Cláudia da Silva

Professora Adjunta Nível III do curso de Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade Federal Fluminense (UFF - RJ), com início das atividades, em regime de dedicação exclusiva, desde agosto de 2014. Possui graduação em Fonoaudiologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FFC/UNESP-Marília-SP/Brasil (2005). Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ? FFC/UNESP-Marília-SP/Brasil. Pós - doutorado pela Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP-Marília-SP (2018). Especialista em Fonoaudiologia Educacional e em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (SBFa). Fonoaudióloga Pesquisadora com experiência na área de Linguagem Infantil, atuando com temas com ênfase na aquisição de linguagem, aprendizagem, avaliação da leitura e escrita, avaliação de habilidades cognitivo-linguísticas, programas de intervenção, alterações de aprendizagem, identificação e intervenção precoce de escolares de risco para a alfabetização. Além de realizar prática clínica docente em alterações de linguagem oral (aquisição, desenvolvimento e miofuncional), em crianças com desenvolvimento típico e atípico.

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: CONJECTURAS
Título Anoordem crescente doi Idioma
Desempenho em processamento fonológico de escolares na alfabetização 2022 10.53660/CONJ-463-504 Português
Revista: Brazilian Journal of Development
Título Anoordem crescente doi Idioma
Marcadores do desempenho em leitura de escolares do ensino fundamental público e privado 2021 10.34117/bjdv7n2-392 Português
Revista: Latin American Journal of Development
Título Anoordem crescente doi Idioma
Elaboração de estratégias neuropsicomotoras como ferramenta para a estimulação na educação infantil 2021 10.46814/lajdv3n6-010 Português
Revista: REVISTA PSICOPEDAGOGIA
Título Anoordem crescente doi Idioma
Correlação de habilidades cognitivo-linguísticas de escolares submetidos a intervenção fonológica 2021 10.51207/2179-4057.20210026 Português
Revista: REVISTA CEFAC (ONLINE)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Vocabulary performance of students with and without difficulties learning to read and write 2021 10.1590/1982-0216/202123312020 Inglês
Reading fluency performance of elementary-school fifth-grade students 2021 10.1590/1982-0216/20212368621 Inglês
Correlation between receptive vocabulary skill, syntactic awareness, and word writing 2020 10.1590/1982-0216/20202232420 Português
The performance of elementary public and private school students pre and post phonological intervention 2019 10.1590/1982-0216/201921215718 Inglês
Desempenho de escolares com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em tarefas metalinguisticas e de leitura 2013 10.1590/s1516-18462012005000003 Inglês
Revista: Vértices
Título Anoordem crescente doi Idioma
Prática de intervenção fonológica associada à leitura nas dificuldades de aprendizagem 2020 10.19180/1809-2667.v22n22020p355-367 Português
Benefícios de um Programa de Intervenção Fonológica Intensiva: Estudo Preliminar 2019 10.19180/1809-2667.v21n12019p83-96 Português
Revista: REVISTA DISTURBIOS DA COMUNICAÇÃO
Título Anoordem crescente doi Idioma
Indicadores cognitivo-linguístico em escolares com transtorno fonológico de risco para a dislexia 2019 10.23925/2176-2724.2019v31i3p428-436 Inglês
Revista: Revista de Psicologia : Teoria e Prática (Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Performance in receptive vocabulary and reading comprehension tests in elementary education students 2019 10.5935/1980-6906/psicologia.v21n2p277-293 Português
Revista: Journal of Human Growth and Development (Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Comparison of performance in metalinguistic tasks among students with and without risk of dyslexia 2017 10.7322/jhgd.118823 Inglês
Revista: Revista CEFAC
Título Anoordem crescente doi Idioma
Eficácia de um programa de intervenção fonológica em escolares de risco para a dislexia 2015 10.1590/1982-021620151760215 Português
Revista: Psicopedagogia. Associação Brasileira de Psicopedagogia
Título Anoordem crescente Idioma
Desempenho de escolares com e sem transtorno de aprendizagem em leitura, escrita, consciência fonológica, velocidade de processamento e memória de trabalho fonológica 2013 Português
Revista: Estudos de Psicologia (Campinas)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Correlação entre habilidades básicas de leitura e compreensão de leitura 2012 10.1590/s0103-166x2012000500016 Inglês
Revista: Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Título Anoordem crescente doi Idioma
Nomeação rápida, leitura e compreensão em escolares com dificuldades de aprendizagem 2012 10.1590/S2179-64912012000400011 Português
Revista: Psicopedagogia (São Paulo)
Título Anoordem crescente Idioma
Correlação entre habilidades cognitivo-linguísticas em escolares com dificuldades de aprendizagem 2012 Português
Desempenho Cognitivo-Linguistico de Escolares de 1a 4 séries do ensino público municipal 2007 Português
Revista: REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE FONOAUDIOLOGIA (IMPRESSO)
Título Anoordem crescente Idioma
Correlação entre tempo, erro, velocidade e compreensão de leitura em escolares com distúrbio de aprendizagem 2011 Português
Revista: Tecer (Belo Horizonte)
Título Anoordem crescente Idioma
Comparação de escolares com e sem distúrbio de aprendizagem no Teste de Desempenho Cognitivo-Linguistico 2011 Português
Revista: Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano (Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Desempenho cognitivo-linguístico e em leitura de escolares com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade 2011 Português
Revista: PSICOLOGIA EM ESTUDO (IMPRESSO)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Desempenho cognitivo-linguístico de escolares com distúrbio de aprendizagem 2011 10.1590/s1413-73722011000100015 Inglês
Revista: Pró-Fono (Impresso)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Eficácia do programa de remediação fonológica e leitura no distúrbio de aprendizagem 2010 10.1590/s0104-56872010000200011 Inglês