Claudia Corrêa de Almeida Moraes

Estágio Pós-doutoral em Turismo (Universidade do Aveiro). Professora Adjunta do Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense desde 2010. Doutora em Geografia, no Instituto de Geociências e Geografia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/RC). Mestre em Ciências da Comunicação, na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Licenciada em História no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/Unicamp), Bacharel em Turismo, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas). Professora Adjunta do Departamento de Turismo da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense e do Curso de Licenciatura em Turismo Consórcio CIERJ/UFRRJ. Foi diretora da Divisão de Apoio Acadêmico da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFF, subchefe do Departamento de Turismo, e Coordenadora do Núcleo de Estágio da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense. Ocupou diversos cargos de direção e coordenação de vários cursos graduação e pós-graduação lato senso de Turismo e Hotelaria entre 1992 a 2009. Docente de Cursos de Turismo, Hotelaria e Comunicação Social desde 1984. Foi consultora de Turismo de várias empresas de consultoria como Sebrae/SP, Fly Consult, Industrias Criativas, Ruschmann Consultores e do Núcleo de Projetos e do Observatório de Turismo da Universidade Federal Fluminense. Atualmente, é consultora em turismo no Núcleo de Projetos da mesma universidade. Vice Líder do Grupo de Pesquisa "Turismo, gestão e território" (CNPq/UFF). Avaliadora de revistas científicas. Organizadora de eventos com ênfase em eventos científicos, sociais e culturais. Área de interesse: turismo, planejamento turístico, ordenamento territorial do turismo, epistemologia do turismo, gestão de destinos turísticos, políticas de turismo, cultura e patrimônio cultural, principalmente nos estudos dos atrativos culturais, comunicação interpretativa e educação patrimonial, vulnerabilidade climática, acessibilidade turística, eventos: planejamento, desenvolvimento, gestão e sustentabilidade e turismo militar.
(Texto informado pelo autor)

Revista: GEO UERJ
Rio de Janeiro: Cenário Turístico Carioca em Tempos de Pandemia 2021 Português
Revista: Turismo e Sociedade