Clarissa Bastos Craveiro

É professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) /doutorado sanduíche na Universidade do Porto (FPCEUP) na área de Currículo e Formação de Professores. É mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É especialista em Modalidades de Intervenção nos Processos de Aprendizagem pela Pontifícia Universidade Católica. Realizou estudos de pós doutorado de 2014 a 2016 na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no campo do Currículo e Formação de Professores com a profa. Dra. Alice Casimiro Lopes. Atuou como Visiting Scholar (pós doutorado) em McGill University, Montreal (CA) no período de 2018 a 2020 com Teresa Strong-Wilson (McGill) no campo da formação de professores e autobiografia. Faz parte do Grupo de Pesquisa Currículo: Sujeitos, Conhecimento e Cultura coordenado pela Profa. Dra. Alice Casimiro Lopes e do Grupo de Pesquisa Currículo, Docência e Cultura da UFF/Niterói, coordenado pela profa. Dra. Sandra Lucia Escovedo Selles. Pesquisa sentidos da identidade docente nos documentos curriculares e nas narrativas de professores. É líder do Grupo de Pesquisas Curriculares (GPeC IEAR/UFF) com bolsistas FAPERJ, PIBIC e PROAES/UFF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Prática de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo, Formação de Professores e Gestão Escolar.

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: SÉRIE-ESTUDOS
Título Anoordem crescente Idioma
Autobiografia e Teoria do Discurso: uma possibilidade de desconstruir discursos das políticas curriculares de formação de professores no Brasil 2020 Português
Revista: Transnational Curriculum Inquiry
Título Anoordem crescente Idioma
We are not Alone - the Subject of Teachers and the Auto/biographical in Curriculum Studies 2019 Inglês
Curricular Centralization Policy in Brazil 2019 Inglês
Autobiography and Discourse Theory: Deconstructing Discourses of Curriculum Policies of Teacher Formation in Brazil 2019 Português
Teacher Training Curriculum Policies in Brazil: possibilities of WordSmith Tools 2016 Inglês
Revista: Revista Eletrônica de Educação (São Carlos)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Teorização curricular e formação docente: uma aposta em grupos de pesquisa (Curricular theorization and teaching training: a bet on search groups) 2019 10.14244/198271992864 Português
Revista: Teias (Rio de Janeiro)
Título Anoordem crescente Idioma
Sentidos de Currículo na Escola Municipal Glauber dos Santos Borges: o que dizem os professores 2018 Português
Revista: https://doi.org/10.15366/jospoe2017.6
Título Anoordem crescente Idioma
Sentidos para a formação docente nas políticas curriculares em documentos Íbero-Americanos e brasileiro: aproximações e distanciamentos 2017 Português
Revista: LINHAS CRÍTICAS (ONLINE)
Título Anoordem crescente Idioma
Precisamos de uma Base Nacional Comum Curricular? 2017 Português
Revista: Revista de Educação, Ciências e Matemática
Título Anoordem crescente Idioma
A utilização do WordSmith nas pesquisas de Educação e de Ensino 2016 Português
Revista: Revista e-Curriculum (PUCSP)
Título Anoordem crescente Idioma
Sentidos de docência nos projetos curriculares FHC e Lula 2015 Português
Revista: Aleph (UFF. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Formação de Professores nas Políticas Curriculares e a Identidade Docente 2015 Português
Revista: Educação e Cultura Contemporânea
Título Anoordem crescente Idioma
Sentidos de Identidade Docente nas Políticas de Currículo 2014 Português
Políticas curriculares e formação de professores: uma análise a partir das diretrizes curriculares nacionais 2013 Português