos e eventos das diversas áreas do conhecimento.

Foi bolsista Hewlett Packard no mestrado realizado na UNISINOS, teve bolsa FAPESP no doutorado realizado na POLI-USP.
Foi pesquisador responsável e implantou projeto na Petrobras quando atuava no ADDLabs-UFF.

Organiza diversos eventos e atividades a cada ano. Participa ativamente de projetos de pesquisa e extensão, além de atuar em comunidades de área, tendo sido chair do concurso de teses e dissertações do SBGames-20 e editor convidado da Brazilian Journal of Technology, Communication, and Cognitive Science (ISSN 2357-7126).

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: REVISTA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ENSINO TECNOLÓGICO
Título Anoordem crescente doi Idioma
Percepção acerca da autonomia docente 2022 10.31417/educitec.v8.1824 Português
Habilidades tecnológicas de professores de Química em desenvolvimento profissional: um estudo de caso no âmbito do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI 2019 Português
Revista: REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO)
Título Anoordem crescente Idioma
.Usando os vídeos do YouTube na pandemia: mudanças paradigmáticas no ensino de História 2021 Português
.Estudo de caso com gestores escolares: os desafios da comunicação em grupo por meio de plataformas digitais 2021 Português
Revista: Química Nova (Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
DESAFIOS E PERSPECTIVAS ATUAIS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA: EXPECTATIVAS SOBRE O MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL (PROFQUI) 2020 10.21577/0100-4042.20170495 Português
Revista: Brazilian Journal of Technology, Communication, and Cognitive Science
Título Anoordem crescente Idioma
Uma alternativa didática para discussão de privacidade e comportamento dos usuários em redes sociais: experiência do tecgrupo.com 2019 Português
Evolução Tecnológica e as diferentes gerações 2018 Português
Tecnologias como recursos no ensino de Língua Inglesa: a opinião de alunos sobre o uso do aplicativo Duolingo 2018 Português
Tecnologia dos jogos aplicada ao desenvolvimento cognitivo, linguagem e comunicação no ambiente de ensino 2018 Português
E se eu ?vendesse? conteúdo? Proposta de uso de técnicas de comunicação social para melhorar o engajamento estudantil 2016 Português
Revista: Revista Confluências Culturais
Título Anoordem crescente Idioma
Parceria TEC e agentes públicos: contribuições para a sociedade por meio de eventos educativo culturais 2018 Português
Revista: Revista Científica da FAMINAS
Título Anoordem crescente Idioma
O aplicativo Duolingo como ferramenta complementar para o ensino de língua Inglesa: inovando o trabalho pedagógico com alunos do Ensino Médio 2018 Português
Revista: XXIII SIMPOSIO BRASILEIRO / V CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO/ I COLÓQUIO IBERO-AMERICANO DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Título Anoordem crescente Idioma
Contribuições dos Jogos para Mapeamento de Necessidades Especiais e Melhoria do Rendimento Estudantil (Série Cadernos ANPAE - ISSN 1677-3802 - Versão Full do Artigo publicada em edição especial do periódico) 2017 Português
Aplicativo Educacional para Apoiar a Alfabetização (CADERNOS ANPAE- ISSN 1677-3802, Versão Full do Artigo publicada em edição especial do periódico) 2017 Português
Revista: Inter-ação (UFG. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
(Resenha) Tori, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. 2017 Português
Revista: Espacios (Caracas)
Título Anoordem crescente Idioma
A Lousa Digital Interativa e o Contexto Escolar Brasileiro 2017 Português
Gestão de Tecnologias na Educação: Adaptações, Dinâmicas e Contribuições 2016 Português
Contribuições da Metodologia Educacional Tecnológica para o Ensino Público 2016 Português
Revista: EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO
Título Anoordem crescente Idioma
Utilização de Lixo Eletrônico para a Produção de Jogos e Materiais Didático-Pedagógicos 2016 Português
Revista: Revista Educacional Interdisciplinar
Título Anoordem crescente Idioma
Formação de Futuros Professores: Relato de Experiência 2016 Português
Revista: International Journal of Engineering and Applied Sciences
Título Anoordem crescente Idioma
A Virtual Human Simulator for Social Behavior to Evaluate Information Flow 2016 Inglês
Revista: PontodeAcesso (UFBA)
Título Anoordem crescente doi Idioma
TRÊS ONTOLOGIAS CLÁSSICAS E A WEB SEMÂNTICA 2009 10.9771/1981-6766rpa.v3i3.3621 Português