Dagmar de Mello e Silva

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002), Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009) e Pós-Doutorado em Filosofia da Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Professora Associada da Universidade Federal Fluminense e Professora permanente dos Programas de Pós-Graduação - Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) e Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão - Doutorado (PGCTIn). Atua em pesquisas que relacionam questões éticas e estéticas entre Educação e Imagens em processos de ensino e aprendizagem. Desenvolve atividades de extensão e ensino voltadas a formação continuada de professores tendo como temáticas formativas questões relacionadas a inclusão e diversidade, cultura audiovisual, imagens e mídias. Coordena no Laboratório de audiodescrição de imagens e é uma das coordenadoras da RIA - Rede internacional de ações coletiva, além de ser associada da AIIIIPE - Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica e uma das responsáveis pelo GT de Direitos Humanos.

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: REVISTA INTERINSTITUCIONAL ARTES DE EDUCAR
Título Anoordem crescente doi Idioma
Nadhezda Krupskaia: ação e luta de uma educadora comunista 2021 10.12957/riae.2021.63433 Português
Revista: Revista Letras Raras
Título Anoordem crescente doi Idioma
Literatura infantil e juvenil para a valorização da Cultura Negra 2021 10.35572/rlr.v10i2.2047 Português
Caminhos percorridos pela literatura infantil: uma revisão bibliográfica 2019 10.35572/rlr.v8i4.1381 Português
Revista: Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER
Título Anoordem crescente Idioma
Educação Infantil para Curumins? 2021 Português
Revista: ECCOM - Educação, Cultura e Comunicação
Título Anoordem crescente Idioma
Carta-Imagem do Isolamento ? A experiência do projeto RIA 40tena 2021 Português
Revista: CADERNOS CAJUÍNA
Título Anoordem crescente doi Idioma
A literatura infantil e a leitura do mundo nas pontas dos Dedos 2021 10.52641/cadcaj.v7i1.512 Português
Revista: Diálogos e Diversidade
Título Anoordem crescente Idioma
POR QUE PRECISAMOS FALAR DE INCLUSÃO? 2021 Português
Revista: Rizoma
Título Anoordem crescente doi Idioma
Síndrome de Down: a narrativa midiática em diálogo com o discurso de superação 2020 10.17058/rzm.v8i2.13096 Português
Revista: REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Título Anoordem crescente doi Idioma
As multiplicidades rizomáticas do sujeito-surdo-social-plural no processo de letramento bilíngue 2020 10.5902/1984686X42625 Português
Revista: Política e Gestão Educacional (Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
A universidade pública frente ao contexto contemporâneo: em discussão o currículo e suas possibilidades na formação docente 2019 10.22633/rpge.v23iesp.1.13011 Português
Revista: Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación
Título Anoordem crescente Idioma
UMA ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO FEMININA NA SÉRIE JESSICA JONES 2019 Português
Revista: Resenhas Educativas/ Education Review
Título Anoordem crescente Idioma
Resenha do livro: O que pensa o YouTube em um curso de formação de professores de uma universidade pública na cidade do Rio de Janeiro? 2019 Português
Revista: CHILDHOOD & PHILOSPHY
Título Anoordem crescente Idioma
O menino e o mundo 2019 Português
Escutando Crianças: O que eles nos deram a pensar? 2014 Português
Revista: REVISTALEPH
Título Anoordem crescente Idioma
Professor ou Pedagogo: uma breve reflexão. 2018 Português
Um convite a ?novas estéticas ensinantes e aprendentes? com jovens com síndrome de Down no Museu do Amanhã. 2017 Português
Atividades Culturais do curso de Pedagogia da FEUFF e a Roda de Conversa sobre o filme ?Numa Escola em Havana? 2017 Português
Memória e dor no processo de reinvenção de estudantes e professor 2013 Português
Revista: Revista entreideias: educação, cultura e sociedade
Título Anoordem crescente Idioma
Exercícios do Olhar 2017 Português
Revista: DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Título Anoordem crescente Idioma
Corazon de Leon: uma digressão pelas imagens do cinema para pensarmos um modo de escrever ?outras? histórias com o corpo 2016 Português
Revista: Revista Congreso Universidad
Título Anoordem crescente Idioma
Memórias Caiçaras: Aproximações preliminares. 2015 Português
Revista: LINGUAGENS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Título Anoordem crescente Idioma
Para além da Produção de Sentidos; a Produção da Presença de jovens cotistas criando novas possibilidades de pensar a Educação 2013 Português
Revista: Entrelugares: Revista de Sociopoética e Abordagens Afins
Título Anoordem crescente Idioma
Imagens de jovens anjos contemporâneos: notas para pensar a alteridade jovem 2012 Português
Exercícios do olhar: visões da Ilha Grande através dos afectos e perceptos de seus jovens estudantes 2012 Português
Questões éticas/estéticas de ordem teórico-metodológica na pesquisa em educação 2009 Português
Revista: Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação
Título Anoordem crescente Idioma
Auto formação e Experiência Sensível em Filosofia com Crianças 2012 Português
Revista: Aleph (UFF. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Apontamentos de um Percurso Inicial em Filosofia com crianças. 2011 Português
A Experiência Jovem no contemporâneo: algumas considerações sobre modos existenciais de jovens em tempos fluidos e cambiantes 2011 Português
Produção de Subjetividades nas relações de corporeidade em tempos de ?descuido de si? 2010 Português
Revista: Cadernos de Ensaios e Pesquisas (UFF)
Título Anoordem crescente Idioma
Cultura de Rua ou Movimento Social... Tanto Faz... 2006 Português
Complexidade e Conhecimento: uma breve incursão ao pensamento de Edgar Morin 2001 Português